Quadrinhos SEMPRE foram Lacração! | Um texto por Davi Almeida

Um guia para quem nunca leu uma mera HQ ou nunca entendeu o que são de fato os quadrinhos:

São retratos da realidade!

Um filho que perde os pais, famílias não estruturadas, soldados em guerra, racismo, assassinato, adolescentes tendo que lidar com responsabilidade, sexualidade e diversas outras situações de uma vida pessoal real.

Tendo noção disso e já conhecendo a realidade, não há espanto com: casamento homoafetivo entre Northstar e Klye Jinadu (X-men), Hera Venenosa e Arlequina e agora Jonathan Kent com Jay Nakamura.

Hera Venenosa e Arlequina na série "Harley Queen"

Ao entender que Superman sempre foi um herói de representação na infância dos americanos do século passado ao morarem num país com constantes guerras, fizeram as crianças terem o então almejado patriotismo ao usar as cores da bandeira, e ser um defensor da causa americana, ele representava todo um contexto social presente em sua época e conforme a alteração da sociedade e da realidade americana, houve a alteração também no Homem de Aço. Um herói que começou primeiramente como um vigilante já não agiria do mesmo modo.

“Concordo. Mas não por esses meios, Nós tentamos inspirar as pessoas... Não julgá-las”

Adventures of Superman 612 (março/2003)

Escritores de quadrinhos, ao escrever, buscam tratar a realidade para alcançar a identificação com o leitor. Ter Jhonatan Kent como bissexual é um retrato de uma realidade muito presente na sociedade atual, não é pauta social por justamente vender.

“Sempre incluí minorias em minhas histórias, muitas vezes como heróis. Vivemos em uma sociedade diversificada – na verdade, um mundo diverso, e precisamos aprender a viver em paz e com respeito uns pelos outros.”

– Stan Lee

DC Pride Anthology

Esse texto foi escrito pelo autor convidado Davi Almeida (@davimfalmeida), um fã de Homem-Aranha e da DC Comics indignado com a ignorância no mundo nerd.

Comentários

Postagens mais visitadas