R6: PORQUE A COMUNIDADE GAMER É TÃO CHILIQUENTA?

Tom Clancy´s Rainbow Six Siege é um fps competitivo da Ubisoft onde o objetivo é completar uma tarefa específica, seja defender a bomba ou desarmá-la. Cada time é composto por 5 “operadores” das forças policiais mais famosas do mundo, incluindo o BOPE, força de operações especiais da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). Como na maioria dos fps, o Brasil sempre é destaque em campeonatos internacionais, contando com um título mundial, a Pro League de 2018 em Atlantic City conquistada pela Liquid, vencendo contra a PENTA Sports, maior campeã da época. Liquid, Faze Clan, Immortals, e algumas outras organizações “gringas” contam com lines brasileiras, o que demonstra o potencial que o cenário enxerga nos nossos jogadores.

Line da Team Liquid campeã da Pro League de Atlantic City, na época composta por Psk, Bullet, Zig, Nesk e S3xyCake. (Da esquerda para direita)

Agora que já estamos inseridos no contexto, vamos nos aprofundar mais um pouco. Rainbow Six funciona com o sistema de seasons desde seu lançamento em 2015 e a cada season (um período de 3 meses), um novo mapa e novos personagens são adicionados ao jogo. Recentemente esse regime foi alterado: Visando a manutenção do jogo e seu competitivo, novos mapas foram substituidos por "re-trabalhos" dos antigos mapas e apenas 1 personagem novo à cada atualização. Essas mudanças somadas à poucas novidades no quesito armas, desequilíbrio de personagens, mapas ruins, exagero na tecnologia dos equipamentos, bugs, servidores ruins e no pc, hacks, levaram à um grande sentimento de que o jogo estaria próximo do seu fim.

Chegamos ao ponto do texto, o novo personagem anunciado: Flores.

Flores é o novo personagem anunciado pela Ubisoft que deverá ser lançado no mês de março de 2021.
Nascido em Buenos Aires, Flores é um personagem do ataque que possui um drone explosivo, armas interessantes e um visual incrível, mas algo chamou mais atenção que isso tudo: Ele é declaradamente homossexual e tem um marido. Todos os personagens do game tem uma backstory vasta, detalhada e profunda que ajuda a enriquecer o universo do game e dar base às características de cada um. Contudo, alguns jogadores ficaram insatisfeitos com a história pregressa de Flores e se questionaram à respeito da necessidade de explicar a sexualidade de um personagem em um jogo de tiro.



Comentários retirados do grupo oficial de Rainbow Six no Facebook.

Eu poderia passar horas printando comentários piores que esses para provar o meu ponto, mas seria perda de tempo. No meio de muitos desinformados, zoeira e memes (muitos zoando por ele ser argentino), é possivel encontrar diversos comentários de ódio, misturando homofobia e o descontentamento com a situação atual do game, mas o que fica patente ao ler é que existem muitos jogadores e poucos fãs na comunidade. O chilique dos jogadores birrentos fica infundado quando lemos a história de outros personagens, como por exemplo, a história da Zofia, que por ter uma filha, tem a habilidade especial e única de se levantar sozinha ao ser derrubada. Muitos outros personagens possuem cônjuges, irmãos e particularidades, mas o fato de Flores ser homossexual incomodou tanto que a coerência foi deixada de lado, tendo seu lugar tomado pelo preconceito.
  
Flores, novo atacante lançado pela Ubisoft.

É triste notar que a intolerância é uma constante na comunidade gamer, e é mais triste ainda notar que a maioria desses comentários vem de jovens e adolescentes à quem foram confiados o futuro do nosso país. Obviamente, a intolerância e o preconceito falam mais sobre quem os usa para atacar do que sobre suas vítimas. É bom deixar claro também que existem muitos comentários e opiniões positivas nas postagens, mas são normalmente ironizados pela massa de jovens "zoeirinhos". Até quando o ódio fará parte do convívio na comunidade? Se formos entrar em machismo e racismo, seriam necessárias páginas e mais páginas de texto, o que não é o objetivo dessa postagem. Planejo escrever também num futuro próximo um texto sobre racismo e intolerância na Xbox Live, comunidade que faço parte.
Espero ter deixado claro que o meu objetivo não foi responder à pergunta do título, não tenho o embasamento acadêmico necessário (ainda) para sair dando diagnósticos e soluções.


Agradeço por terem lido.


- Pedro Lucas Branco.

Comentários

Postagens mais visitadas