A série injustamente abandonada do Lanterna Verde

 

Green Lantern: The Animated Series

Lanterna Verde é um título usado por diversos personagens nos quadrinhos da DC Comics. Em 1940, na edição #16 do quadrinho All-American Comics, o Lanterna Verde fez a sua primeira aparição, sendo esse Alan Scott, criado por Martin Nodell e Bill Finger. Mas foi só na década de 60 com a criação de Hal Jordan que a alcunha heróica veio a ser desenvolvida e popularizada como uma tropa de patrulheiros especiais.

All-American Comics #16

A Tropa dos Lanternas Verdes da forma como é conhecida hoje (a polícia intergaláctica com milhates de membros) foi criada apenas em 1959, e desde então diversos personagens compartilham da alcunha heróica que possui uma história tão rica e extensa no Universo DC, como: John Stewart (conhecido pelo público por ser o Lanterna Verde da série animada Liga da Justiça e Liga da Justiça: Sem Limites), Guy Gardner, Kyle Rayner, Jéssica Cruz, Simon Baz e mais recentemente Jo Mullein.

A Tropa dos Lanternas Verdes

Em 2011, com a necessidade de apresentar às crianças da época a lore dos Lanternas Verdes porque o primeiro filme do personagem chegaria aos cinemas, uma série animada com o nome de Green Lantern: The Animated Series foi lançada, acompanhando Hal Jordan, o primeiro lanterna do setor 2814 (também conhecido cmo Planeta Terra), e suas diversas aventuras enquanto tenta impedir a Tropa dos Lanternas Vermelhos (e outras ameaças) de conquistar toda a galáxia.

A série apresentava todos os principais conceitos das histórias em quadrinhos e explicava toda a relação das cores com o espectro emocional (por exemplo: os anéis das diferentes tropas são energizados pela força da VontadeRaiva,  Medo, EsperançaAvarezaAmor e Compaixão), além de incluir diversos personagens e referências para os fãs mais "hardcore".

 As diferentes Tropas do espectro emocional.

Kilowog era um dos protagonistas na história, que contou com aparições de Guy Gardner, Tomar Re, Santo Andarilho (Lanterna Azul), Larfleeze (Lanterna Laranja), as Safiras Estrelas, o Anti-Monitor e até os Thanagarianos. A série dava até indícios da vilania de Sinestro e a futura criação da Tropa dos Lanternas Amarelos. Alan Scott chega a ser referenciado e John Stewart até citado!

Guy Gardner, Kilowog, Razer e Tomar Re ao fundo.

Dois personagens foram criados para a série: Razer e Aya, que dividiam o protagonismo com Hal e Kilowog.

Razer era um Volkregiano que após perder a sua esposa foi consumido pela raiva e se tornou um Lanterna Vermelho. Depois de ser derrotado e se entregar por Hal e Kilowog, Razer se arrepende de toda a dor e destruição que causou com sua raiva e se une aos Lanternas Verdes em sua missão, mesmo sem abrir mão dos poderes de seu anel.

Já Aya era uma Inteligência Artificial que possuia uma imensa força de vontade de proteger o universo, além de ter desenvolvido um enorme apego emocional aos tripulantes da nave que ela operava. Aya criou um corpo físico semelhante ao da falecida esposa de Razer para "se tornar uma recruta dos Lanternas", mas acabou se apaixonando por ele, que também desenvolveu o sentimento.

Ambos os personagens possuem arcos muito bem desenvolvidos e são o destaque em ambos os arcos da única temporada da série 

Razer e Aya

Infelizmente, em Junho de 2011 o filme do Lanterna Verde com Ryan Reynolds no papel de Hal Jordan chegou aos cinemas, e todos sabemos a recepção negativa do filme tanto pela crítica, quanto pelo público.

Mesmo o filme não tendo nenhum tipo de relação narrativa com a série animada, o desenho foi cancelado em 2013 antes de receber uma segunda temporada. O que é triste e extremamente injusto!

O Universo da série era rico sozinho e se sustentava com seus personagens originais, além de ter um apelo maior com o público por se tratar, supostamente, de um Spin-Off dos desenhos da Liga da Justiça, que também eram produzidas por Bruce Timm.

A razão do cancelamento da série animada.

Por ANOS os fãs pediram por uma renovação de Lanterna Verde para pelo menos mais uma temporada, mas essas clamores nunca foram ouvidos. Até agora...

O produdor e roteirista de Lanterna Verde teve a oportunidade de contar um pouco mais da história de Razer após o fim da série animada no Episódio 19 de "Justiça Jovem: Espectros"!

Não só ele, como boa parte da equipe e dubladores trabalharam neste episódio que, mesmo sendo de outra série, serviu de homenagem para os fãs que até hoje se perguntavam qual fim levou Razer e Aya.

Você pode descobrir como Justiça Jovem continuou a trama da série cancelada do Lamterna Verde na thread no nosso Twitter!

Razer em Justiça Jovem: Espectros

Mesmo não possuindo novas temporadas, vale a pena checar a série por toda a exploração do Universo dos Lanternas Verdes e apesar do final deixar ganchos para futuras histórias, ele funciona como uma series finale que deixa o futuro aberto para o espectador de uma forma até que satisfatória (que Justiça Jovem ainda NÃO estragou).

Lanterna Verde é mais uma das séries animadas de alta qualidade da DC, que entretém desde a criança até o adulto fã de quadrinhos.


– Tiago Sampaio.

Comentários

Postagens mais visitadas