O 4° filme da franquia "O Cavaleiro das Trevas" | Batman: O Cavaleiro de Gotham

 

 A trilogia de filmes do Batman dirigida por Christopher Nolan são, até hoje, uma das mais notáveis e populares franquias do gênero de super-heróis. Com Christian Bale na pele de Bruce Wayne, "Batman Begins" estreou em 2005 e foi o responsável por estabelecer o universo do filme que é aclamado por muitos como "O Melhor Filme de Super-heróis" até hoje: "Batman: O Cavaleiro das Trevas", que chegou aos cinemas em 2008.

Christian Bale como Bruce Wayne em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008)

No mesmo ano, uma série de 6 curtas animados foram lançados em DVD com a proposta de preencher a lacuna entre o primeiro e o segundo filme com novas histórias ambientadas no universo da trilogia: "Batman: O Cavaleiro de Gotham".

"Batman: O Cavaleiro de Gotham" (2008)

Os curtas são em estilo Anime (animação oriental) e cada um foi produzido por um diferente estúdio japonês: O Madhouse ("Paprika), o Studio 4°C ("Tekkonkinkreet", "Justice League: The Flashpoint Paradox"), o Production I.G. ("Ghost in the Shell") e o Bee Train Inc. ("Madlax", "Tsubasa Chronicles", "Immortal Grand Prix").

Jordan Goldberg ("O Cavaleiro das Trevas Ressurge", "Interestellar") ficou encarregado da produção e supervisão para que toda a obra tivesse o mesmo tom mesmo sendo produzida por diferentes equipes criativas, já que os curtas seriam reúnidos em um só filme.

O roteiro de cada curta foi escrito por autores que já estavam familiarizados em escrever histórias do Cavaleiro das Trevas, como Brian Azzarello ("Batman: Damned", Before Watchmen"), David S. Goyer ("Batman Begins", "O Cavaleiro das Trevas"), Alan Burnett ("Batman: A Máscara do Fantasma", "Batman do Futuro"), e Greg Rucka ("Batman: No Man's Land", "Batwoman", "Detective Comics").

A música presente nos curtas também foi entregue nas mãos de compositores familiarizados com o Batman – ou com outros heróis da DC. A equipe é composta por Christopher Drake ("Batman Arkham Origins"), Kevin Manthei ("Liga da Justiça: Nova Fronteira") e Robert J. Kral ("Batman: Assalto ao Arkham").

Cada curta possui sua própria história, seja na perspectiva do próprio Batman ou na dos cidadãos de Gotham:

O primeiro, por exemplo, intitulado de "Tenho uma história pra você", ilustra como as crianças de Gotham veem a lenda do Cavaleiro das Trevas e é inspirada na HQ "The Batman Nobody Knows";

Como uma das crianças de Gotham imagina o Batman em "Tenho uma história pra você".

"Fogo Cruzado" acompanha uma dupla de policiais do Departamento de Polícia de Gotham City no meio de uma guerra entre gangues;

"Teste de Campo" segue o dia a dia de Bruce Wayne e a dualidade entre o Bilionário Filantropo e o Cruzado Encapuzado;

Em "Esconderijo na Escuridão" Batman confronta pela primeira vez o vilão Crocodilo e possui uma conexão com "Batman Begins", com o retorno de um dos vilões do filme;

Batman versus Crocodilo em "Esconderijo na Escuridão".

"Lidando com a dor" é uma continuação direta do curta anterior, onde após levar um tiro nos esgotos de Gotham, Bruce relembra de um momento de sua vida antes de se tornar o Batman, quando atuava como médico voluntário.

Por fim, "Pistoleiro", onde Batman precisa impedir o assassinato do Comissário Gordon pelas mãos de Floyd Lawton, o mercenário conhecido como Pistoleiro.

O Pistoleiro.

Curiosamente, essa não foi a primeira vez que a Warner utilizou de curtas reúnidos em um único filme animado para expandir o universo de uma de suas franquias.

"The Animatrix" foi lançado em 2003 e contava eventos entre "The Matrix" e "The Matrix Reloaded".

"The Animatrix" (2003)

Ambos os filmes estão disponíveis no catálogo da HBO Max e ainda são considerados canônicos em suas respectivas franquias, o que faz valer a pena dar uma conferida durante uma maratona dessas sagas que revolucionaram o cinema de diferentes formas.

– Tiago Sampaio

Comentários

Postagens mais visitadas