Trilha Sonora de Naruto Shippuden: Complexidade, Riqueza de Detalhes e Profundidade
Antes de iniciarmos, sugiro que leia o “Trilha Sonora de Naruto Clássico: a Genialidade Por Trás do Sucesso.” antes de ler este texto, para ter uma maior noção e contexto cultural sobre a composição de trilhas sonoras em animes shounen. Todas as faixas estão disponíveis no link, é só clicar.
Para começar, logo de cara temos uma mudança. Toshio Masuda,
criador da trilha de Naruto deu lugar ao famoso Yasuharu Takanashi, que trabalhou
em projetos como Beyblade G-Revolution, Hell Girl, Ikki Tousen, Fairy Tail,
Shiki e Sailor Moon Crystal. Com a mudança, podemos observar uma grande
diferença nas obras ao compará-las entre si. Naruto Clássico apela pra músicas
mais retas, base de guitarra marcada, muitos temas bem caricaturados, alguns
outros bem simples, o que não reduz o valor e qualidade dos temas. Naruto
Shippuden trás um amadurecimento, possuindo em seu repertório maior seriedade, cautela
e muita das vezes, trilhas especificas para a criação de um senso de urgência,
união e companheirismo, sendo muito importante para a narrativa da história e
seus diferentes plots.
Apesar de todas as diferenças, Yasuharu foi bem-sucedido em criar uma ideia de continuidade que veremos mais para frente no texto, mantendo muito bem a identidade da obra em sua trilha, sendo de fácil identificação para qualquer ouvinte e fã de animes de que se trata de uma música de Naruto.
Primeira Trilha
Naruto Shippuden OST 1 trata de apresentar o anime desde o início,
mas é bom ressaltar que a primeira e segunda trilha se embaralham durante o
anime, não tendo separação exata, ou seja, perpetuam-se juntas por toda a obra,
tendo como novidade exclusivamente a terceira trilha que chega durante quarta
guerra ninja, lá para o fim do anime. A primeira faixa é “Shippuden”, que
concatena toda a ideia do anime, deixando perceptível o tom sério que o anime
assume com as demandas geradas pela Akatsuki. A partir do retorno de Naruto à
vila da folha, sua vida ganha um tom de responsabilidade, afinal, ele agora é
um “homem adulto” e fora treinado por Jiraya, facilmente o ninja mais poderoso
da vila no período, sendo imbuído do dever de proteger a vila, seus amigos e a
si próprio, sendo o último quesito de importância internacional no mundo de Naruto,
afinal, se Kurama, a bijuu que fora selada em seu corpo ao nascer caísse nas
mãos da já citada Akatsuki, a segurança do mundo ninja estaria em jogo.
Os temas de luta mais importantes desta primeira parte são: "Ikari", "Akatsuki", "Hyakka Ryouran", "Kenkon'itteki" e "Kensei Gyakuten", sendo o último o
mais icônico da fase inicial da obra.
De temas tristes, podemos ressaltar: "Utsusemi", "Aikouhenno", "Despair", "Tragic" (Não consegui achar o nome original), "Kodoku" e "Hakubo", sendo muito utilizados
para Naruto e Sasuke respectivamente.
Existem outros temas muito importantes que não se encaixam
em tipificações tão básicas, pois possuem maior complexidade e são usados em
momentos distintos, muitas vezes com o intuito de ambientalizar uma cena, sendo
o maior exemplo disso a própria “Shippuden”.
Segunda Trilha
Naruto Shippuden OST 2 já começa de forma espetacular com um
dos temas mais icônicos do anime e que possui uma curiosidade que poucos
percebem. “Shouryuu” traz a lembrança de um dos momentos mais marcantes do
anime: a luta de Jiraya contra seu ex-discípulo, Pain. No início, podemos
perceber uma referência à um dos jutsus de Jiraya, o Oodama Rasengan. A trilha
marca também a reviravolta durante o ataque de Pain à vila da folha, quando
Konohamaru consegue derrotar um dos 6 caminhos sozinho com seu novo jutsu
ensinado por Naruto, o rasengan, salvando assim seu mestre e amigos.
No segundo tema podemos encarar “Rinkai” como uma clara referência
à trilha de Naruto Clássico pela sua construção semelhante.
Os temas de vilões chegam com toda força, gerando um impacto
gigantesco para os membros da Akatsuki, tendo como destaque “Kouen” que fez
parte de lutas memoráveis trazendo consigo uma base de guitarra pesadíssima e
um coral que arrepia qualquer um, “Kakuzu”, que gera uma tensão e estado de
alerta, “Hidan”, que casa bem com as bizarrices do personagem, causando
desconforto no ouvinte, “Hyouhaku”, o peculiar tema de Sasuke, que remete à
filmes de western e “Girei”, a música tema de Pain, Nagato e Konan.
Estamos bem servidos de temas tristes, com “Guren”, “Samidare”
e a devastadora “Shirobae”.
Terceira Trilha
A terceira trilha sonora do anime se faz presente mais para
o meio e final da guerra ninja, tendo algumas de suas músicas inseridas em
outros contextos anteriores, como “Chichi To Haha”, uma das músicas mais
emocionantes do anime por ser o tema tocado durante o discurso de Kushina e
Minato para Naruto antes de suas mortes.
Naruto Shippuden OST 3 é repleta de novos temas de batalha
incríveis que seguem uma linha diferente dos temas anteriores por servirem
contextos diferentes. As trilhas anteriores focavam em uma só direção, um só
contexto. Eram trilhas bastante complexas, mas que serviam à batalhas fechadas
com poucos inimigos e aliados. Como o contexto dessa trilha é a guerra ninja,
as músicas foram compostas com a ideia de engrandecer a batalha e que dão a
sensação de espaço físico grande. É difícil explicar isso, mas é como se as
trilhas anteriores fossem tocadas em um estúdio e direto para seus fones
enquanto a 3° trilha passa a sensação de ser tocada em um estádio ou campo de
batalha imenso. Além disso, acontecem vários momentos de crescimento durante a
música, um pouco diferente da 2° trilha, por exemplo, que mantém uma ideia após
o ápice da música, isso tudo para servir à complexidade de um combate com
milhares de envolvidos.
Algumas trilhas são muito icônicas, como “My Name”, música
tema da transformação de Naruto em Kurama durante a guerra e “Yondaime Hokage”,
música lembrada por ser tema do incrível rasengan aplicado por Minato em Obito
durante o ataque à Konoha. Gostaria de ressaltar também as trilhas “Uzumaku
Neppuu” e “Isami Aru Monotachi” por gosto pessoal. Para mim, são músicas
incríveis que valem a pena ser escutadas, apesar de não serem temas recorrentes
durante o anime.
São vários os temas de vilões, como “Kyuubi Hatsudou”, que
apesar do nome, foi usada em diversos outros contextos, “Ohtsutsuki Kaguya”,
“Kaze to Honoo” e “Zetsu no Theme” que é um dos temas mais tensos de todo anime,
sendo usado nos momentos de maior reviravolta na obra, como por exemplo, quando
Madara se liberta do controle de Kabuto e ativa seu Susano´o perfeito. Vale dar
uma atenção especial a “Junkyousha”, composição que mistura outros temas de
Sasuke em um único tema pesadíssimo com uma das melhores linhas de guitarra que
já escutei (é sério). Esse tema é usado especificamente quando Sasuke decide
ser uma espécie de ditador do mundo e parte para a decisiva luta com Naruto no
vale do fim. Apesar do propósito ruim do personagem, o tema consegue dar um
pouco mais de impacto à decisão de Sasuke.
No meio da guerra somos surpreendidos com um “filler” (está
entre aspas porque não é) da história de Kaguya, Hagoromo, Hamura, Ashura,
Indra e Zetsu negro, criação do chakra e mundo shinobi, além da história do
princípio do clã Uchiha e Senju e seus conflitos. Para acompanhar essa história
bacana nós temos algumas trilhas interessantes, como “Ashura – Indra”,
“Tomoyo”, (que é linda inclusive) e “Tsumetaki Tsuchi”.
Como vamos entrar nos temas tristes, é importante conhecer o
contexto. O anime estava chegando ao fim, então os compositores escolheram
trazer antigos temas de Naruto Clássico e repaginá-los. Isso foi a machadada
final no coração dos fãs, que ao verem o conflito Naruto x Sasuke ao som de
“Nostalgia” e “Todokanu Hito Ni”, a famosa flautinha do Naruto (Sadness And Sorrow)
em duas versões diferentes: “Naruto Main Theme” e “Michi wa Tsuzuku”. As duas
fazem referência ao tema clássico do anime, sendo uma versão “remasterizada” da
música e a outra sendo uma versão de orquestra muito impactante. Durante a
guerra também há o conflito Kakashi x Obito, que é “tempeirado” por temas
espetaculares como “Zutto Miteta”, “Kakashi to Obito” e “Obito no Theme”, sendo
variações de uma mesma melodia. Trago de volta para dar uma atenção especial a
“Chichi to Haha” e “Yawarakana Te”, que apesar de não serem necessariamente
tristes, são juntas as músicas mais emocionantes do anime para mim, pois marcam
o final de um trauma de Naruto que era não conhecer seus pais e a perda
prematura deles.
Naruto Shippuden OST 3 passa um ar de conclusão, fim de uma
longa jornada e isso é obviamente proposital, pois marca a finalização de uma
longa obra de 15 anos de anime (2002-2017) e de uma longa e marcante história
que faz parte da vida de milhões de fãs ao redor do mundo. É triste notar que
infelizmente nenhuma das trilhas está disponível em nenhum streaming e
recentemente vídeos postados no youtube vem tomando restrições atrás de
restrições. Vou me esforçar para achar cada tema mencionado e dar um jeito de
disponibilizar aqui.
Link para a Trilha Sonora completa de Naruto Shippuden:
- Pedro Lucas Branco
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