Trilhando as Trilhas | Episódio II: Star Wars: Séries Animadas | Parte 1 | The Bad Batch
Trilhando as Trilhas
Episódio II:
Star Wars: Séries Animadas
BAD BATCH
Bad Batch é a quinta animação de Star Wars, terceira pela
Disney (sem contar a 7ª de Clone Wars), e segue o grupo titular pela galáxia em
missões enquanto são perseguidos pelo recém-formado Império Galáctico. Criado
por Dave Filoni e desenvolvido por Filoni e Jennifer Corbett, com direção
supervisionada por Brad Rau, e um elenco já conhecido pelo público com Dee
Bradley Baker dando voz aos clones nos States e o grande Ricardo Schnetzer
retornando para continuar a jornada que começou em 2002 aqui no Brasil. (Impressão
minha ou não estão traduzindo mais os nomes das séries? Queria muito ouvir a
voz do Malta Junior gritando STAR WARS OS MAL FEITOS ou THE BAD BATCH, mas pelo
menos trouxeram ele de volta pra intro no primeiro episódio)
Kevin Kiner (Titan, Doom Patrol, Clone Wars, Rebels, Narcos: Mexico) não é estranho para o fã das animações de Star Wars, desde 2008 ele trabalha com Filoni com a trilha sonora das séries animadas, com exceção de Resistance. Porém, como podem ver na capa dessa review, tem alguns outros nomes além do de Kevin. Bem isso é parte do problema que mencionei no prólogo, álbuns e os créditos finais dão o destaque pra um só e deixam os outros que fazem boa parte do trabalho no anonimato, Sean e Deana Kiner são filhos de Kevin e se relacionaram um bocado com os fãs durante essa temporada da série, o que os fez ganhar a notoriedade que merecem, mas David Glen Russell que está no time desde a segunda temporada de Clone Wars (vamos chegar lá), Nolan Markey e Peter Lam continuam no anonimato, e espero que essas review os tirem de lá pelo menos pra uma pessoa.
E falando em Clone Wars, a sétima temporada introduziu os Mal Feitos e Kevin e Sean também introduziram seu tema que foi lançado em um single. É um tanto similar com a marcha da Resistência dos episódios VII-XI, mas a essa altura do campeonato é difícil criar algum tema em Star Wars que não se assemelhe a qualquer outro.
A trilha do primeiro episódio começa em Civil War About to Begin com um instrumento um tanto inusitado, mas que dá um ótimo som, as séries animadas não têm verba para uma orquestra de verdade então a maioria é eletrônicos com exceção de alguns instrumentos como esse que são muito bem-vindos. Mas a faixa não para de dar frutos, o tema de Saw Guerrera de Rebels dá as caras. Ele não tinha um tema em Clone Wars e vê-lo na arte de CW com o tema de Rebels realmente traz esses dois mundos mais perto.
Onderon, de Peter Lam, continua o sentimento de mistério com uma breve quase nota por nota menção do tema de Maul de Rebels, levando ao novo motif do Império, mas especificamente, Tarkin e Rampart. Seguido de um tick tock e violão aumentando a tensão até Battle Simulation, 4 minutos de um crescente ritmo que leva direto a Experimental Tactics, de David Glen Russel, onde o motif de Crosshair é introduzido nos metais de forma preocupante antes do tema dos Mal Feitos estourar de forma heroica pela primeira vez no álbum.
As coisas voltam a se acalmar em Omega Warns Hunter,
de Sean Kiner com uma breve menção do tema dos clones seguida do tema do grupo
em um instrumento de sopro que leva ao tema de Ômega e vai e volta entre os
dois. Caleb at the Cliff, de David, começa sinistra até os metais
tocarem algumas notas do tema de Kanan, retornando logo depois ao tom sinistro. End
of the War, de David e Nolan Markey, traz as primeiras menções de um tema
de John Williams, o do Imperador e o do Império/Vader.
Sean e Deana Kiner se juntam em Tension With Crosshair,
que como o próprio nome diz, tem o tom tenso e sinistro, com o tema do grupo
mencionado brevemente no meio do caminho. Disobeying Orders, de Peter,
Sean e Nolan, continua essa tensão, o motif de Crosshair é tocado tipo canção
de ninar por cima de eletrônicos pesados até que a ação começa, com o tema do
grupo nas cordas. As coisas voltam a se acalmar em First Time in Space, de
Sean, com a reprise do tema de Ômega, novamente junto com o do grupo.
Nexu Attack, de Nolan, começa com uma inocência infantil depois
envolvida por tensão e 4 notas nos sinos e metais. Raising Kids, de
David e Sean, é mais uma faixa com o tema de ômega no primeiro plano, é usado
mais lentamente e melancólico do que antes com tons de preocupação espalhados,
mas termina esperançosa. Smuggled Themselves, de Kevin, com um ostinato
nas cordas e uma batida nos eletrônicos, típica música de sutileza, mas como
nada com os Mal Feitos continua sutil por muito tempo, a ação começa no meio do
caminho. Ordo Moon Dragon, de David e Deana, pega o tom de tensão
já estabelecido no álbum e o transforma em clássico terror, com cordas
sinistras e tudo, mas é quebrada com a mesma inocência de Nexu Attack.
First Elite Squad, de Deana e Sean, retorna ao Império e o motif de Rampart volta
também, envolto por eletrônicos, junto com o mesmo tom e ritmo de Tension With
Crosshair, seu tema brevemente nos metais de forma sombria. Financial
Incentives, de Sean e Nolan, começa do lado oposto da faixa anterior, com o
tema de Ômega iniciando levando direto ao tema do grupo, o resto da faixa tem
um clima bem brincalhão. Danger at the Market, de David e Deana, continua
o sentimento até o motif de Fennec Shand ser introduzido, em um instrumento de
sopro e um som geralmente usado para o oriente. A faixa começa a ação que é
continuada em Pantora Chase, de David, com metais típicos do trabalho
dele em Clone Wars, brevemente se pode ouvir algumas notas do tema dos Clones,
ele até agora no álbum não foi escutado em sua totalidade. Fennec Shand,
de Sean, traz seu motif em primeiro e último plano, com o tema do grupo tomando
conta no meio da faixa. Há ainda de se descobrir seu motif será usado por
outros compositores com sua aparição confirmada no Livro de Boba Fett.
Zygerrian Camp, de Kevin, brinca com o tema do grupo, com uma pegada que me
lembra de Indiana Jones. Um tom bem Godzilla permeia os metais e cordas com um
breve motif para Muchi em Muchi Unchained, de Sean e David, e Monster
Challenge, de Sean, com rápidas menções do tema do grupo e de Ômega.
Eletrônicos tomam conta de Police
Droids, de Sean, bem diferente do típico som Star Wars, indo mais para Tron
O Legado. E em contraposto, A Diversion, de David, retorna ao modo
orquestral com direito ao tema do exército droid de A Ameaça Fantasma, nunca
usado antes nas séries animadas, ao fim da faixa o tema de Ômega soa
gloriosamente seguido de uma fanfarra nos metais.
Stranger at the Bar, de Kevin, retorna com o tema dos Clones, agora de forma
mais completa, mas diferente de como geralmente é apresentado. To Bracca, de Sean, Stay Above the Water Line,
de David e Nolan, e Chip Desorders, de Deana, são faixas bem atmosféricas,
pegando elementos dos últimos episódios de Clone Wars, bem diferente do som
estabelecido em Fallen Order, as duas últimas escalando a atmosfera e os
eletrônicos para o terror.
Bomb Disposal Training, de David, quebra a tensão e dá uma breve leveza com Ômega, tambores em marcha e cordas humorísticas, mas a tensão rapidamente retorna
deixando o tom para as próximas faixas. Fight in the Artillery Room, de
Deana e David, e Breakaway Plan, de David e Nolan, continuam o tom com
ação intermediando, a última com mais uma ótima menção do tema do grupo ao
final da faixa. The Bounty Hunter is Back, de Kevin, é outra faixa que
se destaca, com Cad Bane de volta, seu estilo faroeste retorna, com um violão de
verdade é nítida a diferença no som sintético e o ao vivo, é um ótimo jeito de
terminar o volume 1, mas Deana nos trata com um bônus, Cid's Jukebox Mix Vol.
1, um compilado com músicas de fundo.
Raxus Under the Empire, de Sean, começa com uma flauta e logo é apresentada uma
versão melancólica do tema dos clones por cima de uma batida eletrônica, as
flautas retornam, a batida se intensifica, e o tema dos clones agora fica por baixo
dos eletrônicos. Move In, de Kevin, começa com o que acho ser uma
variação do tema do grupo, mas que é muito parecida com o tema de Homem de
Ferro 3, as cordas e percussão ficam em evidência no meio da faixa, ao final um
arranjo similar ao de Zygerrian Camp traz o tema do grupo pela primeira vez no
Vol. 2. Ação começa em Walker Chase, de David, com um pequeno motif na
mesma veia da de Muchi para as AT-TE (Saúde).
Tension in Ryloth, de Sean e Deana, retorna ao som de flautas estabelecido ao planeta
em Clone Wars, (me sinto validado ao descrever tantas faixas como tensas, já que
essa é a segunda faixa com Tension no nome) porém temos o retorno do motif de
Rampart, e ele está muito mais evidente no Vol. 2 do que no primeiro, o final
da faixa vai para uma vertente bem Soldado Invernal até termos a breve menção
de mais um motif de Rebels, o de Cham, debaixo de eletrônicos, está nas cordas
com uma melodia que sobe e desce. Falando em Rebels, Different Perspectives,
de Kevin, traz o retorno do tema de Hera, particularmente só lembro desse tema
em Rebels no epilogo da série, mas ele é bem desenvolvido nessa e nas próximas
faixas. Flying Is a Feeling, de Sean e Peter, continua com o tema dela,
e o de Ômega dá as caras em uma linda faixa, o fim dela, porém abre caminho
para a próxima. Guilty of Treason, de David e Deana, é ação com o motif de
Cham.
Rampart Interrogates, de Sean e Deana, foca no motif de... bem, Rampart, é uma
ótima faixa para saber identificá-lo, o de Cham também começa até ser envolto
por eletrônicos. Hera’s Plan, de Peter e David, traz de volta a bateria
militar já conectada aos Mal Feitos, e é uma faixa com o mesmo caminho de Smuggled
Themselves, no nível sutileza chamativa, o tema dos clones dá uma breve aparição
de forma incompleta e logo depois o tema de Hera explode nos metais heroicamente.
Howzer’s Sacrifice, de Peter e Nolan, começa na ação até ser dominada
por batidas eletrônicas, a faixa se aquieta somente com as cordas e um pulso eletrônico,
o tema dos clones retorna começando igual mas terminando diferente, as notas do
final são desenvolvidas durante o resto da faixa, seria esse um motif da
Rebelião dos Clones? Só o futuro dirá. Farewell to Hera, de Sean, é um
grande medley de temas, começando com a flauta de Ryloth para o tema dos Mal
Feitos junto com o de Cham, o de Ômega junto com o de Hera, e no final as
cordas tocam uma melodia alegre que me lembra vagamente de E.T..
Roland Duran, de Sean, tem um foco na percussão, a faixa está estabelecendo
um novo tema para o personagem do título, mas o fim dela é focado nos dois
temas principais da série. Mining Tunnels, de Kevin, continua com o foco
na percussão, porém outro instrumento, e nas cordas, com um sentimento de incerteza
com o fim indo para o terror com cordas ensurdecedoras. The Hives, (não,
não o de MAoS) de Sean, David e Nolan, é uma faixa de ação bem diferente das outras
nos álbuns, acho que me lembra mais um pouco de Alan Silvestri do que John Williams.
Retrieving the Spice, de Sean e David... as últimas quatro faixas são a
maior quantidade seguida com menções do tema dos Mal Feitos até agora no Vol. 2,
enfim, o tema de Roland retorna e imagino que a melodia das cordas seja um
motif para os Pikes do arco das Irmãs Martez de Clone Wars, uma hora terei que
revisitar aquele arco para a série, mas não agora.
Searching for Gregor, de Sean e Nolan, me fez rir um bocado, os eletrônicos por
baixo da faixa são muito parecidos com aqueles das séries policiais dos anos
80/90... Bem, é o Gregor, o que se segue é uma série de percussões, eletrônicos
e bãããããsn nos metais, no fim, o tema dos Mal Feitos. Into the Base, de
Peter e Sean, já começam com vibes Estrela da Morte em Uma Nova Esperança com
os tambores, mas pra melhorar temos o motif dos Stormtroopers (sim, antes da
marcha imperial os pobres troopers tinham um motif só deles) sendo mencionado
algumas vezes, esse motif foi esquecido por Williams mas está sendo bem usado
recentemente, ele deu as caras em Rogue One, Solo e agora Bad Batch. Hallway
Fight, de David, continua com as percussões e a vibe Nova Esperança com o
toque Kiner, ótima escrita de ação vinda de David como sempre, o que não sei dizer
é se o que é tocado nos metais perto do fim é o tema dos Commandos do jogo
deles.... Rescue Mission Escalates, de David e Nolan, tem diversas
ideias percorrendo pela faixa, que gostaria de ouvir de novo no futuro, o tema
de Ômega interrompe a ação por um breve momento, até que a faixa entra em
desespero.
As próximas faixas foram gravadas com uma orquestra de
verdade e é tangíel a energia que elas têm em comparação as outras. Secret
Landing Pad, de Peter e Deana, continua a urgência e nos agracia com uma
versão um tanto desesperada do tema relacionado a Kamino, o de Rampart também
entra na conversa por um curto período e a faixa volta direto para as cordas
com o tema de Kamino/Conspiração, seguido por uma diferente versão do tema dos
Mal Feitos para cordas levando de volta ao de Kamino, coisa boa, muito boa. Into
the Labs, de Sean, tem o motif de Crosshair finalmente no centro da faixa,
nas cordas e metais, livre dos eletrônicos, e não será a última vez, o
desenvolvimento do motif vem nas próximas faixas, o xilofone retorna com o tema
do grupo para terminar. Back to Tipoca City, (não confundir com Tapioca)
de David, continua com Crosshair assim como Weren't Loyal to Me, de Sean
e Deana. A tensão aumenta logo depois nas cordas, a urgência está mantida desde
Rescue Mission Escalates e o álbum a mantém muito bem, em Weren't Loyal to Me, há
um embate de temas entre o do grupo e o de Crosshair, com explosões de eletrônicos
ocasionais. Fire When Ready, de Sean e Nolan, continua o embate com o foco
no tema do grupo, até similarmente que em Experimental Tatics, o tema explode, o
motif de Rampart dá um oi e a urgência só aumenta até que... se acalma por um
curto período. Standoff, de Kevin, é uma faixa bem The Crown S03, mantém
um pouco da calma, o motif de Crosshair continua em evidência... até que as
cordas tomam conta com breves, graduais e confortantes metais, tudo é
interrompido por uma explosão de eletrônicos seguida pela orquestra gritando
enquanto Kamino é destruída.
Collapse, de Deana, Sean e Nolan, começa com eletrônicos e a orquestra em ascensão,
a tensão aumenta em propulsão, seguido de uma batida tipo relógio, as cordas
dominam, o tema dos clones retorna mais uma vez nelas, tem um pouco de Anakin’s
Betrayal em uma parte, definitivamente o mesmo tom, o motif de Crosshair, Ômega
e dos Mal Feitos, todos juntos encerram a faixa extremamente emocional. Underwater
Tunnel, de Deana, as cordas continuam no domínio, o tema do grupo no
trompete com a bateria militar no fundo, o fim da faixa introduz uma gentil
nova ideia. Saberjowl Attack, de Peter e Nolan, é a última faixa puramente
de ação no álbum, e é ótimo ouvir com uma orquestra. To the Surface, David
e Peter, retorna a tensão, fragmentos do tema do tema do grupo permeiam o
início da faixa, seguido de novo da batida tipo relógio, o coral e as cordas
toma conta da terceira parte da faixa, um breve solo de piano, com o tema de
Ômega nos metais logo depois. Leaving Kamino, de Sean, usa notas do tema
dos Clones, mas sem finalização no trompete, o tema de Ômega e dos Mal Feitos
se junta mais uma vez com o dela em evidência, dando a vez para o de Crosshair
que se junta com o dos Mal Feitos no fim da faixa. Lama Su, de Sean,
volta com os eletrônicos e o tom sinistro.
E créditos... de Sean, com o tema do grupo e de Ômega. Há
mais duas faixas bônus, Cid's Jukebox Mix Vol. 2 e Roland’s Jukebox
Mix, ambas de Deana e Sean continuando do Vol. 1, e bem diferentes, eles colocaram um esforço pra diferenciar o gosto musical de Cid e Roland, ótimas músicas de fundo...
algumas um tanto familiares.
Enter the Bad Batch
Caleb at the Cliff
End of the War
Battle Simulation
Experimental Tactics
Omega Warns Hunter
Onderon
Civil War About to Begin
Tension with Crosshair
Disobeying Orders
First Time in Space
Nexu Attack
Raising Kids
Smuggled Themselves
Ordo Moon Dragon
First Elite Squad
Financial Incentives
Danger at the Market
Pantora Chase
Fennec Shand
Zygerrian Camp
Muchi Unchained
Monster Challenge
Decommissioned Factory
Police Droids
A Diversion
Stranger at the Bar
To Bracca
Stay Above the Water Line
Chip Disorders
Bomb Disposal Training
Incoming Vessels
Fight in the Artillery Room
Breakaway Plan
The Bounty Hunter is Back
Omega the Prisoner
Bane vs Shand
Weird Creatures
Target is Getting Away
Raxus Under the Empire
Move In
Walker Chase
Tension in Ryloth
Different Perspectives
Flying is a Feeling
Guilty of Treason
Rampart Interrogates
Hera's Plan
Howzwer's Sacrifice
Farewell to Hera
Roland Durand
Mining Tunnels
The Hive
Retrieving the Spice
Searching for Gregor
Into the Base
Hallway Fight
Rescue Mission Escalates
Secret Landing Pad
Into the Labs
Back to Tipoca City
Weren't Loyal to Me
Fire When Ready
Standoff
Collapse
Underwater Tunnel
Saberjowl Attack
To the Surface
Leaving Kamino
Lama Su
End Credits
Cid's Jukebox Mix Vol. 1
Cid's Jukebox Mix Vol. 2
Roland's Jukebox Mix
Omega's Theme
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