Homem-Aranha | A verdade que você não quer ouvir sobre a adaptação de Sam Raimi

 


Há decadas, o Homem-Aranha é um dos super-heróis favoritos não só das crianças, mas da maioria dos fãs de quadrinhos de todas as idades. O personagem criado em 1962 – no quadrinho Amazing Fantasy #15 – por Stan Lee e Steve Ditko já foi adaptado diversas vezes para Séries, Jogos, Livros e Filmes.

Nos cinemas, já houveram três tentativas de traduzir o personagem pro público:
A primeira em 2002, com a trilogia dirigida pelo Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire. A segunda em 2012 dirigida por Marc Webb e estrelada por Andrew Garfield. A terceira e atual, que começou em 2016, introduzida no Universo Cinematográfico da Marvel, com uma trilogia dirigida por Jon Watts e estrelada por Tom Holland.

Respectivamente: Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield. Os Homens-Aranha.
Tom Holland, Tobey Maguire e Andre Garfield.

A trilogia estrelada por Sam Raimi é até hoje aclamada pelo público, até porque, foram estes os filmes que introduziram o personagem a uma geração inteira. É o rosto de Tobey Maguire que está gravado nas crianças dos anos 90/2000 como o icônico Peter Parker. E é INEGÁVEL que Sam Raimi fez uma trilogia memorável.

Os filmes tinham computação gráfica bem feita, vilões e cenas empolgantes, tudo isso pela primeira vez nos cinemas com o personagem.
Não podemos tirar os méritos dessa trilogia que ficou marcada na memória. Mas será que ela ainda é a melhor?

Tobey Maguire e Sam Raimi nos bastidores de Homem-Aranha (2002)
Tobey Maguire e Sam Raimi no set de "Homem-Aranha"

Um dos argumentos utilizados pelos "Supremacistas de Tobey Maguire" (sim, isso existe) é a fidelidade do perdonagem aos quadrinhos. Mas de todas as iterações do Peter Parker nos cinemas, a interpretação de Sam Raimi é a que menos se destaca nesse quesito.

Podemos começar apontando pra ausência dos Lançadores de Teia. A desculpa do diretor é que é irreal um adolescente projetar um dispositivo desses (mas consegue projetar um traje de lycra perfeitamente), então ele optou por Peter produzir as teias pelo seu próprio corpo.
Nos quadrinhos, apesar de pobre, Peter é um gênio, e a construção dos lançadores de teia foi a primeira demonstração da genialidade do personagem nas histórias.

O Peter de Sam Raimi raramente passa a genialidade de Peter Parker, passando o contrário disso na maioria das vezes.

Os primeiros lançadores de teia construídos por Peter Parker nos quadrinhos.
Lançados de Teia

O segundo ponto aclamado pelos fãs da trilogia é a Interpretação de Tobey Maguire. Eles chegam a criticar os demais atores que Interpretaram o personagem chamando-os de "Bebês Chorões", mas se pararmos pra analisar, Tobey foi o maior chorão dos Homens-Aranha.

Andrew Garfield e Tom Holland são atores premiados e cobiçados pelos seus trabalhos além de Homem-Aranha, enquanto Tobey tem a menor coleção de troféus (e metade deles é de "Melhor Beijo" no Teen Choice Awards), o ator se resume à Homem-Aranha.


Apesar de Tobey Maguire ser SIM memorável e icônico, já passou da hora de admitir que sua trilogia não só é superável, como já foi superada por seus sucessores em alguns aspectos como fidelidade e interpretação.

Precisamos parar de deixar o gosto interferir na visão crítica ao assistirmos novas iterações de clássicos da nossa infância.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas