Trilhando as Trilhas: Prólogo | Uma Jornada Inesperada
Antes de começarmos...
Você deve estar se perguntando o que é isso aqui né? É muito simples, nessa série falaremos sobre música, todo mundo gosta de música... Mas pode não ser bem o tipo de música que você espera, hoje e continuamente durante os episódios o tópico são trilhas sonoras!
Existem dois tipos de trilhas sonoras, e diversos pequenos detalhes:
Score (Trilha Instrumental)
Avatar: Lançamento Oficial (1h e 38min)
Muito das trilhas nunca é oficialmente disponibilizada, por isso algumas pessoas conseguem pegar as sessões de gravação para o filme (Recording Sessions) de algum lugar e disponibilizam, mas a qualidade quase nunca é tão boa quanto a de um lançamento oficial.
Infelizmente nem tudo são flores, a indústria tem o péssimo hábito da composição fantasma (ghost-writing), um compositor fica com o crédito do esforço de um grupo de pessoas, ninguém sabe direito se é uma escolha do próprio compositor ou da indústria, mas existiram e existem compositores que vão 100% contra essa prática. Hans Zimmer ficou conhecido por ter muitos compositores adicionais e até mesmo não creditados (A trilha de O Espetacular Homem Aranha 2 tem mais de 10 pessoas creditadas como Música Adicional).
Kevin Kiner que
compôs 2 faixas do último
episódio recebe o crédito principal.
A Equipe que fez a maior parte do trabalho fica embrulhada e escondida nos créditos, e não recebe nem os créditos nas próprias composições no lançamento do álbum oficial...
Outro mau hábito é o
de temp tracks (uma trilha temporária para a edição enquanto não há um
compositor, ou pelo menos o que deveria ser), onde o diretor ou até o editor
requerem que o compositor componha algo similar ou nota por nota da temp
track. O exemplo mais recente é o voo da Mulher Maravilha em MM1984, a
faixa usada vem do filme Sunshine apesar de ter sido regravada para o
filme.
Mas ei! Apesar da megalomania industrial que é Hollywood contaminando até os músicos, alguns compositores não se deixam levar pelas técnicas maléficas. Shirley Walker (responsável pela identidade musical do antigo DCAU) sempre creditava seus compositores adicionais, mesmo se os mesmos só tivessem escrito 10 segundos de música. Joe Kraemer (Jack Reacher, Missão Impossível: Nação Fantasma [último blockbuster que compôs em 2015]) recentemente falou contra ambas as práticas e como essa atitude o levou para longe dos Blockbusters. John Williams (Superman, Star Wars, Indiana Jones) é um dos compositores confirmados que sempre compõe as próprias músicas.
Shirley Walker foi responsável por lançar as carreiras de Lolita
Ritmanis, Michael McCuistion & Kristopher
Carter, eles tomaram conta de seu legado e continuaram juntos a compor música,
estão no DCAU até hoje.
Esse prólogo
acabou por aqui, próxima vez que nos virmos será sobre Era de Ultron e a dolorosa
produção musical do filme. Até lá!
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