Trilhando as Trilhas | Episódio I: A Era de Ultron | 1ª Parte | Brian Tyler

     

Trilhando as Trilhas
Episódio I:
A Era de Ultron


AVISO: ESSA REVIEW É ENORME. ESSE NÃO É O RUMO QUE ESSA SÉRIE VAI LEVAR, SERÁ ASSIM SOMENTE PARA ESSE FILME EM ESPECIAL, TEM MOTIVO DE SER TÃO GRANDE/CANSATIVA. TAMBÉM É UMA REVIEW EXTREMAMENTE AUDIOVISUAL.

Ah... Era de Ultron... O filme que só funciona 10 filmes depois. Foi responsável por pavimentar muita coisa no MCU, mas musicalmente falando quase acabou com o tema dos Vingadores.

A situação musical da Marvel na época era a seguinte: Haviam 2 temas para o Capitão América, 2 para a Viúva Negra, 4 para o Homem de Ferro, 2 para o Thor, e 1 esquecido para o Hulk (Gavião ficou à mingua), diversos compositores passaram pela casa, 8 para ser exato, somente 2 ficaram por dois filmes, Alan Silvestri e Brian Tyler.

Silvestri foi responsável pelos temas do Capitão América (O Primeiro Vingador e repetido em Os Vingadores), Viúva Negra, Homem de Ferro (ambos em Os Vingadores) e o, agora famoso, tema dos Vingadores.

Tyler foi responsável pelos temas na Fase 2 do Homem de Ferro e do Thor e foi contratado em Março de 2014 para o 3º filme na Marvel, Era de Ultron. Segundo ele ‘a trilha irá referenciar as trilhas de Homem de Ferro, Thor e Capitão América para criar um coesivo universo musical.’

Hum... Engraçado, e a trilha de Vingadores? Pois bem, aí que fica interessante, Tyler quis criar um novo tema para o filme. Apesar de não ser ruim, não é o tema dos Vingadores...


E então o filme começa, com a intro normal da Marvel da época e já temos o primeiro motif (Um leitmotif ou leitmotiv é uma "pequena, recorrente frase musical" associada a uma pessoa, lugar ou ideia.) do filme, os Gêmeos.
E então somos oficialmente apresentados ao novo tema dos Vingadores seguido por uma breve passagem (e épica) do antigo.

Uma das habilidades de Brian Tyler é compor cenas de ação não temáticas, porém propulsivas, nunca deixando a cena parecendo chata, e isso é evidente nessa trilha.

O que se segue é o motif da Hydra, estranhamente familiar, mas não consigo lembrar de onde (a Hydra teve muitos temas no MCU), se você reconhece me ajude nos comentários. E uma reprise mais completa do motif dos Gêmeos que se estende e se torna um motif para Sokovia também, e assim que a armadura da Legião de Ferro é atingida, ouvimos o tema do Ultron.

E agora começa uma das melhores qualidades dessa trilha: Continuidade Musical! A primeira menção do tema do Homem de Ferro (o 3º). E o tema do romance entre o Hulk e a Viúva Negra.

Somos introduzidos ao motif da Wanda sempre que ela aparece nessa cena. (pobre Pietro só tem o motif dos Gêmeos para chamar de seu, mas esse é dividido entre a irmã e Sokovia) e os créditos iniciais ao som do tema do Ultron gritam que vai dá ruim.




Os Vingadores chegam a nova torre e o que acompanha é o novo tema.

Ao falar com Banner sobre a ideia de Ultron pode-se ouvir variações do tema, e quando eles começam a cria-lo temos mais uma menção ao tema de Homem de Ferro 3.


Quando Ultron acorda (na melhor armadura do filme, em minha opinião) temos o tema dele no meio de notas dissonantes no piano. Seguida de ação não temática e a apresentação mais completa do tema do Ultron até agora.

Em meio a discussão sobre as ações de Stark o novo tema de forma sutil aparece (junto com “that’s the endgame”)



O motif dos Gêmeos e o tema de Ultron e uma breve aparição do da Wanda:

A luta começa e um bando de temas como também ação não temática começam a se misturar:

Hulkbuster! O tema de Homem de Ferro 3 reaparece.

Depois do fracasso da equipe, todos vão para a casa do Barton, o novo tema aparece de forma calma de gentil, uma breve passagem do tema de Thor 2 dá o ar da graça quando a filha de Barton vai até ele, seguido pelo tema de Capitão América o Primeiro Vingador.

A cena mais controversa do filme, enquanto Bruce e Natasha conversam no quarto, é lindamente composta por Brian, ele consegue unir o tema do romance entre eles e o tema da Viúva Negra.

O enredo complica, e os temas começam a gladiar entre si:

Quando as intenções de Ultron são finalmente reveladas, ouvimos pela primeira vez o seu tema de forma bombástica:

O ponto forte de Brian é ação e Era de Ultron o deu ótimas oportunidades, a segunda grande cena de ação, em Seul, nunca perde o passo, e ainda contém diversos temas, um deles sendo o da Viúva Negra:


A cada passo que Ultron chega de seu objetivo, mais ameaçador o tema fica. Após uma passagem diferente do novo tema, e a luta entre os Vingadores, há uma passagem do tema de Thor 2 na criação do Visão:

O tema do Visão é um tanto etéreo, sem melodia certa, o que de certa forma condiz com a dúvida que os Vingadores sentem sobre o Visão e o que ele é.

O novo tema dá as caras enquanto o Capitão dá seu discurso, e quando Bruce busca a Natasha o motif dos dois aparece, seguido do de Ultron:


A cidade está voando, a luta começa, e Tyler exercita seu dom ao máximo. Até com uma junção do motif do Hulk de Vingadores com o motif do Bruce e da Natasha. Enquanto Clint inspira Wanda, seu motif aparece seguido do novo tema e uma menção do antigo. O tema de Thor e do Capitão fecham a faixa:


Wanda tem seu tema da forma mais heroica quando decide se tornar uma Vingadora:

O Porta-Aviões do Coulson surge das nuvens e a composição central da trilha junto com ele. O novo tema, o do Homem de Ferro... e o da Força? É, ao que parece é proposital.


...Épico...:

O fim está chegando e acho que não preciso dizer a quantidade de temas nessa faixa:

Hulk vai para Sakar, Visão e Ultron tem uma última conversa:

A última rodada do novo tema:

Brian Tyler fez uma ótima Trilha para Era de Ultron, ligando antigos temas e criando um novo. Em nenhum momento a música deixa de ser de excelente qualidade e isso é muito difícil de se conseguir hoje em dia e em 2015.

Mas Gabriel... metade disso eu não lembro de ouvir no filme! E você tem total razão, no fim o Joss deu uma de Whedon e chamou Danny Elfman para recompor o filme...

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas