Trilhando as Trilhas | Episódio II: Star Wars: Séries Animadas | Parte 1 | The Bad Batch

 Trilhando as Trilhas

Episódio II:
Star Wars: Séries Animadas

BAD BATCH

Bad Batch é a quinta animação de Star Wars, terceira pela Disney (sem contar a 7ª de Clone Wars), e segue o grupo titular pela galáxia em missões enquanto são perseguidos pelo recém-formado Império Galáctico. Criado por Dave Filoni e desenvolvido por Filoni e Jennifer Corbett, com direção supervisionada por Brad Rau, e um elenco já conhecido pelo público com Dee Bradley Baker dando voz aos clones nos States e o grande Ricardo Schnetzer retornando para continuar a jornada que começou em 2002 aqui no Brasil. (Impressão minha ou não estão traduzindo mais os nomes das séries? Queria muito ouvir a voz do Malta Junior gritando STAR WARS OS MAL FEITOS ou THE BAD BATCH, mas pelo menos trouxeram ele de volta pra intro no primeiro episódio)

Kevin Kiner (Titan, Doom Patrol, Clone Wars, Rebels, Narcos: Mexico) não é estranho para o fã das animações de Star Wars, desde 2008 ele trabalha com Filoni com a trilha sonora das séries animadas, com exceção de Resistance. Porém, como podem ver na capa dessa review, tem alguns outros nomes além do de Kevin. Bem isso é parte do problema que mencionei no prólogo, álbuns e os créditos finais dão o destaque pra um só e deixam os outros que fazem boa parte do trabalho no anonimato, Sean e Deana Kiner são filhos de Kevin e se relacionaram um bocado com os fãs durante essa temporada da série, o que os fez ganhar a notoriedade que merecem, mas David Glen Russell que está no time  desde a segunda temporada de Clone Wars (vamos chegar lá), Nolan Markey e Peter Lam continuam no anonimato, e espero que essas review os tirem de lá pelo menos pra uma pessoa.

E falando em Clone Wars, a sétima temporada introduziu os Mal Feitos e Kevin e Sean também introduziram seu tema que foi lançado em um single. É um tanto similar com a marcha da Resistência dos episódios VII-XI, mas a essa altura do campeonato é difícil criar algum tema em Star Wars que não se assemelhe a qualquer outro.

O lançamento da trilha foi dividido em dois volumes, as faixas estão fora de ordem cronológica, mas a ordem correta está no fim dessa review.
O Vol. 1 começa com o coro e bateria que inicia todos os episódios e é seguido pelo mais novo tema para a adorável Ômega, parece a versão de quando ela encontra terra pela primeira vez, mas na verdade é um arranjo para concerto, segundo Kevin é o primeiro que fizeram até agora. É doce e gruda na cabeça que nem chiclete, e se encaixa com o tema dos Mal Feitos maravilhosamente. Me lembra um pouco algum tema de Como Treinar o Seu Dragão, mas não faço ideia qual.

A trilha do primeiro episódio começa em Civil War About to Begin com um instrumento um tanto inusitado, mas que dá um ótimo som, as séries animadas não têm verba para uma orquestra de verdade então a maioria é eletrônicos com exceção de alguns instrumentos como esse que são muito bem-vindos. Mas a faixa não para de dar frutos, o tema de Saw Guerrera de Rebels dá as caras. Ele não tinha um tema em Clone Wars e vê-lo na arte de CW com o tema de Rebels realmente traz esses dois mundos mais perto.

Onderon, de Peter Lam, continua o sentimento de mistério com uma breve quase nota por nota menção do tema de Maul de Rebels, levando ao novo motif do Império, mas especificamente, Tarkin e Rampart. Seguido de um tick tock e violão aumentando a tensão até Battle Simulation, 4 minutos de um crescente ritmo que leva direto a Experimental Tactics, de David Glen Russel, onde o motif de Crosshair é introduzido nos metais de forma preocupante antes do tema dos Mal Feitos estourar de forma heroica pela primeira vez no álbum.

As coisas voltam a se acalmar em Omega Warns Hunter, de Sean Kiner com uma breve menção do tema dos clones seguida do tema do grupo em um instrumento de sopro que leva ao tema de Ômega e vai e volta entre os dois. Caleb at the Cliff, de David, começa sinistra até os metais tocarem algumas notas do tema de Kanan, retornando logo depois ao tom sinistro. End of the War, de David e Nolan Markey, traz as primeiras menções de um tema de John Williams, o do Imperador e o do Império/Vader.

Sean e Deana Kiner se juntam em Tension With Crosshair, que como o próprio nome diz, tem o tom tenso e sinistro, com o tema do grupo mencionado brevemente no meio do caminho. Disobeying Orders, de Peter, Sean e Nolan, continua essa tensão, o motif de Crosshair é tocado tipo canção de ninar por cima de eletrônicos pesados até que a ação começa, com o tema do grupo nas cordas. As coisas voltam a se acalmar em First Time in Space, de Sean, com a reprise do tema de Ômega, novamente junto com o do grupo.

Nexu Attack, de Nolan, começa com uma inocência infantil depois envolvida por tensão e 4 notas nos sinos e metais. Raising Kids, de David e Sean, é mais uma faixa com o tema de ômega no primeiro plano, é usado mais lentamente e melancólico do que antes com tons de preocupação espalhados, mas termina esperançosa. Smuggled Themselves, de Kevin, com um ostinato nas cordas e uma batida nos eletrônicos, típica música de sutileza, mas como nada com os Mal Feitos continua sutil por muito tempo, a ação começa no meio do caminho. Ordo Moon Dragon, de David e Deana, pega o tom de tensão já estabelecido no álbum e o transforma em clássico terror, com cordas sinistras e tudo, mas é quebrada com a mesma inocência de Nexu Attack.

First Elite Squad, de Deana e Sean, retorna ao Império e o motif de Rampart volta também, envolto por eletrônicos, junto com o mesmo tom e ritmo de Tension With Crosshair, seu tema brevemente nos metais de forma sombria. Financial Incentives, de Sean e Nolan, começa do lado oposto da faixa anterior, com o tema de Ômega iniciando levando direto ao tema do grupo, o resto da faixa tem um clima bem brincalhão. Danger at the Market, de David e Deana, continua o sentimento até o motif de Fennec Shand ser introduzido, em um instrumento de sopro e um som geralmente usado para o oriente. A faixa começa a ação que é continuada em Pantora Chase, de David, com metais típicos do trabalho dele em Clone Wars, brevemente se pode ouvir algumas notas do tema dos Clones, ele até agora no álbum não foi escutado em sua totalidade. Fennec Shand, de Sean, traz seu motif em primeiro e último plano, com o tema do grupo tomando conta no meio da faixa. Há ainda de se descobrir seu motif será usado por outros compositores com sua aparição confirmada no Livro de Boba Fett.

Zygerrian Camp, de Kevin, brinca com o tema do grupo, com uma pegada que me lembra de Indiana Jones. Um tom bem Godzilla permeia os metais e cordas com um breve motif para Muchi em Muchi Unchained, de Sean e David, e Monster Challenge, de Sean, com rápidas menções do tema do grupo e de Ômega.

Eletrônicos tomam conta de Police Droids, de Sean, bem diferente do típico som Star Wars, indo mais para Tron O Legado. E em contraposto, A Diversion, de David, retorna ao modo orquestral com direito ao tema do exército droid de A Ameaça Fantasma, nunca usado antes nas séries animadas, ao fim da faixa o tema de Ômega soa gloriosamente seguido de uma fanfarra nos metais.

Stranger at the Bar, de Kevin, retorna com o tema dos Clones, agora de forma mais completa, mas diferente de como geralmente é apresentado. To Bracca, de Sean, Stay Above the Water Line, de David e Nolan, e Chip Desorders, de Deana, são faixas bem atmosféricas, pegando elementos dos últimos episódios de Clone Wars, bem diferente do som estabelecido em Fallen Order, as duas últimas escalando a atmosfera e os eletrônicos para o terror.

Bomb Disposal Training, de David, quebra a tensão e dá uma breve leveza com Ômega, tambores em marcha e cordas humorísticas, mas a tensão rapidamente retorna deixando o tom para as próximas faixas. Fight in the Artillery Room, de Deana e David, e Breakaway Plan, de David e Nolan, continuam o tom com ação intermediando, a última com mais uma ótima menção do tema do grupo ao final da faixa. The Bounty Hunter is Back, de Kevin, é outra faixa que se destaca, com Cad Bane de volta, seu estilo faroeste retorna, com um violão de verdade é nítida a diferença no som sintético e o ao vivo, é um ótimo jeito de terminar o volume 1, mas Deana nos trata com um bônus, Cid's Jukebox Mix Vol. 1, um compilado com músicas de fundo.

O Vol. 2 começa de onde o primeiro parou, agora que os temas já estão estabelecidos é mais fácil identificá-los, Omega The Prisioner, de Kevin, começa animada com eletrônicos ao fundo, o tema de Bane continua em foco. Shand entra em cena e seu motif retorna em Bane vs Shand, de Deana e David, as cordas em tensão até explodir a ação. Weird Creatures, de Sean e Deana, volta com a atmosfera eletrônica, com a adição do xilofone, beirando o terror, o motif de Shand entra em foco ao final da faixa. Target is Getting Away, de Deana, Peter e David, continua a ação, com os motifs de Bane e Shand batalhando por cima da batida já estabelecida em Bane vs Shand.

Raxus Under the Empire, de Sean, começa com uma flauta e logo é apresentada uma versão melancólica do tema dos clones por cima de uma batida eletrônica, as flautas retornam, a batida se intensifica, e o tema dos clones agora fica por baixo dos eletrônicos. Move In, de Kevin, começa com o que acho ser uma variação do tema do grupo, mas que é muito parecida com o tema de Homem de Ferro 3, as cordas e percussão ficam em evidência no meio da faixa, ao final um arranjo similar ao de Zygerrian Camp traz o tema do grupo pela primeira vez no Vol. 2. Ação começa em Walker Chase, de David, com um pequeno motif na mesma veia da de Muchi para as AT-TE (Saúde).

Tension in Ryloth, de Sean e Deana, retorna ao som de flautas estabelecido ao planeta em Clone Wars, (me sinto validado ao descrever tantas faixas como tensas, já que essa é a segunda faixa com Tension no nome) porém temos o retorno do motif de Rampart, e ele está muito mais evidente no Vol. 2 do que no primeiro, o final da faixa vai para uma vertente bem Soldado Invernal até termos a breve menção de mais um motif de Rebels, o de Cham, debaixo de eletrônicos, está nas cordas com uma melodia que sobe e desce. Falando em Rebels, Different Perspectives, de Kevin, traz o retorno do tema de Hera, particularmente só lembro desse tema em Rebels no epilogo da série, mas ele é bem desenvolvido nessa e nas próximas faixas. Flying Is a Feeling, de Sean e Peter, continua com o tema dela, e o de Ômega dá as caras em uma linda faixa, o fim dela, porém abre caminho para a próxima. Guilty of Treason, de David e Deana, é ação com o motif de Cham.

Rampart Interrogates, de Sean e Deana, foca no motif de... bem, Rampart, é uma ótima faixa para saber identificá-lo, o de Cham também começa até ser envolto por eletrônicos. Hera’s Plan, de Peter e David, traz de volta a bateria militar já conectada aos Mal Feitos, e é uma faixa com o mesmo caminho de Smuggled Themselves, no nível sutileza chamativa, o tema dos clones dá uma breve aparição de forma incompleta e logo depois o tema de Hera explode nos metais heroicamente. Howzer’s Sacrifice, de Peter e Nolan, começa na ação até ser dominada por batidas eletrônicas, a faixa se aquieta somente com as cordas e um pulso eletrônico, o tema dos clones retorna começando igual mas terminando diferente, as notas do final são desenvolvidas durante o resto da faixa, seria esse um motif da Rebelião dos Clones? Só o futuro dirá. Farewell to Hera, de Sean, é um grande medley de temas, começando com a flauta de Ryloth para o tema dos Mal Feitos junto com o de Cham, o de Ômega junto com o de Hera, e no final as cordas tocam uma melodia alegre que me lembra vagamente de E.T..

Roland Duran, de Sean, tem um foco na percussão, a faixa está estabelecendo um novo tema para o personagem do título, mas o fim dela é focado nos dois temas principais da série. Mining Tunnels, de Kevin, continua com o foco na percussão, porém outro instrumento, e nas cordas, com um sentimento de incerteza com o fim indo para o terror com cordas ensurdecedoras. The Hives, (não, não o de MAoS) de Sean, David e Nolan, é uma faixa de ação bem diferente das outras nos álbuns, acho que me lembra mais um pouco de Alan Silvestri do que John Williams. Retrieving the Spice, de Sean e David... as últimas quatro faixas são a maior quantidade seguida com menções do tema dos Mal Feitos até agora no Vol. 2, enfim, o tema de Roland retorna e imagino que a melodia das cordas seja um motif para os Pikes do arco das Irmãs Martez de Clone Wars, uma hora terei que revisitar aquele arco para a série, mas não agora.

Searching for Gregor, de Sean e Nolan, me fez rir um bocado, os eletrônicos por baixo da faixa são muito parecidos com aqueles das séries policiais dos anos 80/90... Bem, é o Gregor, o que se segue é uma série de percussões, eletrônicos e bãããããsn nos metais, no fim, o tema dos Mal Feitos. Into the Base, de Peter e Sean, já começam com vibes Estrela da Morte em Uma Nova Esperança com os tambores, mas pra melhorar temos o motif dos Stormtroopers (sim, antes da marcha imperial os pobres troopers tinham um motif só deles) sendo mencionado algumas vezes, esse motif foi esquecido por Williams mas está sendo bem usado recentemente, ele deu as caras em Rogue One, Solo e agora Bad Batch. Hallway Fight, de David, continua com as percussões e a vibe Nova Esperança com o toque Kiner, ótima escrita de ação vinda de David como sempre, o que não sei dizer é se o que é tocado nos metais perto do fim é o tema dos Commandos do jogo deles.... Rescue Mission Escalates, de David e Nolan, tem diversas ideias percorrendo pela faixa, que gostaria de ouvir de novo no futuro, o tema de Ômega interrompe a ação por um breve momento, até que a faixa entra em desespero.

As próximas faixas foram gravadas com uma orquestra de verdade e é tangíel a energia que elas têm em comparação as outras. Secret Landing Pad, de Peter e Deana, continua a urgência e nos agracia com uma versão um tanto desesperada do tema relacionado a Kamino, o de Rampart também entra na conversa por um curto período e a faixa volta direto para as cordas com o tema de Kamino/Conspiração, seguido por uma diferente versão do tema dos Mal Feitos para cordas levando de volta ao de Kamino, coisa boa, muito boa. Into the Labs, de Sean, tem o motif de Crosshair finalmente no centro da faixa, nas cordas e metais, livre dos eletrônicos, e não será a última vez, o desenvolvimento do motif vem nas próximas faixas, o xilofone retorna com o tema do grupo para terminar. Back to Tipoca City, (não confundir com Tapioca) de David, continua com Crosshair assim como Weren't Loyal to Me, de Sean e Deana. A tensão aumenta logo depois nas cordas, a urgência está mantida desde Rescue Mission Escalates e o álbum a mantém muito bem, em Weren't Loyal to Me, há um embate de temas entre o do grupo e o de Crosshair, com explosões de eletrônicos ocasionais. Fire When Ready, de Sean e Nolan, continua o embate com o foco no tema do grupo, até similarmente que em Experimental Tatics, o tema explode, o motif de Rampart dá um oi e a urgência só aumenta até que... se acalma por um curto período. Standoff, de Kevin, é uma faixa bem The Crown S03, mantém um pouco da calma, o motif de Crosshair continua em evidência... até que as cordas tomam conta com breves, graduais e confortantes metais, tudo é interrompido por uma explosão de eletrônicos seguida pela orquestra gritando enquanto Kamino é destruída.

Collapse, de Deana, Sean e Nolan, começa com eletrônicos e a orquestra em ascensão, a tensão aumenta em propulsão, seguido de uma batida tipo relógio, as cordas dominam, o tema dos clones retorna mais uma vez nelas, tem um pouco de Anakin’s Betrayal em uma parte, definitivamente o mesmo tom, o motif de Crosshair, Ômega e dos Mal Feitos, todos juntos encerram a faixa extremamente emocional. Underwater Tunnel, de Deana, as cordas continuam no domínio, o tema do grupo no trompete com a bateria militar no fundo, o fim da faixa introduz uma gentil nova ideia. Saberjowl Attack, de Peter e Nolan, é a última faixa puramente de ação no álbum, e é ótimo ouvir com uma orquestra. To the Surface, David e Peter, retorna a tensão, fragmentos do tema do tema do grupo permeiam o início da faixa, seguido de novo da batida tipo relógio, o coral e as cordas toma conta da terceira parte da faixa, um breve solo de piano, com o tema de Ômega nos metais logo depois. Leaving Kamino, de Sean, usa notas do tema dos Clones, mas sem finalização no trompete, o tema de Ômega e dos Mal Feitos se junta mais uma vez com o dela em evidência, dando a vez para o de Crosshair que se junta com o dos Mal Feitos no fim da faixa. Lama Su, de Sean, volta com os eletrônicos e o tom sinistro.

E créditos... de Sean, com o tema do grupo e de Ômega. Há mais duas faixas bônus, Cid's Jukebox Mix Vol. 2 e Roland’s Jukebox Mix, ambas de Deana e Sean continuando do Vol. 1, e bem diferentes, eles colocaram um esforço pra diferenciar o gosto musical de Cid e Roland, ótimas músicas de fundo... algumas um tanto familiares.

Então, eu tento evitar levar minha opinião como verdade absoluta, por isso não darei métricas nem notas nessa série, acho que foi evidente que o Vol. 2 me empolgou mais do que o Vol. 1, abaixo está a lista da ordem cronológica das faixas, algumas estão em negrito, são as minhas favoritas. No geral, Bad Batch segue a mesma qualidade das outras séries animadas, os temas recorrentes e os que retornam dão sempre um sorriso no rosto, o jeito como os eletrônicos são usados para simbolizar o Império, principalmente em Ryloth sufocando o tema de Cham, e os dois últimos episódios... Sempre que uma orquestra é disponibilizada para as animações (geralmente nos últimos episódios da temporada) o time de compositores dá o dobro e sempre sai ouro, não é diferente aqui.

Bad Batch em sua primeira temporada ganhou dois álbuns, totalizando 4 horas de música... Clone Wars teve 5 álbuns de 7 temporadas e um filme, mas que só totalizam 4 horas... Ganhamos muito com esses dois álbuns e só continuaremos ganhando se dermos suporte a esses lançamentos, sou provavelmente um dos 5 seres na Terra que ainda compra CDs , mas lhe peço que se não for comprar, ouça de modo legal.


Ordem Cronológica das Faixas:
Logo (Star Wars: The Bad Batch)
Enter the Bad Batch

Caleb at the Cliff
End of the War

Battle Simulation
Experimental Tactics
Omega Warns Hunter
Onderon
Civil War About to Begin
Tension with Crosshair

Disobeying Orders
First Time in Space
Nexu Attack
Raising Kids
Smuggled Themselves
Ordo Moon Dragon
First Elite Squad
Financial Incentives
Danger at the Market
Pantora Chase
Fennec Shand
Zygerrian Camp
Muchi Unchained
Monster Challenge
Decommissioned Factory
Police Droids
A Diversion
Stranger at the Bar
To Bracca
Stay Above the Water Line
Chip Disorders
Bomb Disposal Training
Incoming Vessels
Fight in the Artillery Room
Breakaway Plan
The Bounty Hunter is Back
Omega the Prisoner
Bane vs Shand

Weird Creatures
Target is Getting Away
Raxus Under the Empire
Move In
Walker Chase
Tension in Ryloth
Different Perspectives
Flying is a Feeling
Guilty of Treason
Rampart Interrogates
Hera's Plan
Howzwer's Sacrifice
Farewell to Hera

Roland Durand
Mining Tunnels
The Hive
Retrieving the Spice
Searching for Gregor
Into the Base
Hallway Fight
Rescue Mission Escalates
Secret Landing Pad
Into the Labs
Back to Tipoca City
Weren't Loyal to Me
Fire When Ready
Standoff
Collapse
Underwater Tunnel
Saberjowl Attack
To the Surface
Leaving Kamino

Lama Su
End Credits
Cid's Jukebox Mix Vol. 1
Cid's Jukebox Mix Vol. 2
Roland's Jukebox Mix
Omega's Theme

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