Homem-Aranha: De Volta ao Lar | Subestimado por implicância!

 

Spider-Man: Homecoming (2017)

O Homem-Aranha, criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Fantasy #15, foi por muito tempo o carro chefe da Marvel Comics em todos os tipos de mídia, desde os quadrinhos, até adaptações para televisão. Até hoje o herói é um dos personagens fictícios mais populares entre crianças e adultos, estando constantemente nos assuntos mais comentados na internet.

Em 1999, após uma crise que quase causou a falência da Marvel Entertainment, os direitos de cinema do Homem-Aranha foram vendidos à Sony Pictures Entertainment. A Marvel ainda era dona do personagem e dos quadrinhos, mas a qualquer adaptação cinematográfica do personagem a partir de agora era exclusivamente da Sony.

Em 2002 a Sony lança seu primeiro filme do personagem: "Homem-Aranha", que consagrou o personagem nos cinemas e é até hoje um favorito dos fãs mesmo não sendo a melhor das adaptações do personagem. Dirigido por Sam Raimi e estrelando Tobey Maguire como Peter Parker, o herói título, o filme rendeu uma trilogia que se encerrou em 2007.

Trilogia "Spider-Man"

Em 2012 a Sony lançou primeira tentativa de criar um universo maior com o Homem-Aranha em O Espetacular Homem-Aranha, dirigido por Marc Webb e com Andrew Garfield interpretando o herói escalador de paredes.

O filme não foi muito bem recebido por todos os fãs mesmo sendo mais aproximado dos quadrinhos do que a primeira trilogia, a franquia foi cancelada em seu segundo filme e a Sony acabou abandonando a ideia de expansão daquele universo.

Duologia "The Amazing Spider-Man"

Foi então que em 2015 a Sony Pictures Entertainment anuncia uma parceria com a reestabelecida Marvel Studios, que agora pertence à Disney.

A parceria permitiu que uma nova adaptação cinematográfica do Homem-Aranha fosse lançada, mas com o diferencial de que essa nova franquia seria ligada ao Universo Cinematográfico da Marvel, e a nova versão do "Cabeça de Teia" fez sua estréia em 2016, no filme Capitão América: Guerra Civil.

Homem-Aranha em "Captain America: Civil War"

Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi lançado em 2017, e diferente dos primeiros filmes que contaram a origem do personagem, esta decidiu focar no desenvolvimento e amadurecimento de Peter Parker como um super-herói.

Dirigido por Jon Watts e estrelado por Tom Holland, o filme foi automaticamente odiado pelos fãs antigos dos filmes do Aranha.

É um fato que este Homem-Aranha é diferente dos anteriores, mas isso faz dele necessariamente um Homem-Aranha ruim?

Imagem promocional de "Spider-Man: Homecoming"

Um Peter Parker mais jovem, nos seus 15 anos entrando no Ensino Médio e o mais importante: rodeado de grandes heróis.

Nesse universo, Peter cresceu vendo o Homem de Ferro e os Vingadores salvando o mundo e os tinha como inspiração e  principais modelos de heroísmo.

O Homem de Ferro e um jovem Peter Parker em "Iron Man 2"

Essa é uma versão que desenvolve o heroísmo de Peter com mais leveza e menos pressa por saber que tem tempo pra isso, aproveitando dos filmes antigos para não se aprofundar na origem dos seus poderes.

Essas diferenças e a falta de diálogos extremamente expositivos fizeram o público estranhar esse novo Peter Parker, que na verdade carrega toda a essência do personagem dos quadrinhos mesmo que de uma forma diferente das iterações anteriores.

Afirmações como: "Esse Peter não tem Tio Ben.", "Peter Parker milionário? Inadmissível, Homem-Aranha sempre foi pobre!" e "Como assim Homem-Aranha sem lema?" só comprovam que sem um DIALOGO EXPOSITIVO com frases de efeito óbvias, o expectador não capta as mensagens passadas.

Quer um exemplo? Confira a cena de introdução de Peter Parker em "Capitão América: Guerra Civil":


Primeiro ponto: "o Homem-Aranha sempre foi pobre!"

Sim, e aqui não foi diferente. Peter diz pra Tony Stark como estava feliz por ter encontrado peças de DVD player no lixo e seu computador é totalmente construído de peças usadas. O celular usado por Peter nos filmes também é um Iphone 3 quebrado (bem antigo pro mundo tecnológico do UCM).

Segundo ponto: "Peter Parker sem Tio Ben? Como assim Homem-Aranha sem Lema?"

Pera aí, Peter sabe SIM que "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", mas aqui, ao invés de apenas repetir a frase clássica do personagem, Peter diz "Quando consegue fazer as coisas que eu consigo, mas não faz, e aí coisas ruins acontecem, a culpa é sua.", que dá literalmente o mesmo sentido, sem precisar jogar na cara do expectador que ele está fazendo referência ao ocorrido com seu Tio Ben.

O Homem-Aranha é o herói mais popular da Marvel e dispensa qualquer apresentação. Não é necessário que em todo momento a essência do personagem esteja estampada em verde e amarelo na tela, e é aceitável que seja feita de forma sutil até pra ser mais orgânica e natural no contar da história.

Tom Holland como Peter Parker, o Homem-Aranha

Outra reclamação recorrente é sobre a irresponsabilidade e dependência de Peter por outros heróis (especificamente o Homem de Ferro).

O que é verdade! O Peter do UCM realmente era irresponsável e dependente, mas esse é todo o enredo de "De Volta ao Lar"!

O filme trata da jornada de descobrimento de Peter sobre o que é ser um herói e quais as responsabilidades de ser um.

Em diversos momentos do filme Peter precisa decidir entre sua vida pessoal e seus deveres como o Homem-Aranha.

Peter não aproveita a festa com seus colegas de classe, perde o campeonato e o passeio da escola além de perder diversos momentos com a menina que gostava, incluindo o baile!

Homem-Aranha: De Volta ao Lar representa fielmente o conceito antigo de que Para o Homem-Aranha vencer, Peter Parker precisa perder.

Peter abandona a festa de Liz Allen.

E sobre a dependência de outros heróis, o filme também mostra a aceitação de Peter como o Amigão da Vizinhança e vence o vilão usando um pijama, aprendendo que não era o traje de Stark que o fazia um herói.

Peter levanta os escombros sozinho, realizando que ELE é o Homem-Aranha, não o traje.

E por falar no vilão, Adrian Toomes, o Abutre, também é um dos pontos criticados do filme. 

"Ele é vilão do Homem de Ferro, não do Aranha!". Mas na verdade não é isso.

Toda a motivação do Abutre vem de sua família e da forma que ele encontrou pra sustentá-la depois que seu trabalho foi retirado por uma empresa criada por Tony Stark.

A relação do Tony na origem do vilão é apenas para contextualizar nesse universo estabelecido. Em nenhum momento Adrian procura vingança contra Stark ou mesmo cita o Homem de Ferro como o causador de seus problemas.

Adrian ama sua família, e para mantê-la está disposto a enfrentar qualquer um que estivesse em seu caminho, sendo o sorteado da vez o Homem-Aranha.

Abutre vs Homem-Aranha

Vale destacar que a interpretação de Michael Keaton (Batman 1989, Birdman) como Abutre é um dos pontos fortes do filme, sendo convincente na motivação e intimidador não só para o protagonista mas também para quem assiste.

Michael Keaton como Adrian Toomes

De Volta ao Lar é um ótimo filme do Homem-Aranha, sendo criticado pela ausência de detalhes que na verdade estavam no filme desde sempre!

É verdade que a sua sequência, "Homem-Aranha: Longe de Casa" é um retrocesso no desenvolvimento do personagem, ignorando toda a jornada de amadurecimento de Peter em De Volta ao Lar, mas um filme não anula o outro!

Spider-Man: Far From Home (2019)

De Volta ao Lar só precisa ser assistido sem esperar que tudo seja mastigado como os filmes anteriores fizeram. Até porque, já é a terceira vez! Quem não conhece o Homem-Aranha?

Mesmo sendo duramente criticado, Tom Holland estrela seu terceiro filme solo em "Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa", filme que estréia dia 16 de Novembro exclusivamente nos cinemas, além de um quarto filme confirmado recentemente pela Sony Pictures.

Spider-Man: No Way Home (2021)

– Tiago Sampaio

Comentários

Postagens mais visitadas