TRILHA SONORA DE NARUTO CLÁSSICO: A GENIALIDADE POR TRÁS DO SUCESSO.





O povo japonês é conhecido mundialmente por sua calma, paciência, costumes e cultura. A visão ocidental estereotipada do japonês deixa passar um quesito importante: o Rock e o Metal. Diversas bandas dos respectivos estilos musicais fizeram shows históricos em terras nipônicas, como, por exemplo, Iron Maiden (Maiden Japan), Metallica (Tokyo 86, Osaka 93, Tokyo 2010), Black Sabbath (1980 e várias outras datas) e particularmente, bandas Brasileiras como Angra e Sepultura, que possuem uma legião de fãs japoneses.

Angra em um show no Japão.

Agora que o gosto do japonês pelo Metal foi explicado, fica fácil entender o processo de criação de uma das melhores trilhas sonoras de anime, a empolgante e muitas vezes, engraçada, trilha sonora de Naruto Clássico. A trilha possui composições para todos os momentos do anime, seja um momento cômico, de luta, de reviravolta, de medo ou até mesmo, trilhas específicas para cada personagem, como por exemplo a divertida “Kakashi´s Theme” e a maravilhosa “Beautiful Green Wild Beast”, música tema de Guy Sensei.

Toshio Masuda, compositor da trilha sonora de Naruto.

Voltando ao foco do texto, a trilha de Naruto, composta por Toshio Masuda faz uso de instrumentos japoneses tradicionais e de um coral masculino imponente mesclado com a guitarra base e solo extremamente marcantes, baixo presente, tendo como base a bateria clássica com outros instrumentos de percussão que simulam músicas de guerra. Essa mistura incrível dá a característica base muito reconhecível de toda a trilha. Como exemplos temos: "The Raising Fightning Spirit", "Strong And Strike", "Turn Over" e "Need To Be Strong". Naruto também é referência em músicas tristes, onde a Flauta e o Koto (peculiar instrumento de cordas característico do Japão) brilham junto ao violão e aos violinos.  Exemplos são: "Sadness And Sorrow", "Loneliness" e "Alone".

Rock Lee Abrindo o 5° portão ao som de "Need  To Be Strong" (Fanart feita por autor desconhecido)

Mas porque o uso do Metal como estilo para a composição dos temas de batalha? Parafraseando Edu Falaschi, vocalista da era Temple of Shadows e Rebirth do Angra em sua participação no Flow Podcast, o Metal tem o poder de empolgar, de te fazer levantar da cadeira e se sentir um herói numa batalha, mas obviamente não é só isso. Com a adaptação de Naruto para o vídeo, novos horizontes foram abertos e novos públicos-alvo foram buscados com o objetivo de transformar Naruto em um anime palatável também pelo ocidente, principalmente Estados Unidos que nessa época passava pela onda do Linkin Park e outras bandas de mesmo estilo. Pode-se dizer que a estratégia foi um sucesso por motivos óbvios, Naruto se tornou o maior anime de sua era, sendo conhecido também pelo público geral que não necessariamente se interessaria por outros animes.

Mas o objetivo do texto não é ficar citando um monte de músicas para dizer que elas são boas, mas sim te motivar a ouvi-las, independentemente de assistir ou não o anime. Obviamente, para quem já assistiu, a trilha carrega uma grande nostalgia e lembranças de momentos marcantes do anime nos quais elas eram pano de fundo, mas posso garantir que a trilha por si só já é suficiente para emocionar o ouvinte com sua complexidade e sentimento. E fica a dica: Há muito mais o que se ganhar ao assistir Naruto além de ótimas músicas, como descrevo na matéria anterior: “Naruto e sua influência na construção de uma geração menos preconceituosa.”

Espero que tenham gostado. Aguardem pela análise da trilha de Naruto Shippuden!

Trilha Sonora Completa


- Pedro Lucas Branco


Comentários

Postagens mais visitadas