NERD NÃO VOTA EM FASCISTA!

O Brasil está em um período de extrema importância para a democracia do país: as eleições. Mas infelizmente, esse não é um período de eleição comum. Esse ano o povo brasileiro enfrenta um governo que nos últimos 4 anos tem usado de discursos fascistas e antidemocráticos, ameaçando até o poder judiciário.

Como vivemos batendo na tecla "a cultura nerd reflete o mundo que vivemos", não podíamos deixar um momento tão importante desse de fora, principalmente quando temos fãs dessa cultura declarando apoio a um candidato que vai totalmente contra a mensagem daquilo que tanto consomem.

Por exemplo, Star Wars, o incontestável maior sucesso do mundo nerd, apesar de ser uma opera espacial inspirada em samurais também é uma gigantesca alegoria política.

No segundo episódio da série documental James Cameron's Story of Science Fiction, George Lucas revela que escreveu Star Wars se inspirando em Guerras Revolucionárias da vida real contra impérios grandes e poderosos.

"Estávamos lutando contra o maior Império no mundo, e éramos só um bando de 'sementes de feno em chapéus de pele de guaxinim' que não sabiam de nada" George disse à James Cameron, fazendo referência à Revolução Americana contra o IMPÉRIO Inglês.

George Lucas e James Cameron em 'Story of Science Fiction'

Uma Nova Esperança estreou nos cinemas apenas 2 anos depois do fim da Guerra do Vietnã, e George Lucas também faz alusão a ela dizendo que durante esse período, a América tinha se tornado "o Império".

Devo lhes lembrar que em Star Wars, o Império é um governo ditatorial que domina toda a galáxia, instituido após um golpe orquestrado pelo Imperador Palpatine. O governo do Império sempre compartilhou ideais fascistas, também fazendo referência à diversos regimes antidemocráticos da vida real.

Em O Despertar da Força, antes do uso da Base Starkiller para destruir diversos planetas (e consequentemente bilhões de vidas) ao mesmo tempo, o General Hux faz um discurso nos mesmos moldes dos discursos de Adolf Hitler com direito até a saudação com os braços no fim (Inclusive, existem alguns vídeos no Youtube que trocam o áudio da cena pelo verdadeiro discurso de Hitler que se encaixam perfeitamente.):

Discurso do General Hux

Andor, a série mais recente da franquia, tem acompanhado mais de perto a vida dos cidadãos durante o regime do Império, mostrando exatamente o que os leva a se rebelar.

Durante o episódio 5, o personagem Karis Nemik explica a teoria que desenvolveu sobre as ações do Império no manifesto que está escrevendo, e – não coincidentemente – descreve um governo fascista e colonialista:


Na manhã seguinte do episódio ter ido ao ar, o twitter estava repleto de fãs da série comentando sobre como o discurso do personagem reflete a realidade do país que vivem, dentre eles o Brasil:

Em especial o trecho "é mais fácil se esconder atrás de 40 atrocidades do que um único incidente", que a gente pode facilmente comparar com a quantidade absurda de escândalos envolvendo o atual Presidente da República durante os 4 anos de seu governo.

Negligência no meio de uma pandemia mundial, causando 687 mil mortes no país, além de pelo menos 30 declarações de descaso e descrença na vacina mesmo com o número de mortos crescente; Alegar que "não existe fome pra valer no Brasil"; recentemente, só no dia 5 de outubro, desviou R$ 10,5 bilhões de verbas que seriam destinadas à saúde, ciência e educação para agregar metade do valor ao “orçamento secreto”. Realmente, é impossível acompanhar tanta atrocidade de um só governo.

Em Star Wars o governo Palpatine se assemelha ao governo Bolsonaro não só na ameaça ao povo mas também em seus discursos. Quando candidato a Chanceler durante A Ameaça Fantasma, o até então Senador Sheev Palpatine declara que “Se eu for eleito, prometo acabar com a corrupção” o mesmíssimo discurso usado pelo nosso capitão em 2018 durante sua campanha eleitoral. Ambos diziam em lutar pela democracia mas se mostraram grandes inimigos dela com o tempo, Bolsonaro inclusive prometeu acabar com a reeleição, mas dois anos depois criou uma comissão para discutir o voto impresso para que "se o povo quiser estamos aí para continuar mais quatro anos”. Mas o orçamento secreto está aí a todo vapor, sendo uma clara ferramenta de desvio de dinheiro público e compra de votos. Uma corrupção inconstitucionalizada. Realmente, completamente contra a corrupção e pela democracia.

Toda a trama principal de Star Wars gira em torno do POVO (sendo esse a Rebelião) lutando contra o governo que os oprime.

George termina sua participação no documentário de James Cameron dizendo que "a ironia é que, em ambos os casos (a Revolução Americana e a Guerra do Vietnã), o gigantesco Império – os Ingleses e os Americanos – perdeu. E esse era o ponto [de Star Wars].

"Eu acho que ficção científica é muito bom pra abordar esse tipo de tema." completa Cameron.

E realmente, mesmo sendo ficção, Star Wars reflete exatamente a posição que devemos tomar durante esse momento importante do nosso país, e uma das formas de lutar e ser Rebelião como Cassian Andor e Luke Skywalker é votando contra o fascismo nas urnas.

Mark Hamill (o Luke Skywalker) se mostrando contra Bolsonaro em 2018. Atualmente, em 2022, Hamill e outras celebridades engajadas na situação do país reforçam esse posicionamento se unindo à campanha eleitoral contra o governo Bolsonaro.

Que a força esteja com vocês no dia 30 de Outubro. Votem com consciência.

Comentários

Postagens mais visitadas