Trilha Sonora de What If...? A Marvel corrigindo os erros do passado
E se... O UCM Tivesse Continuídade Musical?
Última vez que estive aqui falei pra caramba,então tentarei ser breve já que isso não é um Trilhado as Trilhas.
Se me conhece ou já leu alguma de minhas postagens (especificamente a de Era de Ultron), sabe que prezo uma continuídade musical e que o MCU (ou UCM) pecou um bocado em seu início. A Fase 1 foi conflituosa, com o segundo Homem de Ferro, Favreau substituiu Ramin Dijawadi (Game of Thrones, Westworld, Rim do Pací... Pacific Rim) por seu compositor de preferência John Debney. Debney por sua vez não adotou o tema de Djawadi e criou o próprio ainda na veia Heavy Metal. Mas em O Primeiro Vingador, Alan Silvestri entraria na jogada. e continuaria em Vingadores, que oportunidade! Cap, Thor, Hulk, todos tinham temas e o Homem de Ferro tinha 2... mas, segundo Silvestri, a ideia nunca passou pela cabeça de ninguém na produção, o foco era no tema dos Vingadores (o que acabou muito bem), mesmo assim o tema do Capitão e o motif do Tesseract foram reusados de O Primeiro Vingador, estabelecendo a primeira continuídade musical. Silvestri também criou um tema para a Viúva Negra e um novo motif para o Homem de Ferro, e em Era de Ultron um passagem foi reutilizada para simbolizar o Hulk,
A Fase 2 introduziu Brian Tyler para ser o compositor de Homem de Ferro 3, Thor 2 e Era de Ultron, mais um tema para Tony Stark dessa vez mais orquestral que ambos que o antecederam, e outro para o Thor, o único tema que sobrevive é o do Capitão América, aparecendo em Thor 2 e no início de Soldado Invernal que trouxe Henry Jackman a bordo, com um novo tema para o Cap moderno, Bucky Invernal e um motif para o Falcão, mas o de Natasha foi esquecido. Guardiões da Galáxia com Tyler Bates e sua ótima trilha apagada pelas músicas que enchem o filme, e não preciso falar mais de Era de Ultron, trouxe de volta o tema dos Vingadores com Elfman e Tyler tentou com os seus (e os de Silvestri). Homem-Formiga de Christophe Beck, considerada por muitos a melhor trilha do UCM, introduz diversos temas a todos seus personagens e traz de volta o dos Vingadores e o motif do Falcão.
Henry Jackman retorna para Guerra Civil, iniciando a Fase 3, e tirando algumas breves menções de seus temas de Cap 2, o do Soldado Invernal e o do Homem-Formiga, a maioria é material novo, mais um tema na conta do Homem de Ferro. Michael Giacchino faz um ótima primeira impressão com Doutor Estranho, estabelecendo um som para o personagem por uma harpa/harpsichord, assim como um ótimo tema. Com Guardiões 2, Gunn e Tyler Bates se reúnem novamente, oficialmente iniciando a nova era de compositores retornando, e com eles seus temas. Giacchino volta em De Volta ao Lar, com um novo tema para o Miranha e... para o Homem de Ferro... mas o dos Vingadores continua pela quarta vez. Ragnarok arrebentou a boca do balão ao revisitar a trilha de 4 filmes diferentes, o tema de Tyler para Thor 2, e o de Bruce e Natasha em Era de Ultron (só melhoraram as piadas), o da antiga série do Hulk também utilizado em O Incrível Hulk "The Lonely Man", e o de Doyle encerrando a trilogia com o tema inicial, lindo.
Ludwig Göransson chega com uma explosão, Pantera Negra ganhou o Oscar de melhor trilha e fez o povo começar a prestar mais atenção nas trilhas do UCM. O tema reprisou em Guerra Infinita, inserido diretamento do filme, porque Alan Silvestri recebeu a instrução de não citar nenhum tema além dos Vingadores, por medo de ficar muito confuso... Howard Shore ligou, disse que isso é a maior palhaçada, pegaram Silvestri de volta, compositor mega capaz, veterano, e colocaram uma barreira. Não o impediu de usar o motif do Tesseract e algumas passagens de O Primeiro Vingador, e criar uma trilha espetacular... mas e se? (Deve-se dizer que direitos autorais entram na conversa, tudo relacionado ao Homem Aranha e ao Hulk são da Sony e Universal, incluíndo a música.)
Homem-Formiga e a Vespa aliviam o coração dolorido até na música, com o retorno de Beck e a continuação e evolução de seus temas para o primeiro filme. Capitã Marvel trouxe a primeira compositora para o UCM (DC, cadê vocês? Máscara do Fantasma foi a décadas, esquece o Hans) e... infelizmente a trilha é quase imperceptível no filme, mas confie em mim o tema é exelente. E então, Ultimato. Silvestri recebeu carta branca e ele a usou, Capitã Marvel, Homem de Ferro (de De Volta ao Lar), Capitão América, Doutor Estranho, Homem Formiga, Viúva Negra, Ragnarok e claro Vingadores, Silvestri cita todos no filme (cadê minha versão espandida do álbum Marvel?! CADÊ?!) e termina sua jornada, como começou, com o tema de O Primeiro Vingador, belíssimo.
Longe de Casa veio logo depois para fechar a Fase 3 e com ele, Michael Giacchino com um novo tema para Nick Fury (Novo porque o início do tema dos Vingadores, sabe, as cordas, era para ser um motif da SHIELD, mas essa ideia acabou indo pro brejo) e expandindo o do Homem Aranha, e como no primeiro, mencionando o dos Vingadores. E então veio a pandemia, mas se não me engano Viúva Negra era para ter sido lançado antes de WandaVision, independentemente, ambas não fazem muita questão de revisitar materiais passados, Viúva Negra utiliza o tema dos Vingadores no final e WandaVision tem Beck de vota e o tema do Doutor Estranho na pós-creditos do último episódio. Como WV é bem separado do UCM em si era de se esperar, apesar de Wanda ter um tema em Era de Ultron.
Os comentários estão em guerra sobre qual tema (se for um tema) é citado aqui. Alguns acham que é o de Thanos, outros veem alguma similaridade com Era de Ultron... Eu acho que é nota por nota um dos temas de Guerra Civil 😅 Vê só:
E quando tudo parecia perdido, Capitão América e o Soldado Invernal chega pra aquecer o coração, Henry Jackman retorna e ele brinca com a série, basicamente um compilado de seus outros 2 trabalhos e tranformando o motif do Falcão em um verdadeiro tema do Capitão América.
Loki é um personagem curioso... o único tema memorável (de 4) pra mim foi o de Tyler para O Mundo Sombrio. Bem, isso mudou com Natalie Holt, (DC foi esperta e já pegou ela para Batgirl, oficialmente Batman é a única propriedade da DC com compositoras, Shirley Walker e Lolita Ritmanis no DCAU, Sherri Chung em Batwoman e agora Natalie Holt) que trouxe um som diferente de tudo no UCM, bem Wagneriano, com alguns elementos que Mark Mothersbaugh usou em Ragnarok.
E depois dessa breve aula de história chegamos a What If... e nunca com todos esses precedentes imaginei que veria um compositor utilizando tantos temas de outros compositores, e prepare-se... porquê irei listá-los!
Main Title
Curiosidade revelada pela compositora, o coro está invertido e quer dizer Earth 616, Stan and Marvel, What If Stan Marvel
Episódio 1
Faixa 2 contém o tema dos Vingadores por Alan Silvestri
Faixas 2, 8, 9, 12, 13, 16 contém o tema do Capitão América por Alan Silvestri
Episódio 2 Contém elementos nas cordas de Guardiões da Galáxia por Tyler Bates
Ocasionais batidas de Pantera Negra por Ludwig Göransson
Faixas 5, 10, 12 e 15 contém temas de Pantera Negra por Ludwig Göransson
Faixas 13 e 14 contém o tema de Guardiões da Galáxia por Tyler Bates
Episódio 3
Faixa 1 contém o tema dos Vingadores por Alan Silvestri e o tema de Thor por Patrick Doyle
Faixa 3 contém o tema da Viúva Negra de Vingadores por Alan Silvestri
Faixa 13 contém o tema de Hank Pym de Homem-Formiga por Christophe Beck e o de Fury de Longe de Casa por Michael Giacchino
Faixa 17 contém o tema da Capitã Marvel por Pinar Toprak
Episódio 4
O som estabelecido por Giacchino no hapischord está por todo o episódio
Faixas 2, 5, 11, 13 e 14 contém o tema do Doutor Estranho por Michael Giacchino
Episódio 5
Faixas 2 e 3 contém o tema dos Vingadores por Alan Silvestri
Episódio 6
Faixa 2 contém o tema dos Vingadores por Alan Silvestri
Faixas 2, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16 e 17 contém temas de Pantera Negra por Ludwig Göransson, principalmente o de Killmonger
Episódio 7
Faixa 7 contém o tema da Capitã Marvel por Pinar Toprak
Faixa 15 contém um motif de Thor Ragnarok por Mark Mothersbaugh
Episódio 8
Faixa 4 contém o motif de Thanos por Alan Silvestri
Faixa 5 contém o tema da Capitã Marvel por Pinar Toprak
0 menções do tema de Ultron para minha tristeza
Episódio 9
Faixa 2 contém o tema e elementos nas cordas de Guardiões da Galáxia por Tyler Bates
Faixas 3, 8, 18 e 19 contém o tema de Killmonger de Pantera Negra por Ludwig Göransson
Faixa 12 contém o tema da Viúva Negra de Vingadores por Alan Silvestri
Faixa 13 contém o tema de Ultron por Brian Tyler
Faixas 13, 14 e 19 contém o tema do Doutor Estranho por Michael Giacchino
Faixa 21 contém o tema dos Vingadores por Alan Silvestri
Faixa 22 contém o tema do Capitão América por Alan Silvestri
E não só de temas recorrentes vive o homem, as trilhas de Laura Karpman são incríveis também, o tema da Capitã Carter é o do Steve invertido, a música de assalto para o episódio 2 e o motif do mistério no 3, o mickeymousing no 7º, e o extremamente emocional episódio 4, top de linha.
Ultimato e Silvestri andaram para que o UCM podesse correr com a continuídade musical, mas com o multiverso a espreita a pergunta é, começando a gerenciar bem seus próprios temas, será que usarão antigos? O crossover da Crise nas Infinitas Terras do lado da DC não se envorgonhou da história temática, e se Sem Volta Pra Casa for mesmo tudo isso, Giacchino tem um grande pepino nas mãos. E Elfman e sua mentalidade de "só os temas originais importam", "só existe um tema do Batman" (o dele, mas eu daria essa honra a Shirley Walker e o DCAU) podem ser uma benção e maldição, está confirmado que o tema de Giacchino retornará, mas e o de WandaVision? Elfman criou um para ela em Ultron, tudo depende de quais temas ele considera "originais".
O futuro parece brilhante e ao mesmo tempo preocupante, de qualquer forma, sempre terão aqueles na Internet fazendo o trabalho pela Marvel... Mas What If...? realmente é um passo na direção certa, viva Laura Karpman!
Comentários
Postar um comentário