Kriptonita: o grande calcanhar de Aquiles do Homem de Aço

Kriptonita, o minério gerado dos destroços do planeta Natal do Homem de Aço, se tornou algo tão atrelado a mitologia do herói que hoje em dia só de se pensar no nosso escoteiro azul sem que logo se pense em sua icônica fraqueza. Que as vezes é até difícil de se pensar que nem sempre ela esteve presente em suas histórias.
A origem da Kriptonita não vem dos quadrinhos do Superman, mas sim da série de sua série no Rádio, The Adventures of Superman(1940-1951), no episódio em 7 partes The Meteor from kripton(1943), que infelizmente se tornou uma mídia parcialmente perdida.
Nesse episódio nos é apresentado a Kriptonita, uma mineral que enfraquece os poderes do Superman; sua criação nos bastidores da série é atribuída como uma justificativa para dar um folga ao ator de voz do Superman, Bud Collyer, em um episódio que o personagem estaria ausente devido o seu enfraquecimento. Porém o Historiador Michael J. Hayde, alega que o Superman não teria sido exposto a Kriptonita nesse especial.
![]() |
A kriptonita foi fazer sua estréia nas histórias em quadrinhos apenas no ano de 1949, 6 anos após sua introdução na série de rádio e 11 anos da criação do herói, na edição Superman #61, na história "Superman Visita Kripton", onde o nosso Homem do Amanhã é enfraquecido por um vilão que utiliza um fragmento de meteoro contra ele, e para conseguir o derrotar Superman precisa ir atrás de sua própria origem.
A introdução da Kriptonita nos quadrinhos foi graças a editora da DC na época, Dorothy Woolfolk, que considerava a invulnerabilidade do Superman intediante, e que precisavam de algo para contrapor isso.
Porem, a idéia de um mineral de Kripton que enfraquece o Superman já é tocada desde antes da série de Radio, em uma história não publicada do Superman escrita por Jerry Siegel: "The K-Metal from Kripton", que apresentaria um mineral que sugaria os poderes do Superman e concederia habilidades sobre humanas a mortais. Porém na época a história foi rejeitada devido nela o Superman acabar revelando sua identidade a Lois, uma ação que a DC evitava ao máximo de deixar ocorrer em suas histórias.
O mais curioso nessa confusão toda é que a Kriptonita originalmente não era da cor verde, mas sim vermelha, e só foi ganhar sua cor característica em Action Comics #161(1951). E em uma ocasião futura foi criada uma variante da Kriptonita original com efeitos distintos que se tornou quase tão icônica quanto, a Kriptonita Vermelha, com a coloração de sua aparição original.
A Kriptonita, mesmo com uma origem tão turbulenta e arrastada até se consolidar da forma que conhecemos, acabou entrando em definitivo no imaginário popular como um sinônimo de fraquezas e pontos frágeis, e é comum de se ver utilizando a palavra em conversas não relacionadas ao Superman e com um tom técnico.
A Kriptonita é sem dúvidas alguma um dos grandes integrantes do panteão de características dos quadrinhos que tem sua origem atreladas a outras mídias e hoje fazem parte da mitologia de seu núcleo.
Quer dar uma conferida nessas histórias?
Episódio em Áudio Drama com a origem da Kriptonita: https://www.oldtimeradiodownloads.com/adventure/superman-the-adventures-of/the-meteor-from-krypton-ep03of07-1943-06-07
Primeira aparição da Kriptonita em Quadrinho: https://readcomiconline.li/Comic/Superman-1939/Issue-61?id=16302
Kriptonita ganha sua cor verde: https://readcomiconline.li/Comic/Action-Comics-1938/Issue-161?id=25290
- Texto por: Maian "Ham" Costa
Comentários
Postar um comentário