Trilha Sonora de Naruto Shippuden: Complexidade, Riqueza de Detalhes e Profundidade

Antes de iniciarmos, sugiro que leia o “Trilha Sonora de Naruto Clássico: a Genialidade Por Trás do Sucesso.” antes de ler este texto, para ter uma maior noção e contexto cultural sobre a composição de trilhas sonoras em animes shounen. Todas as faixas estão disponíveis no link, é só clicar.




Para começar, logo de cara temos uma mudança. Toshio Masuda, criador da trilha de Naruto deu lugar ao famoso Yasuharu Takanashi, que trabalhou em projetos como Beyblade G-Revolution, Hell Girl, Ikki Tousen, Fairy Tail, Shiki e Sailor Moon Crystal. Com a mudança, podemos observar uma grande diferença nas obras ao compará-las entre si. Naruto Clássico apela pra músicas mais retas, base de guitarra marcada, muitos temas bem caricaturados, alguns outros bem simples, o que não reduz o valor e qualidade dos temas. Naruto Shippuden trás um amadurecimento, possuindo em seu repertório maior seriedade, cautela e muita das vezes, trilhas especificas para a criação de um senso de urgência, união e companheirismo, sendo muito importante para a narrativa da história e seus diferentes plots.

Apesar de todas as diferenças, Yasuharu foi bem-sucedido em criar uma ideia de continuidade que veremos mais para frente no texto, mantendo muito bem a identidade da obra em sua trilha, sendo de fácil identificação para qualquer ouvinte e fã de animes de que se trata de uma música de Naruto.


Yasuharu Takanashi

Primeira Trilha

Naruto Shippuden OST 1 trata de apresentar o anime desde o início, mas é bom ressaltar que a primeira e segunda trilha se embaralham durante o anime, não tendo separação exata, ou seja, perpetuam-se juntas por toda a obra, tendo como novidade exclusivamente a terceira trilha que chega durante quarta guerra ninja, lá para o fim do anime. A primeira faixa é “Shippuden”, que concatena toda a ideia do anime, deixando perceptível o tom sério que o anime assume com as demandas geradas pela Akatsuki. A partir do retorno de Naruto à vila da folha, sua vida ganha um tom de responsabilidade, afinal, ele agora é um “homem adulto” e fora treinado por Jiraya, facilmente o ninja mais poderoso da vila no período, sendo imbuído do dever de proteger a vila, seus amigos e a si próprio, sendo o último quesito de importância internacional no mundo de Naruto, afinal, se Kurama, a bijuu que fora selada em seu corpo ao nascer caísse nas mãos da já citada Akatsuki, a segurança do mundo ninja estaria em jogo.

Os temas de luta mais importantes desta primeira parte são: "Ikari", "Akatsuki", "Hyakka Ryouran", "Kenkon'itteki" e "Kensei Gyakuten", sendo o último o mais icônico da fase inicial da obra.

De temas tristes, podemos ressaltar: "Utsusemi", "Aikouhenno", "Despair", "Tragic" (Não consegui achar o nome original), "Kodoku" e "Hakubo", sendo muito utilizados para Naruto e Sasuke respectivamente.

Existem outros temas muito importantes que não se encaixam em tipificações tão básicas, pois possuem maior complexidade e são usados em momentos distintos, muitas vezes com o intuito de ambientalizar uma cena, sendo o maior exemplo disso a própria “Shippuden”.


Capa de Naruto Shippuden OST 1

Segunda Trilha

Naruto Shippuden OST 2 já começa de forma espetacular com um dos temas mais icônicos do anime e que possui uma curiosidade que poucos percebem. “Shouryuu” traz a lembrança de um dos momentos mais marcantes do anime: a luta de Jiraya contra seu ex-discípulo, Pain. No início, podemos perceber uma referência à um dos jutsus de Jiraya, o Oodama Rasengan. A trilha marca também a reviravolta durante o ataque de Pain à vila da folha, quando Konohamaru consegue derrotar um dos 6 caminhos sozinho com seu novo jutsu ensinado por Naruto, o rasengan, salvando assim seu mestre e amigos.

No segundo tema podemos encarar “Rinkai” como uma clara referência à trilha de Naruto Clássico pela sua construção semelhante.

Os temas de vilões chegam com toda força, gerando um impacto gigantesco para os membros da Akatsuki, tendo como destaque “Kouen” que fez parte de lutas memoráveis trazendo consigo uma base de guitarra pesadíssima e um coral que arrepia qualquer um, “Kakuzu”, que gera uma tensão e estado de alerta, “Hidan”, que casa bem com as bizarrices do personagem, causando desconforto no ouvinte, “Hyouhaku”, o peculiar tema de Sasuke, que remete à filmes de western e “Girei”, a música tema de Pain, Nagato e Konan.

Estamos bem servidos de temas tristes, com “Guren”, “Samidare” e a devastadora “Shirobae”.

Temas de luta é o que não falta aqui, como “Shikkuu”, “Gekiha”, “Nankoufuraku” e “Kokuten”



Capa de Naruto Shippuden OST 2

Terceira Trilha

A terceira trilha sonora do anime se faz presente mais para o meio e final da guerra ninja, tendo algumas de suas músicas inseridas em outros contextos anteriores, como “Chichi To Haha”, uma das músicas mais emocionantes do anime por ser o tema tocado durante o discurso de Kushina e Minato para Naruto antes de suas mortes.

Naruto Shippuden OST 3 é repleta de novos temas de batalha incríveis que seguem uma linha diferente dos temas anteriores por servirem contextos diferentes. As trilhas anteriores focavam em uma só direção, um só contexto. Eram trilhas bastante complexas, mas que serviam à batalhas fechadas com poucos inimigos e aliados. Como o contexto dessa trilha é a guerra ninja, as músicas foram compostas com a ideia de engrandecer a batalha e que dão a sensação de espaço físico grande. É difícil explicar isso, mas é como se as trilhas anteriores fossem tocadas em um estúdio e direto para seus fones enquanto a 3° trilha passa a sensação de ser tocada em um estádio ou campo de batalha imenso. Além disso, acontecem vários momentos de crescimento durante a música, um pouco diferente da 2° trilha, por exemplo, que mantém uma ideia após o ápice da música, isso tudo para servir à complexidade de um combate com milhares de envolvidos.


Capa de Naruto Shippuden OST 3


Algumas trilhas são muito icônicas, como “My Name”, música tema da transformação de Naruto em Kurama durante a guerra e “Yondaime Hokage”, música lembrada por ser tema do incrível rasengan aplicado por Minato em Obito durante o ataque à Konoha. Gostaria de ressaltar também as trilhas “Uzumaku Neppuu” e “Isami Aru Monotachi” por gosto pessoal. Para mim, são músicas incríveis que valem a pena ser escutadas, apesar de não serem temas recorrentes durante o anime.


Minato golpeando Obito com seu rasengan


São vários os temas de vilões, como “Kyuubi Hatsudou”, que apesar do nome, foi usada em diversos outros contextos, “Ohtsutsuki Kaguya”, “Kaze to Honoo” e “Zetsu no Theme” que é um dos temas mais tensos de todo anime, sendo usado nos momentos de maior reviravolta na obra, como por exemplo, quando Madara se liberta do controle de Kabuto e ativa seu Susano´o perfeito. Vale dar uma atenção especial a “Junkyousha”, composição que mistura outros temas de Sasuke em um único tema pesadíssimo com uma das melhores linhas de guitarra que já escutei (é sério). Esse tema é usado especificamente quando Sasuke decide ser uma espécie de ditador do mundo e parte para a decisiva luta com Naruto no vale do fim. Apesar do propósito ruim do personagem, o tema consegue dar um pouco mais de impacto à decisão de Sasuke.

No meio da guerra somos surpreendidos com um “filler” (está entre aspas porque não é) da história de Kaguya, Hagoromo, Hamura, Ashura, Indra e Zetsu negro, criação do chakra e mundo shinobi, além da história do princípio do clã Uchiha e Senju e seus conflitos. Para acompanhar essa história bacana nós temos algumas trilhas interessantes, como “Ashura – Indra”, “Tomoyo”, (que é linda inclusive) e “Tsumetaki Tsuchi”.

Como vamos entrar nos temas tristes, é importante conhecer o contexto. O anime estava chegando ao fim, então os compositores escolheram trazer antigos temas de Naruto Clássico e repaginá-los. Isso foi a machadada final no coração dos fãs, que ao verem o conflito Naruto x Sasuke ao som de “Nostalgia” e “Todokanu Hito Ni”, a famosa flautinha do Naruto (Sadness And Sorrow) em duas versões diferentes: “Naruto Main Theme” e “Michi wa Tsuzuku”. As duas fazem referência ao tema clássico do anime, sendo uma versão “remasterizada” da música e a outra sendo uma versão de orquestra muito impactante. Durante a guerra também há o conflito Kakashi x Obito, que é “tempeirado” por temas espetaculares como “Zutto Miteta”, “Kakashi to Obito” e “Obito no Theme”, sendo variações de uma mesma melodia. Trago de volta para dar uma atenção especial a “Chichi to Haha” e “Yawarakana Te”, que apesar de não serem necessariamente tristes, são juntas as músicas mais emocionantes do anime para mim, pois marcam o final de um trauma de Naruto que era não conhecer seus pais e a perda prematura deles.



Susano´o perfeito de Madara


Naruto Shippuden OST 3 passa um ar de conclusão, fim de uma longa jornada e isso é obviamente proposital, pois marca a finalização de uma longa obra de 15 anos de anime (2002-2017) e de uma longa e marcante história que faz parte da vida de milhões de fãs ao redor do mundo. É triste notar que infelizmente nenhuma das trilhas está disponível em nenhum streaming e recentemente vídeos postados no youtube vem tomando restrições atrás de restrições. Vou me esforçar para achar cada tema mencionado e dar um jeito de disponibilizar aqui.

Link para a Trilha Sonora completa de Naruto Shippuden: 

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- Pedro Lucas Branco

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