Turma da Mônica: Laços | Uma aula sobre como adaptar clássicos.

 

Turma da Mônica: Laços (2019)

Turma da Mônica: Laços é a primeira adaptação pra Live-Action dos famosos e atemporais gibis da "Turma da Mônica", que fazem a infância de brasileiros desde 1959, produzido pela Maurício de Sousa Produções e lançado em junho de 2019.

O filme foi um sucesso e já até tem sequência com estréia pra fim de 2021, mas o que muita gente NÃO sabe é que o filme "Laços" não é uma representação solta dos gibis de Maurício de Souza.

Na verdade ela adapta uma Graphic Novel de mesmo nome que foi escrita e ilustrada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, lançada em 2013 para comemorar os 50 anos de carreira de Maurício de Sousa.

Turma da Mônica: Laços (2013)

Mesmo sendo escrito por novos autores, a Novel respeita a essência das crianças da turma e entrega uma história com muito coração, química entre os personagens, com um toque a mais de humanidade.

O filme também não fica pra trás! A adaptação dirigida por Daniel Rezende acerta ao traduzir para carne e osso os personagens de Maurício de Souza e a linda história de Laços.

O filme segue o mesmo enredo da Novel: A Turma se aventurando na floresta do limoeiro em busca de Floquinho, o cachorro perdido de Cebolinha.

E diferente de adaptações famosas e de orçamento gordo que de comum com o material original só tem o nome (Como "Vingadores: Era de Ultron" e Homem-Aranha: De Volta ao Lar"), o roteiro de Laços não retira nada da Novel, só adiciona.

Paralelo do filme e da Graphic Novel.

Outro acerto do filme é o elenco. Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira interpretam Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, respectivamente, e você vê neles a essência dos personagens, e não só no visual.

O desenvolvimento da Turma e a entrega da proposta (os Laços entre eles) acaba sendo melhor explorada nas 1h37 do filme do que nas 80 páginas da Novel. É difícil a amizade entre os quatro e a relação de implicância entre Mônica e Cebolinha não tirar um sorriso (ou uma lágrima) do espectador.

Primeira foto promocional do elenco.

Mas não só de elenco principal se faz um filme. Os coadjuvantes, assim como na Novel, aparecem pouco mas são bem utilizados. O filme tem participações especiais muito notáveis, como Rodrigo Santoro inrepretando O Louco, e uma cena com Maurício de Souza alá Stan Lee.

Com esse conjunto de acertos, é claro que o filme foi sucesso de crítica e público.

Turma da Mônica: Laços é um exemplo de filme família, adaptação de quadrinhos e respeito à materiais nacionais.

É difícil falar de Laços sem entregar um pouco do enredo, mas o esforço pra fazer isso é válido pra recomendar a leitura da Novel, que além de curta é uma delícia, e ao filme, que bebe da mesma fonte.

Créditos finais de Turma da Mônica: Laços (2019)

O filme vai receber uma sequência, "Turma da Mônica: Lições", é inspirada na Graphic Novel de mesmo nome, que estréia dia 30 de dezembro nos cinemas brasileiros.

- Tiago Sampaio


Comentários

Postagens mais visitadas