Assassin's Creed | Explicando a saga
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Os protagonistas de Assassin's Creed |
Assassin's Creed é uma franquia de jogos desenvolvidos e publicados pela Ubisoft desde 2008. Um dos títulos mais rentáveis do mundo dos games, a franquia possui um enredo extenso que ultrapassa os jogos, chegando em livros, quadrinhos, animações e até um filme, todos canônicos no mesmo universo.
O problema é que essa forma "embaralhada" de contar a história desse universo confunde muitas pessoas que chegaram nos novos jogos ou que sequer saibam que a franquia possui outras mídias. A franquia começou em 2007 e "Assassin's Creed" narra a história de uma guerra ideológica travada durante toda a História da humanidade por dois grupos.
De um lado, o grupo que luta pelo Livre-Arbítrio. Pela liberdade de viver sem amarras e limitações. Esse grupo é conhecido como CAOS. Este é o ideal seguido pela Irmandade que dá nome ao jogo: O Credo dos Assassinos.
A Irmandade dos Assassinos |
Do outro lado, o grupo que luta pelo controle e é conhecido como ORDEM. A ideia de que a humanidade precisa ser controlada pelo seu próprio bem, em prol da sobrevivência e da evolução. Esse é o ideal seguido pelo grupo antagonista da franquia: A Ordem dos Cavaleiros Templários.
A Ordem dos Templários |
No fim, ambos os grupos almejam proteger a humanidade, mas de formas bem distintas. A rixa entre eles é fundamentada no conceito "O fim justifica os meus meios, mas os seus são inadmissíveis!"
Para cumprir seus objetivos, os Templários estão sempre em busca das Peças do Éden, artefatos perdidos de uma civilização ancestral conhecida como Isu que foram construídos para controlar a raça humana. Os Assassinos se encarregam de impedir que os Templários coloquem as mãos nos artefatos, tentando ao máximo os coletar com antecedência.
A Espada, o Cajado e as maçãs do Éden. Cada artefato com seu próprio propósito e habilidade. |
Para encontrar a localização dos artefatos, os Templários, sob a fachada de uma empresa farmacêutica chamada Abstergo, desenvolvem o Animus, uma máquina capaz de acessar memórias genéticas, a fim de seguir os passos de indivíduos no passado que tiveram contato com Peças do Éden.
Animus 1.0 |
A fim de encontrar a Maçã do Éden, um artefato capaz de controlar mentes, a Abstergo rastreia Desmond Miles, um jovem bartender em Nova York e o primeiro protagonista da franquia.
Desmond nasceu dentro da Irmandade dos Assassinos e vinha de uma família muito devota ao credo. Se William Miles, seu pai, era um Mestre da Irmandade e comandava uma base/fazenda da na Dakota do Sul, onde viviam reclusos após o quase extermínio do Credo pelos Templários no ano de 2000 (história contada na série em quadrinhos Assassin's Creed: Subject 4).
Capa da coletânea "Assassin's Creed: Subject 4" |
Farto da vida na fazenda e do Credo, Desmond foge pra Nova York, onde é sequestrado pelos Templários e levado para a sede da Abstergo em 2012.
Desmond Miles |
A Abstergo precisava do indivíduo certo e com a descendência certa para encontrar a Maçã. E, para o azar de Desmond, a família Miles possui uma vasta ascendência de indivíduos importantes na história da guerra Assassinos x Templários, por muitos de seus ancestrais tiveram contato com pelo menos uma Peça do Éden.
Os Templários forçam Desmond a viver pelo Animus as memórias de Altaïr Ibn-La'Ahad, um assassino do século XIII que viveu durante a Terceira Cruzada na Terra Santa.
Altaïr Ibn-La'Ahad |
Antes que pudesse descobrir onde Altair guardou o artefato, Desmond é resgatado por Lucy Stillman, uma assassina infiltrada na Abstergo à mando de William Miles e o leva para uma base improvisada, onde Desmond conhece Shaun Hastings e Rebecca Crane, que viriam a ser sua equipe pelos próximos jogos.
Rebecca, Desmond, Shaun e Lucy |
Em Assassin's Creed II (2009) e Assassin's Creed Brotherhood (2010), Desmond vive as memórias de Ezio Auditore de la Firenze. Um Assassino do século XV, no auge da Renascença Italiana.
Ezio e a Maçã do Éden |
Aos olhos de Ezio, Desmond recebe uma mensagem dirigida à ele por Minerva, direto dos tempos em que os Isu, os seres da Primeira Civilização, ainda coexistiam com os humanos. A mensagem dizia que Desmond era a única esperança para o planeta.
Minerva falando com Desmond por meio de Ezio, o mensageiro. |
Além da mensagem de Minerva, Desmond também encontrou diversas mensagens encriptadas de Clay Kaczmarek, o homem que a Abstergo usou de cobaia no Animus antes de Desmond. As mensagens mostravam um pouco mais da Primeira Civilização e relatava algumas Peças do Éden encontradas no curso da história humana.
Desmond e os Assassinos obtém sucesso em recuperar a Maçã do Éden, mas ao tocar no artefato, Desmond é possuído por Juno, uma Isu que revela pra ele que Lucy tinha sido seduzida pelos Templários, e que todo esse tempo ela tinha sido enviada para assassinar Desmond depois de recuperar a Maçã.
Após a revelação, Desmond se vê obrigado a matar Lucy.
Desmond mata Lucy |
Sobrecarregado com as informações do Animus e do Artefato, Desmond cai em coma. Para se recuperar, Rebecca e Shaun o colocam de volta ao Animus e finalmente pedem socorro ao seu mestre, William Miles, que se junta ao grupo na jornada.
Em Assassin's Creed Revelations (2011), com seu corpo ainda em coma, Desmond desperta no Cinza, uma área instável no Animus onde ele encontra a consciência do próprio Clay Kaczmarek, que o explica que a única forma de sair do Cinza é separar as suas memórias das de Ezio, que estavam colapsando devido ao grande período de tempo que Desmond passou no Animus.
Clay recebe Desmond no Cinza. |
Após fazer isso, e consequentemente se encontrar de forma virtual no passado com seu anscestral, Desmond finalmente entende o seu papel e acorda de seu coma sabendo o seu próximo destino.
Ezio se encontra com Desmond virtualmente através do tempo |
Durante o tempo que passou no Cinza, Desmond descobriu a verdade sobre os Isu: 70 mil anos atrás, eles eram a civilização que dominava o planeta Terra. Os Isu criaram os humanos para servir e estes os viam como deuses pois não eram capazes de enxergar e entender a ciência Isu, que era concebida por eles como magia.
Os deuses da cultura humana em Assassin's Creed nada mais são que Isus: Zeus, por exemplo, é um dos nomes do Isu Júpiter.
Juno, Minerva e Júpiter em Assassin's Creed Revelations. |
Com o tempo, Isus e humanos se aproximaram o suficiente para que alguns começassem a se relacionar, e assim surgiram os híbridos. Estes indivíduos não eram tão grandes ou poderosos como os Isus, mas eram capazes de entender e utilizar sua ciência, além de serem mais fortes e resistentes fisicamente do que os Humanos.
Exemplo desses indivíduos?
Adão e Eva.
Eva e Adão em Assassin's Creed II |
Diferente da história bíblica onde Adão e Eva são expulsos do Éden, na lore de Assassin's Creed eles fogem da maior cidade Isu levando consigo uma das Maçãs, começando a ideia do Livre-Arbítrio pelo qual luta a Irmandade dos Assassinos.
Eva e Adão fogem do Éden. |
A partir deles, a humanidade começou a se espalhar pelo mundo até o momento em que o número de humanos já se igualava (ou era maior) ao de Isus, mas a humanidade só veio a ser a raça dominante do planeta quando os Isus foram extintos por uma explosão solar.
Os Isu, que diferente dos humanos conseguem ler o percurso do tempo, já tinham conhecimento sobre a Grande Catástrofe, o dia em que o sol liberaria uma energia que destruiria a vida no planeta, mas não foram capazes de desenvolver nada que a impedisse de acontecer.
Sabendo que os humanos seriam os únicos sobreviventes da Catástrofe, alguns Isu transferiram suas consciências para corpos humanos, enquanto outros criaram cópias digitais de suas mentes para guiar os humanos caso uma segunda explosão solar ocorresse.
Júpiter, Minerva e Juno faziam parte do alto escalão Isu, e fizeram parte do grupo que mantiveram suas consciências vivas digitalmente. No entanto, Juno sempre discordou de Júpiter e Minerva. Enquanto eles apoiavam o desenvolvimento humano, Juno sempre foi a favor da submissão e escravização dos humanos.
Antes da Primeira Catástrofe, Júpiter e Minerva criaram um dispositivo para impedir o sol de destruir a Terra novamente depois de sua extinção e escolheram Desmond para que fosse o humano a salvar e guiar a humanidade durante e após a Segunda Catástrofe.
Após tomar conhecimento de tudo isso, Desmond parte para o Templo Isu que contém este dispositivo de proteção da Terra. Mas para entrar, precisava de uma certa chave.
Desmon após despertar do Cinza e seu pai, William Miles. |
Então, em Assassin's Creed III (2012), Desmond usa o Animus para viver as memórias de Haytham e Connor Kenway. Pai e Filho, Templário e Assassino, respectivamente, que viveram durante a Revolução Americana no século XVIII.
Connor e Haytham Kenway. |
Ao abrir o templo, Desmond se encontra com as cópias digitais de Minerva e Juno. Elas explicam que a Segunda Catástrofe ocorreria naquele dia: 21 de Dezembro de 2012 (não coincidentemente, no mundo real, algumas pessoas acreditavam que o mundo acabaria nesse dia. Já ouviu falar no filme "2012"? É sobre esse dia!), e que não havia tempo de fazer nada além de acionar o dispositivo, que apenas Desmond, o escolhido, podia acessar. Minerva alerta que Juno interferiu no seu plano e que, salvando o planeta, Desmond morreria. Com isso, a cópia virtual de Juno seria liberta no mundo novamente com seu objetivo de subjugar a raça humana.
Juno, Desmond e Minerva |
Minerva ainda dá a opção de Desmond deixar o mundo ruir e restaurar novamente com o que restasse da humanidade, tudo pra impedir que Juno fosse liberta. No entanto, Desmond escolhe se sacrificar pra salvar o mundo dando a Minerva a garantia de que os Assassinos impediriam todos os planos de Juno.
Desmond ativa o dispositivo de proteção da Terra. |
Por hora, a Terra está salva, mas agora Juno está liberta. Embora não possua um corpo físico, sua consciência virtual rapidamente se espalha pela rede mundial de computadores. Foi questão de tempo até a Abstergo encontrar o templo e o corpo do Desmond. E com o DNA dele em mãos, mesmo morto, eles tinham acesso às memórias de todos os seus antepassados.
Agora, em Assassin's Creed IV: Black Flag (2013), a Abstergo não é mais uma indústria farmacêutica, e sim de entretenimento. O Animus agora é vendido como um vídeo game, na estratégia de vender os ideais Templários distorcendo os acontecimentos das memórias antes de mostrar pro público.
A nova Abstergo Entertainment |
Os Assassinos mais uma vez estão espalhados e os Templários estão em busca do Observatório, uma máquina Isu capaz de ver pelos olhos de outra pessoa utilizando apenas de uma gota de sangue dela.
Sob a fachada da produção de um filme sobre a Era de Ouro da Pirataria no século XVII, a Abstergo encarrega um funcionário (um personagem sem rosto, voz ou nome controlado em primeira pessoa pelo jogador que chamaremos apenas de "Protagonista") para reviver as memórias de Edward Kenway. Ele, sendo pai de Haytham e avô de Connor, é um corsário cujos caminhos se cruzaram com a guerra dos Templários contra os Assassinos após descobrir a existência do Observatório que a Abstergo procurava.
O Observatório. |
O único homem capaz de abrir o Observatório era Bartholomew Roberts, um homem chamado de O Sábio por ter diversas visões sobre a época da Primeira Civilização. O que diferenciava Roberts das pessoas normais fisicamente era apenas a sua heterocromia. Os Sábios são as reencarnações dos Isus que transferiram suas mentes para corpos humanos. Mas Roberts era especificamente uma das diversas encarnações do Isu Aita, o marido de Juno que compartilhava de seus ideais de dominação.
Bartholomew Roberts |
Aita em Assassin's Creed Odyssey. |
John Standish, a reencarnação de Aita no ano de 2013, se revela quando tenta usar do Protagonista pra dar um corpo à sua amada, mas é impedido pela Abstergo, que desiste do Observatório e começa pesquisas com o DNA de John, que possui resquícios Isu.
Bartholomew Roberts, François-Thomas Germain e John Standish. Algumas reencarnações conhecidas de Aita. |
A partir do DNA de John, a Abstergo começa um projeto de restauração completa do DNA Isu, chamado de Projeto Fênix. Isso tudo, era, na verdade, parte do plano orquestrado por Juno em busca de seu novo corpo. Para continuar o projeto, os Templários precisavam de mais DNA de mestiços, então começaram a procurar corpos de outros Sábios. Sabendo disso, os Assassinos começaram um projeto para encontrar esses corpos antes da Abstergo.
Juno na Internet |
Em Assassin's Creed Unity (2014), a Irmandade recruta diversos Assassinos para trabalhar de home office (chamados de Iniciados) para reviver as memórias de Arno Victor Dorian, um Assassino que viveu no século XVIII durante a Revolução Francesa e enfrentou François-Thomas Germain, um Sábio que era Grão Mestre na Ordem dos Templários. No fim, os Assassinos descobriram que Arno espalhou o corpo do Sábio numa cripta de ossos junto com milhares de outros corpos, e que seria impossível para ambos os lados achar o de Germain.
Arno Dorian |
Em Assassin's Creed Syndicate (2015), os Templários descobrem o Sudário do Éden, artefato Isu que na lore do jogo foi utilizada por Jesus (que possivelmente era um híbrido ou a reencarnação do Isu que os humanos adoravam como Yahweh, o Deus cristão) em sua ressurreição e que poderia ajudar na reconstrução do DNA e corpo de um Isu.
Como sempre, os Assassinos tentam interceptar o plano dos Templários.
O Sudário do Éden |
Os Iniciados então revivem as memórias de Jacob e Evie Frye, Assassinos que viveram na Londres Vitoriana do século XIX, durante a Segunda Revolução Industrial.
Jacob e Evie Frye |
Os Assassinos e os Templários descobrem a localização do Sudário ao mesmo tempo e brigam pra conseguir a posse. Os Templários, bem melhor armados que os Assassinos que ainda sofrem com o extermínio que ocorreu no Credo em 2002, levaram a melhor e tomam posse do Sudário. Com o artefato nas mãos dos Templários, o plano de Juno de ter um corpo finalmente chega ao estágio final.
Doutor Gramática e Violet da Costa em posse do Sudário. |
Em Assassin's Creed Uprising, série em quadrinhos publicada em 2016, o arco do Projeto Fenix se conclui. Nesta história conhecemos os Instrumentos da Primeira Ordem, uma terceira facção formada por templários e assassinos unidos e manipulados pela Juno, que ainda pretendia escravizar todos os humanos após conseguir seu aguardado novo corpo.
Templários e Assassinos se uniram pela primeira vez no século para enfrentar essa ameaça.
Assassin's Creed Uprising |
Neste quadrinho conhecemos Elijah Miles, o filho de Desmond Miles, nascido em 2005 e também um SÁBIO, como a atual encarnação de Aita. Apesar de nunca mais ter aparecido na saga, é importante citar a existência de Elijah, pois foi a partir de seu DNA que os Instrumentos da Primeira Ordem criaram o novo corpo de Juno. Também foi o próprio Elijah, junto da assassina Charlotte De la Cruz, quem derrotou a vilã no fim do quadrinho.
Elijah Miles |
No ano de 2016 a saga passou por um hiato nos videogames e a saga focou em suas outras mídias. Foi o ano onde saiu o maior número HQs da saga, focados em concluir o Projeto Fênix.
Em 2017 a franquia volta aos videogames com Assassin's Creed Origins, que inicia o arco da Herdeira das Memórias. O jogo conta com uma nova protagonista no tempo presente: Layla Hassan, uma funcionária negligenciada da Abstergo que, em busca de uma promoção, criou um animus portátil que decodifica memória genética a partir de material inorgânico. Ou seja, sem necessidade sequer de descendentes, apenas um objeto que esteve em posse do indivíduo.
Layla Hassan |
Em busca de algo que pudesse ser útil para Abstergo, ela viveu as memórias de Bayek de Siuá e Aya de Alexandria, medjais que viveram no Egito durante o Reino Ptolemaico em 49 A.C e os criadores da Ordem dos Ocultos, que anos depois se tornaria a Irmandade dos Assassinos. Presenciando esses eventos, Layla acabou descobrindo o conflito milenar entre Assassinos e Templários. Ela sabia demais. Isso fez com que a Abstergo e os Templários a caçassem. E os Assassinos também.
Aya e Bayek, os criadores dos Ocultos. |
Enquanto Layla vivia as memórias de Bayek, ela encontrou umas mensagens dos Isu destinadas A ELA. Mensagens que falavam sobre uma TERCEIRA Catástrofe e sobre a possibilidade de Layla ser a humana a adquirir a habilidade Isu de ler o código do Tempo, terminando de uma vez por todas o ciclo do fim do mundo.
Bayek encontra mensagens Isu destinadas a Layla no Egito antigo. |
Após se livrar dos soldados da Abstergo que a caçavam, Layla foi recrutada pelo William Miles em pessoa pra se juntar aos Assassinos e impedir o fim do mundo de acontecer mais uma vez.
Primeiro encontro de Layla com William Miles. |
Em Assassin's Creed Odyssey (2018), Layla lidera um grupo de Assassinos em uma busca pelos segredos deixados pelos Isu, a fim de decifrar as mensagens que encontrou nas memórias de Bayek. Ela encontra o diário perdido de Heródoto, que cita uma semideusa grega intitulada de Portadora da Águia, claramente uma híbrida Humano-Isu.
Junto com o livro, Layla também encontrou a lança que pertenceu a própria Portadora da Águia, o que possibilitou que Layla vivesse as memórias de Kassandra de Esparta, uma mercenária grega durante a Guerra de Peloponeso por volta de 431 A.C.
Kassandra de Esparta |
Layla vive as memórias de Kassandra por pelo menos 2 anos, e pelos olhos dela, descobre a cidade Isu perdida conhecida como Atlântida.
A jornada de Kassandra começa como uma reunião de família, mas ela acaba entrando em um enredo muito maior ao descobrir ser descendente dos "deuses". O pai de Kassandra, Pitágoras, era o híbrido que portava o Bastão de Hermes Trimegisto, uma Peça do Éden que concede imortalidade ao portador, além das memórias da Isu Aletheia.
O papel de Pitágoras, o Guardião das Memórias, era passar o Bastão e o título de Guardião para Kassandra, que devia passar o Bastão para a verdadeira Herdeira das Memórias: a Layla.
Pitágoras passa o Bastão para Kassandra |
Guiada pela cópia virtual da Isu Aletheia, que se mantinha dentro do Bastão, Kassandra selou Atlântida e seus segredos para receber Layla quando chegasse a hora. Nossa protagonista finalmente chega em Atlântida, onde o Bastão é passado, Kassandra completa sua missão e finalmente termina sua jornada de milênios como a guardiã.
Kassandra passa o Bastão para Layla. |
Layla então conhece Aletheia, que passa a guiar a sua tão esperada Herdeira nas suas próprias memórias da época em que Atlântida ainda existia, antes da Primeira Catástrofe.
Layla e Aletheia |
Afetada pelo uso do Bastão e sendo apenas uma humana, Layla perde o controle e acaba assassinando um membro de sua equipe, causando o rompimento de seu laço com Aletheia, que não confiava mais nela para ser sua herdeira.
Shaun e Rebecca em Assassin's Creed Valhalla |
Em Assassin's Creed Valhalla (2020), a terceira Catástrofe se aproxima e Shaun e Rebecca assumem a missão de Layla, que deixou de lado o Bastão para evitar outra perda de controle. O trio agora parte para a Inglaterra após receberem coordenadas de uma fonte anônima dizendo que a chave para o que procuram se encontrava lá.
Chegando na coordenada, os Assassinos encontram o túmulo de Eivor Varinsdottir, uma guerreira Viking do século XIII que lutou ao lado dos Ocultos contra o Rei Alfred e a Ordem dos Anciãos, o culto que com o passar dos anos evoluiria para a Ordem dos Templários.
Eivor Varinsdottir |
Eivor conheceu os Ocultos por meio de seu irmão Sigurd que, após uma visão que posteriormente descobrimos que são memórias genéticas), tinha certeza que descendia dos deuses. Sigurd apresenta Eivor à Basim Ibn Ishaq, um Oculto cujos objetivos se cruzavam com o de Eivor e o seu clã recém chegado em terras saxãs.
Basim Ibn Ishaq |
Revivendo as memórias de Eivor, Layla descobre que Eivor, Sigurd e Basim eram Sábios, reencarnações dos Isu: Odin, Tyr e Loki respectivamente.
Odin |
A verdade é que Basim já havia sido tomado pelas memórias de Loki, que ao descobrir que Eivor era Odin, aquele quem odiava, vai atrás de vingança. Depois de um confronto e com a ajuda de Sigurd, Eivor aprisiona Basim na Yggdrasil, uma máquina Isu projetada para manter a consciência de indivíduos vivas para sempre através do Cinza, em um templo na Noruega. A máquina manteve a mente de Loki viva no Cinza enquanto planejava seu retorno.
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A Yggdrasil |
Sabendo que o que procurava era a Yggdrasil e acreditando que nela estavam as respostas para impedir a nova catástrofe, Layla parte para a Noruega onde encontra o corpo de Basim ainda preso na máquina.
No fim, Loki era o contato anônimo a ter dado as coordenadas do túmulo de Eivor, tendo orquestrado tudo pra tomar posse do Bastão de Hermes Trimegisto enquanto estava no Cinza. Não haviam respostas na Yggdrasil, apenas uma emboscada para a fuga de Loki. Enganando Layla, Basim a coloca em seu lugar na Yggdrasil, concluindo assim o verdadeiro propósito dela como a Herdeira das Memórias.
Basim/Loki toma posse do Bastão de Hermes |
Aprisionada na Yggdrasil, a consciência de Layla é enviada direto para o Cinza, onde ela se encontra com o próprio Desmond, que agora se intitula de O Leitor. Desmond passou o tempo desde a morte de seu corpo estudando o código do tempo, buscando uma forma de terminar com o ciclo do fim do mundo. Layla decide ficar com Desmond no Cinza e ajudar na tentativa de salvar o mundo de uma vez por todas.
Layla encontra Desmond no Cinza |
Basim, agora com seu corpo restaurado, vai aos Assassinos exigindo falar com William Miles e garante que não irá traí-los por hora. Ele revela também ao tomar posse do Bastão que nos seus tempos de Loki era casado com Aletheia, que transferiu a mente dela para o cajado na tentativa de salvar a sua vida, e que seu objetivo é apenas se reunir com sua família novamente.
Para os Assassinos salvarem o mundo, eles precisam de Aletheia. Então por enquanto, os interesses deles e os de Basim estão alinhados.
Basim nos dias modernos |
Agora resta esperar o futuro de Assassin's Creed, seja nos jogos, nos quadrinhos ou nos livros pra saber o que Basim e os Assassinos farão em seguida.
O próximo jogo de Assassin's Creed ainda não tem data, mas a Ubisoft já prometeu grandes anúncios para comemorar os 15 anos da franquia em Setembro de 2022.
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Imagem promocional da celebração de 15 anos de Assassin's Creed. |
ATUALIZAÇÃO (01 DE SETEMBRO DE 2022):
Foi anunciado oficialmente o 13° jogo da saga!
Assassin's Creed Mirage acompanhará a juventude de Basim e se passará em Bagdá, no Iraque, entre os anos 861 e 870 D.C, durante a Anarquia de Samarra.
Não foi anunciado muita coisa sobre o jogo mas você pode conferir tudo que já sabemos sobre no nosso Twitter ou no Instagram.
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Primeira imagem oficial de Assassin's Creed Mirage. |
– Tiago Sampaio
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