Uncharted: Fora do Mapa | Resenha do filme SEM SPOILERS

 

Tom Holland como Nathan Drake na primeira imagem promocional do filme.

Recentemente, diversas franquias do mundo dos jogos tem ganhado adaptações seja para a TV, seja para os cinemas, como Tomb Raider, The Witcher, Sonic, Halo e Cuphead.

A Playstation Studios não ficou pra trás e anunciou adaptações de suas franquias para diferentes mídias e públicos, dentre eles, um filme da renomada saga "Uncharted".

Uncharted é uma franquia de jogos de ação-aventura produzido pela Naughty Dog (mesmos criadores de The Last of Us) que acompanha as aventuras de Nathan Drake como um historiador e caçador de tesouros.

O primeiro jogo "Drake's Fortune" foi lançado em 2007 exclusivamente para Playstation 3 e foi um sucesso que rendeu três sequências, além de dois jogos spin-off, uma história em quadrinhos e um livro.

"Uncharted: Drake's Fortune"

O novo filme, produzido pela Columbia Pictures, não é uma expansão do universo de Uncharted, mas sim uma história nova inspirada nos 6 jogos – tal qual os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel são apenas inspirados nos quadrinhos originais.

"Uncharted: Fora do Mapa" conta a história de um Nathan Drake bem mais jovem que o apresentado nos jogos. Interpretado por Tom Holland, o personagem é um simples barista com muito conhecimento sobre história e uma habilidade incomum para furtos.

Drake é recrutado por Victor Sullivan (Mark Wahlberg) para caçar um tesouro há muito perdido, e Nathan aceita com a intenção de encontrar, além do tesouro, o paradeiro de Sam, seu irmão desaparecido.

Sully e Nathan

O filme referencia diversos momentos dos jogos do início ao fim, desde a icônica cena da queda do avião de "Uncharted 3: Drake's Deception" até aos flashbacks da infância de Nathan com Sam de "Uncharted 4: A Thief's End".

O filme transfere bem a atmosfera de ação-aventura dos jogos da franquia, mas deixa a desejar em adaptar os constantes quebra-cabeças que Nathan resolve em suas aventuras.

Referência à "Uncharted 3: Drake's Deception"


Por  se tratar de um filme de origem do que a Sony Pictures já descreveu como "uma nova franquia de sucesso", o longa foca em apresentar Nathan e suas motivações, o que é feito de forma divertida, mas não tão orgânica quanto poderia ter sido.

Com exceção de Tom Holland, que já não é novidade para o público – visto que o ator possui um nome respeitado e requisitado na atual Hollywood – ninguém no elenco brilha a ponto de se destacar e o roteiro é previsível mesmo pra quem nunca jogou um jogo da saga.

O filme sofre muito com mal aproveitamento dos personagens. Todos os coadjuvantes são descartados em algum momento durante o filme, de forma que um personagem interpretado por Antônio Bandeiras se torna esquecível logo após o término do filme.

O elenco principal do filme em arte promocional

Apesar de tudo, as sequências do filme podem ser bem promissoras, já que a cena pós créditos do filme aproxima um pouco mais Nathan e Sully de suas contrapartes dos jogos.

Uncharted: Fora do Mapa é um filme divertido, mas nada mais que isso. O filme traduz um pouco o mundo dos jogos para o cinema de forma simples para atrair um novo público, mas peca na construção de personagens envolventes em volta do protagonista.

– Tiago Sampaio.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas