Ms Marvel | Nadando contra a maré.
A Magnígica Ms. Marvel |
Ms. Marvel, a nova série do UCM (Universo Cinematográfico Marvel) e baseada nos quadrinhos de mesmo nome, teve seu primeiro trailer divulgado ao público, e com isso, veio-se uma repercussão que por alguns já era esperada, e por outros que se mantinham de olhos fechados nem tanto. Isso se trata da criação do debate a cerca das alterações feitas sobre os poderes e origens da personagem.
- Afinal, Quem é Ms Marvel?
Ms. Marvel em seu clássico traje |
Kamala Khan, criada pela equipe criativa de Ana Amanat, G. Willow Wilson e Adrian Alphona, é uma adolescente Paquistanesa-Americana de Nova Jersey que teve sua estreia em 2013, na edição de número 14 de Capitã Marvel, apenas como uma prévia do que estaria por vir.
Kamala em seguida ganhou seu primeiro título solo em 2014, "Ms Marvel Vol 3", também sendo o primeiro título solo da Marvel a ter como protagonista um personagem Muçulmano.
A personagem rapidamente foi abraçada pela crítica e pelos leitores, se tornando um sucesso imediato devido a alta identificação que a personagem tinha com o público graças a sua personalidade cativante, sua empolgação contagiante com aquele universo e seus dramas altamente relacionáveis, até para quem não pertence à comunidade que a Kamala é inserida.
- Kamala, Uma Heroína única.
Mas o que tornava Kamala Khan ainda mais especial era a forma como a personagem ia contra a corrente do que se é comumente esperado de uma super-heroína, ela deixava de lado ideais machistas de como as mulheres eram representadas nos quadrinhos e abraçava sua própria indentidade de diversas formas, seja através de sua personalidade energética, seus defeitos joviais extremamente expostos, sua insegurança constante na hierarquia social, e o que a destacava ainda mais... Os seus poderes.
Os poderes da Ms. Marvel de Kamala eram de origem Inumana, uma raça alienígena originada da mistura entre Humanos e Krees, e são baseados em deformar seu próprio corpo, semelhante a forma como o Senhor Fantástico da Marvel e o Homem Borracha da DC são capazes de fazer, com a diferença de que Kamala é uma metamorfa. Kamala pode mudar COMPLETAMENTE a sua aparência, até brilhar no escuro.
Isso é uma alusão a como a Ms Marvel, uma jovem heroína já não convencional, foi pensada para funcionar. Seus poderes fogem do que é esteticamente considerado feminino ou de um personagem de com traços étnicos tão atrelados a ele. ela não tem dons psíquicos, ela não voa graciosamente pelos céus, não emana energia brilhante e de cores vibrantes e muito menos tem a origem de seus poderes vindo de um homem ou artefato mágico ancestral (bem, pelo menos não até agora).
Os seus poderes acabaram se tornando parte essencial de como Kamala se comunica com o leitor, sendo um chamariz ainda maior para a personagem. Pelo fato de serem baseado em metamorfose corporal, eles são usados pelo time de roteiristas e artistas para representar os sentimentos de Ms Marvel e a forma como ela se relaciona com os personagens de apoio, o mundo e com ela mesma.
Isso é deixado evidente ainda em suas primeiras edições, onde ao conseguir seus poderes ela precisa lidar com toda a influência que seu subconsciente tem com eles, sendo esse o seu primeiro ponto fraco aparente.
Na primeira demonstração de como eles funcionam, Kamala transmorfa seu corpo por inteiro para assumir a falsa identidade da Ms. Marvel original, Carol Danvers, uma mulher branca e loira que outrora já foi tratada como um símbolo sexual para os leitores, e com isso demonstrando a fragilidade da confiança que Kamala tem em si mesma, e como em sua mente, uma jovem mulher mulçumana não conseguiria ser uma super heroína naquele país.
Os poderes de Kamala de início se apresentam como instáveis, constantemente sabotando a personagem em sua vida heróica e social devido a seu subconsciente auto-depreciativo, pondo a personagem em uma situação a qual deve aprender a lidar com seus sentimentos sempre a flor da pele, sentindo tudo ao extremo graças a sua inumanidade. Quase como um adolescente em autodescoberta e no meio de sua puberdade se sente, só que com alguns passos a mais.
- Sua controvérsia no UCM.
E bem, agora conhecendo grande parte do background por trás do que torna os poderes de Kamala Khan tão especiais e únicos, nós chegamos em sua série pro Disney+, que em seu trailer chocou grande parte dos fãs da personagem ao descobrirem que... Sua origem e poderes foram alterados.
No que nos é mostrado no Trailer, os poderes de Kamala agora vem de um objeto mágico que ela carrega: os seus braceletes, item esse que nos quadrinhos não apresenta nenhuma precedência mágica, sendo uma herança familiar de impacto emocional que ela carrega consigo por praticidade e apego. Essa alteração, apesar de inofensiva, pode representar uma exclusão de muitas coisas que são de suma importância para a personagem, como ser uma forma de excluir a sua linhagem Inumana - núcleo esse que está em um limbo editorial dentro dos quadrinhos e não foram canonizados ainda dentro do UCM -, ou uma forma de driblar o impacto que a consolidação do traje clássico tem com o arco de personagem da Ms. Marvel.
E chegando ao que chamou mais a atenção de todos e trouxe o maior descontentamento, a alteração de seus poderes de metamorfose corporal para a criação de construtos cintilantes de energia maciça. Essa mudança fez gerar um pânico geral a cerca do que essa série pode acabar impactando na personagem como um todo em seu universo, uma vez que agora os poderes dela vão de encontro e se chocam com o que a tornava tão única, apenas para transforma-la em mais uma personagem feminina que solta poderes cósmicos e cintilantes, ou estar aguardando para entrar na fila e se tornar mais um personagem étnico que tem seus poderes ligados a ancestralidade
- Outros problemas...
Agora saindo da Kamala Khan, nós temos um "Red Flag" ainda maior na produção da série, e isso se trata da personagem da Nakia, que parece ter sido a de maior alterações na série, mesmo não sendo nada explicito, acabou levantando a orelha de muitos fãs sobre como a personagem pode ser retratada.
Nakia Bahadir, é a melhor amiga de Kamala Khan, e uma vinda de uma família turca, ela é uma militante ativa a favor da causa muçulmana, e uma das características mais marcantes da personagem é o uso constante de seu hijab na forma mais tradicional, sendo essa uma escolha da personagem para sempre deixar evidente a sua identidade como uma mulher muçulmana em Nova Jersey em evidência.
A discussão da personagem na série já não era novidade graças a polêmica gerada a cerca de sua atriz, que seria uma mulher cristã interpretando uma personagem muçulmana, alegando que ela estaria tirando o papel de uma atriz que fosse mais condizente com a personagem.
Enquanto no trailer, durante os momentos em que vemos a personagem, ela está de certa forma fora de seu personagem, seja pelo uso do seu Hijab de maneira semelhante a um turbante, algo que vai contra os princípios que a Nakia dos quadrinhos pregava. Fora alguns sua presença e interesse em atividades os quais a personagem original considerava fúteis ou perda de tempo.
Nakia (Yasmeen Fletcher) ao lado de Kamala (Iman Vellani) |
- O futuro de Kamala Khan.
A série da Ms. Marvel vem trazendo polêmicas desde o anúncio da primeira foto da produção e anuncio de seu atores, com muitos fãs levantando bandeiras vermelhas a cerca de como a personagem poderia ser tratada, e um grande medo tomou conta dos fãs que tanto zelam pela personagem.
Resta agora esperar pelo melhor da série, e torcer para que toda a euforia que essa série está gerando se torne um equívoco e que o futuro (não os seus poderes!) da Ms. Marvel seja brilhante.
E mantenham em mente: Os atores não são os culpados pelos problemas da serie.
- Maian "HAM" Costa
"e que o futuro (não os seus poderes!) da Ms. Marvel seja brilhante." Ha, boa
ResponderExcluirSe a gnt fizer mt bullying vai q ainda da tempo de mudar