Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Quando as expectativas são mais altas que as promessas...
Antes de começarmos, saibam que neste primeiro momento não falarei spoilers do filme. Mas haverão SIM comentários sobre a trama, então fiquem atentos aos avisos ou retornem depois de assistirem (o que eu recomendo).
Bom, dia de estréia, dia de mais um review. Tomei a liberdade de fazer uma resenha com uma linguagem um pouco mais pessoal dessa vez pra experimentar uma nova forma de comunicação aqui no blog. Apesar disso, a crítica ainda vai ser bem contida em uma visão técnica acima da minha opinião. Sem mais demoras, vamos ao filme!
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é um filme que desde o primeiro trailer instigou muito a curiosidade do público, que elevou as expectativas sobre o filme em um nível muito alto. Talvez alto até demais...
O filme entrega exatamente tudo que os trailers e materiais promocionais prometiam e mostravam, e esse é o problema. Não foram muitas as surpresas que sobraram no filme, e mesmo as que sabíamos não duraram o suficiente pra fazer valer a pena.
As expectativas do público também são um inimigo, uma vez que diversos rumores (que desde sempre pareceram bem falsos) fizeram grande parte das pessoas esperassem aparições que fariam do filme uma bagunca que faria juz ao nome Multiverso da Loucura.
Como não devemos levar rumores como verdade e sim o material oficial do marketing do filme, o filme entrega sim tudo o que é mostrado. Mas não muito acima disso.
![]() |
A expectativa do público estava exatamente como nessa fanart, que inclusive se baseia em alguns rumores sobre aparições durante o filme. |
Mas definitivamente é um filme que diverte! São 2 horas e 6 minutos que possuem um ritmo instigante, e esse filme evita um pouco mais dialogos super expositivos do que alguns outros filmes da Marvel, confiando que o espectador tenha ou assistido os anteriores, ou saiba pegar informações sem que elas sejam jogadas na sua cara.
Uma das formas que o filme foi vendido foi com o argumento de que seria "o primeiro filme de terror de um super-herói da Marvel" e apesar de flertar bastante com o gênero, ainda falta muito pra chegar lá. Sam Raimi (o diretor do filme) soube usar os elementos de terror em diversos momentos do filme de forma que fique evidente a tentativa de transformar esse filme em algo diferente (eu mesmo tomei um susto... ou dois).
A última vez que a Marvel Studios arriscou com um filme de outro gênero foi em Eternos, que flerta com o Drama. Também há quem diga que Homem-Formiga e Vespa é uma comédia romântica. São tentativas bem corajosas e é muito importante que a Marvel esteja disposta a entregar produções com mais personalidade.
![]() |
Dominada pelo Darkhold após os eventos de WandaVision, Wanda Maximoff é a assustadora vilã da trama. |
Falando em Sam Raimi, esse filme tem a cara do diretor. Sua assinatura está por todo o visual do filme, desde o jogo de câmera até as transições super anos 2000. O diretor conseguiu fugir do "padrão Irmãos Russo" de filtro acinzentado que veio sendo bastante criticado.
A trilha sonora também é um ponto SUPER importante a ser citado. Danny Elfman resgata alguns temas de produções anteriores que quando tocam em cena te fazem perceber a chegada de certos personagens antes mesmo deles entrarem.
Sobre o elenco, Benedict Cumberbatch mais uma vez não falha em sua performance de Stephen Strange, que está mais parecido com sua versão dos quadrinhos que nunca. O ator ainda interpreta mais de uma versão do personagem chegando a contracenar consigo mesmo em uma das cenas mais criativas do filme.
![]() |
Doutor Estranho |
Xochitl Gomez é uma grande surpresa! Ela interpreta uma America Chavez super fofa e carismática. Vale lembrar que mesmo com o casting alterando a etnia da personagem, a atriz não merece o hate que ela tem recebido.
![]() |
América Chavez |
Wong mais uma vez é um personagem sem muito foco, mesmo sendo o atual Mago Supremo. Benedict Wong mantém sua performance como um sábio mas carismático companheiro do Doutor Estranho. É inegável que ambos estão mais poderosos nesse filme.
![]() |
Wong, o novo Mago Supremo |
Mas um destaque, se não O destaque, é Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff. Tudo que foi entregue em WandaVision aqui é potencializado, e apesar da personagem ter um argumento no qual pra mim é fraco, a dor da personagem definitivamente transparece.
![]() |
Feiticeira Escarlate |
Multiverso da Loucura é um filme que diverte e entrega uma aventura bem contida na atmosfera do Doutor Estranho (assim como Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa também foi contido nos universos dos Homens-Aranha, sem precisar referenciar o universo de nenhum outro personagem. A diferença é que o Doutor Estranho é um personagem menor) com apenas algumas referências pequenas a outros personagens e universos, o que não é ruim quando você procura um filme sobre UM super-herói, e não um evento Multiversal cheio de referências e aparições.
No fim, o problema do filme é consequência do marketing super expositivo que minou a experiência do filme junto da própria expectativa exagerada do público.
![]() |
Você foi avisado! |
Olha só, eu até gostei do filme. Eu definitivamente assistiria de novo e tiveram várias partes do longa que eu realmente me empolguei assistindo.
A luta do Doutor Estranho contra o Doutor Estranho Sinistro é uma das mais criativas de todo o UCM e a utilização não do do CGI como da MÚSICA nela estava impecável!
Eu não achei que a Wanda roubou o protagonismo do filme, apesar de a jornada do Stephen ser muito superior no primeiro filme. A Wanda, felizmente, teve um foco justo nesse filme, que faz jus à ela como a vilã do título, diferente do Kaecilius no primeiro filme (que mesmo eu gostando muito não só do filme como do ator que interpreta o vilão, Mads Mikkelsen, eu não poderia me importar menos com o personagem).
![]() |
Kaecilius e Feiticeira Escarlate |
Talvez tenha sido um pouco corrido todo o processo que levou Wanda a se tornar uma vilã, visto que ela terminou WandaVision admitindo ter errado com o que fez em Westview. Mas quase 2 anos se passaram entre a série e o filme (WandaVision se passa em 2023, 3 semanas após Vingadores: Ultimato e Multiverso da Loucura se passa em 2025, após Sem Volta Pra Casa e Gavião Arqueiro, que se terminam durante o Natal de 2024) e isso é tempo o suficiente para o Darkhold ter corrompido a personagem.
![]() |
Wanda começou a estudar o Darkhold na finale de WandaVision. |
Enquanto o primeiro trailer do filme focou em mostrar a trama principal (Stephen Strange protegendo America Chavez de um vilão que quer roubar seus poderes de viajar pelo multiverso), todos os outros trailers focaram na aparição dos Illuminati.
O que não faz O MÍNIMO de sentido, não só por eles não fazerem parte da trama, mas por causa de QUAIS personagens foram mostrados no marketing e quais foram deixados como surpresa.
![]() |
Capitã Marvel, Capitã Carter e Professor X |
Eu imaginava que se eles mostraram a Maria Rambeau (Lashana Lynch) de Capitã Marvel, a Capitã Carter (Hayley Atwell) e o PROFESSOR XAVIER (ainda mais interpretado pelo Sir Patrick Stwart e com o visual da série animada dos anos 90), eles tinham guardado pelo menos UMA aparição maior para o filme. Mas não. Os 2 outros Illuminati, os que foram deixados como surpresa para o público são o Raio Negro e o Senhor Fantástico.
Raio Negro, interpretado por Anson Mount, que interpretou o personagem na série dos Inumanos. Sim, a série que ninguém conhece e quem conhece não gosta.
![]() |
Anson Mount interpretou o Raio Negro na série dos Inumanos em 2017 |
Senhor Fantástico do Quarteto Fantastico, equipe que não é vista com bons olhos pelo público dos cinemas desde o filme da FOX em 2015. Além disso, ao invés de trazer algum dos atores que já interpretou o personagem nos cinemas, foi escalado John Krasinski um ator que apesar de ser pedido por muitos fãs para o papel, não era "digno" de toda essa surpresa. Não quando o PROFESSOR X foi usado de isca pra construir o hype do filme!
Entenda: não acho que Krasinski não deveria ser o Senhor Fantástico ou não ter sido deixado como surpresa. Acho que as duas surpresas eram menos empolgantes do que as aparições reveladas!
![]() |
Ioan Gruffudd e Miles Teller interpretaram o Senhor Fantástico em 2005 e 2015 respectivamente. |
Eu, particularmente, ficaria muito mais feliz no cinema se tivesse visto o contrário no marketing e o Professor Xavier fosse uma surpresa no cinema. Principalmente com aquele sample de 5 segundos que toca na sua entrada referenciando a abertura da série animada dos X-Men em 1987.
Mas depois de todo o hype construído em cima dos Illuminati, a equipe sequer foi importante pra trama, tendo sido eliminada em uma cena de menos de 10 minutos que, PIOR, nem teve uma boa resolução pros personagens. É totalmente incoerente a personagem com o poder de destruir a nave do Thanos com a própria cabeça ser morta com um pedaço de pedra!
Nem precisa ir muito longe. As próprias versões alternativas do Doutor Estranho interpretadas pelo Benedict Cumberbatch foram TODAS mostradas no trailer.
![]() |
Doutor Estranho, Doutor Estranho Defensor, Doutor Estranho Sinistro e Doutor Estranho Zumbi. No filme ainda tem o Doutor Estranho Supremo, que também tinha sido mostrado em trailers. |
Pra não dizer que nada me surpreendeu, Charlize Theron como Clea me pegou de surpresa, mas infelizmente foi só na pós créditos do filme.
É difícil convencer que eu gostei da experiência do filme quando se tem tanta coisa a reclamar, mas a direção de Sam Raimi, a trilha de Danny Elfman e toda a performance do elenco entregam um bom filme.
Como eu já disse na primeira parte do review, o problema é inteiramente de como esse filme se vende como um SHOW de aparições especiais, mostra ABSOLUTAMENTE TODAS as aparições no trailer, e o filme termina sem surpresas ou cenas em que a gente não tinha visto nada.
![]() |
Todas as aparições especiais de Multiverso da Loucura. |
Pra se ter uma noção, TODOS OS CENÁRIOS DO FILME ESTIVERAM EM ALGUM TRAILER. Todos. Pode checar e vir me cobrar.
A Marvel Studios precisa URGENTEMENTE revisar o que ela tem colocado em seus trailers. A experiência de assistir certas cenas e eventos pela primeira vez geram uma reação muito mais positiva do que atiçar a curiosidade do público pra algo mais quando não se tem mais.
É fato que não é todo filme que vai ter a magnitude de Ultimato ou de Sem Volta Pra Casa, e nem todo filme precisa disso tudo. Mas o público também precisa aceitar isso e reacostumar com filmes contidos na pequena atmosfera de seu personagem título.
Agora nos resta aguardar e ver se a Marvel Studios vai aprender com o erro e evitar revelar coisas demais nos trailers dos próximos filmes ou vai entender tudo errado e impedir seus diretores de entregar filmes com mais identidade e que flertam com outros gêneros assim como Sam Raimi fez neste filme.
Mas e você? Qual a SUA opinião sobre o filme? Me fala nos comentários! Até a próxima.
– Tiago Sampaio
Comentários
Postar um comentário