Trilhando as Trilhas | Episódio I: A Era de Ultron | 1ª Parte | Brian Tyler
Trilhando as Trilhas
Episódio I:
A Era de Ultron
Ah... Era de
Ultron... O filme que só funciona 10 filmes depois. Foi responsável por
pavimentar muita coisa no MCU, mas musicalmente falando quase acabou com o tema
dos Vingadores.
A situação
musical da Marvel na época era a seguinte: Haviam 2 temas para o Capitão
América, 2 para a Viúva Negra, 4 para o Homem de Ferro, 2 para o Thor, e 1
esquecido para o Hulk (Gavião ficou à mingua), diversos compositores passaram
pela casa, 8 para ser exato, somente 2 ficaram por dois filmes, Alan Silvestri
e Brian Tyler.
Silvestri
foi responsável pelos temas do Capitão América (O Primeiro Vingador e repetido
em Os Vingadores), Viúva Negra, Homem de Ferro (ambos em Os Vingadores) e o,
agora famoso, tema dos Vingadores.
Tyler foi
responsável pelos temas na Fase 2 do Homem de Ferro e do Thor e foi contratado
em Março de 2014 para o 3º filme na Marvel, Era de Ultron. Segundo ele ‘a
trilha irá referenciar as trilhas de Homem de Ferro, Thor e Capitão América
para criar um coesivo universo musical.’
Hum...
Engraçado, e a trilha de Vingadores? Pois bem, aí que fica interessante, Tyler
quis criar um novo tema para o filme. Apesar de não ser ruim, não é o tema dos
Vingadores...
E então o
filme começa, com a intro normal da Marvel da época e já temos o primeiro motif
(Um leitmotif ou leitmotiv é uma "pequena, recorrente frase musical" associada
a uma pessoa, lugar ou ideia.) do filme, os Gêmeos.
E então somos oficialmente apresentados ao novo tema dos Vingadores seguido por
uma breve passagem (e épica) do antigo.
Uma das
habilidades de Brian Tyler é compor cenas de ação não temáticas, porém
propulsivas, nunca deixando a cena parecendo chata, e isso é evidente nessa
trilha.
O que se segue é o motif da Hydra, estranhamente familiar, mas não consigo lembrar de onde (a Hydra teve muitos temas no MCU), se você reconhece me ajude nos comentários. E uma reprise mais completa do motif dos Gêmeos que se estende e se torna um motif para Sokovia também, e assim que a armadura da Legião de Ferro é atingida, ouvimos o tema do Ultron.
E agora
começa uma das melhores qualidades dessa trilha: Continuidade Musical! A
primeira menção do tema do Homem de Ferro (o 3º). E o tema do romance entre o
Hulk e a Viúva Negra.
Somos
introduzidos ao motif da Wanda sempre que ela aparece nessa cena. (pobre Pietro
só tem o motif dos Gêmeos para chamar de seu, mas esse é dividido entre a irmã
e Sokovia) e os créditos iniciais ao som do tema do Ultron gritam que vai dá
ruim.
Os
Vingadores chegam a nova torre e o que acompanha é o novo tema.
Ao falar com
Banner sobre a ideia de Ultron pode-se ouvir variações do tema, e quando eles
começam a cria-lo temos mais uma menção ao tema de Homem de Ferro 3.
Quando
Ultron acorda (na melhor armadura do filme, em minha opinião) temos o tema dele
no meio de notas dissonantes no piano. Seguida de ação não temática e a
apresentação mais completa do tema do Ultron até agora.
Em meio a
discussão sobre as ações de Stark o novo tema de forma sutil aparece (junto com
“that’s the endgame”)
O motif dos
Gêmeos e o tema de Ultron e uma breve aparição do da Wanda:
A luta
começa e um bando de temas como também ação não temática começam a se misturar:
Hulkbuster!
O tema de Homem de Ferro 3 reaparece.
Depois do
fracasso da equipe, todos vão para a casa do Barton, o novo tema aparece de
forma calma de gentil, uma breve passagem do tema de Thor 2 dá o ar da graça
quando a filha de Barton vai até ele, seguido pelo tema de Capitão América o
Primeiro Vingador.
A cena mais
controversa do filme, enquanto Bruce e Natasha conversam no quarto, é
lindamente composta por Brian, ele consegue unir o tema do romance entre eles e
o tema da Viúva Negra.
O enredo
complica, e os temas começam a gladiar entre si:
Quando as
intenções de Ultron são finalmente reveladas, ouvimos pela primeira vez o seu
tema de forma bombástica:
O ponto
forte de Brian é ação e Era de Ultron o deu ótimas oportunidades, a segunda
grande cena de ação, em Seul, nunca perde o passo, e ainda contém diversos temas, um deles sendo o da Viúva Negra:
A cada passo
que Ultron chega de seu objetivo, mais ameaçador o tema fica. Após uma passagem diferente do novo tema, e a luta entre os Vingadores, há uma passagem
do tema de Thor 2 na criação do Visão:
O tema do
Visão é um tanto etéreo, sem melodia certa, o que de certa forma condiz com a
dúvida que os Vingadores sentem sobre o Visão e o que ele é.
O novo tema
dá as caras enquanto o Capitão dá seu discurso, e quando Bruce busca a Natasha
o motif dos dois aparece, seguido do de Ultron:
A cidade
está voando, a luta começa, e Tyler exercita seu dom ao máximo. Até com uma junção
do motif do Hulk de Vingadores com o motif do Bruce e da Natasha. Enquanto Clint
inspira Wanda, seu motif aparece seguido do novo tema e uma menção do antigo. O
tema de Thor e do Capitão fecham a faixa:
Wanda tem
seu tema da forma mais heroica quando decide se tornar uma Vingadora:
O Porta-Aviões
do Coulson surge das nuvens e a composição central da trilha junto com ele. O
novo tema, o do Homem de Ferro... e o da Força? É, ao que parece é proposital.
...Épico...:
O fim está
chegando e acho que não preciso dizer a quantidade de temas nessa faixa:
Hulk vai
para Sakar, Visão e Ultron tem uma última conversa:
A última
rodada do novo tema:
Brian Tyler fez uma ótima Trilha para Era de Ultron, ligando antigos temas e criando um novo. Em nenhum momento a música deixa de ser de excelente qualidade e isso é muito difícil de se conseguir hoje em dia e em 2015.
Mas
Gabriel... metade disso eu não lembro de ouvir no filme! E você tem total razão, no fim o
Joss deu uma de Whedon e chamou Danny Elfman para recompor o filme...
CONTINUA...
Comentários
Postar um comentário