Trilhando as Trilhas | Episódio II: Star Wars: Séries Animadas | Parte 2 | The Clone Wars: Seis Temporadas e Um Filme
Trilhando as Trilhas
Episódio II: Star Wars: Séries Animadas
THE CLONE WARS
Senta que lá vem história. Aos 8 assíduos leitores dessa série: Olá! Já faz um tempo, mas não há dia melhor para voltar do que no 4 de Maio.
Seis temporadas e um filme, 133 episódios de 20 minutos, mais um filme que é basicamente 3 episódios grudados um ao outro, dá mais ou menos 2720 minutos de Guerras Clônicas, 45 horas. Como já disse na review de Bad Batch, somente 4 horas de música foram oficialmente lançadas, então vamos fazer as coisas um pouco diferentes aqui.
Analisaremos o álbum do filme, o minúsculo álbum lançado pós-6º temporada contendo música de todas elas, e no meio do caminho incluirei algumas faixas lançadas extra-oficialmente pelos compositores que me chamam atenção, então vamos começar pelo filme.
Não é uma ideia incomum usar outro compositor além de John Williams para compor a música de um filme Star Wars agora, mas em 2008 isso era bem diferente. Kevin Kiner foi escolhido não só para o filme, mas para toda a série que seguiria.
A ideia era ser diferente de tudo que já havia sido composto para Star Wars, criar sons específicos para cada planeta, não usar instrumentos óbvios para paisagens, muita percussão, e com o passar do tempo isso foi se diluíndo, certamente essas ideias estão a todo o vapor nesse filme e na primeira temporada.
Uma orquestra com 90 pessoas de Praga e o que temos é uma bombastica e eclética trilha de Star Wars.
Começando pelas percussões...
O primeiro novo motif é introduzido em Battle of Christophsis, o da República Galática, o coro e os metais certamente introduzem o som que continuará por anos a fim. A faixa seguinte, Meet Ahsoka, acalma as coisas instantaneamente com o tema de Ahsoka brevemente dando as caras até que os metais voltam ao primeiro plano com a batida militaristica, essa faixa planta a ideia do tema dela mas ainda não o desenvolve, até General Loathsom / Ahsoka, onde seu tema é totalmente desenvolvido no duduk e depois pela orquestra. Duduk que retorna em Escape from the Monastery e acompanha Ahsoka pela série.
Uma vocal solo acompanha o início de Landing on Teth, durante B'omarr Monastery e Battle of Teth, e no fim de Escape from the Monastery e Dooku Speaks With Jabba. Eu tenho um fraco para vocais solo, então pra mim vale a pena mencionar.
Obi-Wan to the Rescue, Jabba's Palace, B'omarr Monastery, Battle of Teth, Jabba's Chamber Dance, Ziro's Nightclub Band, Seedy City Swing, Dooku Speaks With Jabba, Scaling the Cliff e Courtyard Fight são a representação do som diferente. Guitarras, instrumentos japoneses, sons tipicamente (pra Hollywood pelo menos) arábicos e indianos e... jazz? Talvez não seja o mais fora da realidade para Star Wars, levar em consideração que Williams colocou Garota de Ipanema em Canto Bight no episódio VIII.
Kevin queria fundir o seu estilo e o de Williams e quando não se foge muito do som estabelecido como as faixas mencionadas acima, é certamente isso que ele faz. Destroying the Shield, The Shield, Jedi Don't Run, Obi-Wan's Negotiation, Ziro Surrounded e Padme Imprisioned são exemplos.
A trilha em si não cita muito Williams além da eventual citação do tema da Força, a quase imperceptível citação da Marcha Imperial (ambas em Fight to the End) e o de Luke/Main Titles. Algo que continuaria na série. Nenhum tema para Anakin, nem para Obi-Wan, Ahsoka e os Clones (vamos chegar neles) são os únicos com uma real identidade musical por toda a série.
E cá vamos nós para a série (uau, completei um álbum em somente 5 parágrafos).
Animações, como sempre são um pouco desvalorizadas, então raramente há verba para orquestra, e aconteceu o mesmo aqui em Clone Wars. Seja lá que software Kiner usou, eu o dou parabéns porque realmente não parece tão artificial quanto poderia (ex: Rebels).
Como no filme, o álbum está completamente fora de ordem, e começa pela 5ª temporada, aqui por causa das minhas inserções não oficiais, irei em ordem cronológica.
Plo Koon continua o som diferenciado, dessa vez lembrando um canto russo (alguém viu A Caçada ao Outubro Vermelho antes de compor esse episódio, ein Kevin?), não é um tema para o personagem e sim para Malevolência.
Agora está na hora do segundo tema principal da série:
Um solene tema para trompete que irá servir o mesmo propósito que o motif da República no filme, representar a luta dos clones. The Battle of Buthawui é um claro exemplo de ir um pouco demais em alguns lugares, por esse motivo deve com certeza ter sido ideia do Georgizinho.
Jedi Master Luminara nos agracia com o retorno da vocal solo, assim como Approaching Rodia, Kiner realmente tentou criar um som específico para cada planeta na 1ª temporada, outro exemplo é Jedi Master Aayla Secura, que usa instrumentos africanos, mas a única vez que esse trabalho valeu a pena a longo prazo foi com Ryloth, como pode se ouvir em Victory on Ryloth. Kit Fisto Duels Grievous é uma faixa mais tradicional, não usa o tema de Grievous do episódio III, e é um exemplo do som da não-orquestra estar impressionantemente bom de se ouvir.
Já conversamos sobre Temp Tracks, certo? Ora veja bem, O Cavaleiro da Trevas havia acabado de lançar... há uma cena romântica entre Anakin e Padme, usar Across the Stars? Não, usar um rearranjo do tema da Rachel de Batman Begins. A trilha do episódio é bastante inspirada no filme, até nesse tema de Cad Bane que deu as caras sutilmente em Cad vs Shand de Bad Batch.
Na 1ª temporada, Kevin fez a maioria do trabalho, Takeshi Furukawa entrou na equipe mais ou menos na metade e Matthew St. Laurent entrou bem no final. A partir da 2ª, Kiner começou a delegar bem mais e ainda houve a inclusão do grande David Glen Russell, então a partir de agora vou começar a mencionar quem fez qual faixa.
A segunda batalha de Geonosis tem uma trilha mais clássica, Ahsoka's in Danger interpola o tema de Ahsoka e tem um momento de destaque para a trilha perfeito. A última parte de The Mandalorians of Death Watch introduz o tema do Olho da Morte, uma variação da Dies Irie, o antigo canto da morte, seguida de uma breve menção do tema de Obi-Wan and Satine, de Furukawa, um lindo tema pra Satine e o romance entre ela e Obi-Wan. Escaping the Zillo Beast, a primeira faixa de David para Star Wars, assim como o episódio, pega inspiração de Godzilla e King Kong.
Windu Survived?! é a única faixa disponível do tema que Boba recebe em sua vingança contra Windu, a là Ennio Morricone em Os Intocáveis. Em Once More Unto the Breach, David cria 3 minutos de pura ação, uma das melhores faixas da série. Furukawa inspira em Padme's Speech.
Em Mortis, as coisas ficam estranhas, mas a trilha vai para o familiar, usando uma variação do tema da Força que permeia toda a trilha do arco, também é nesse arco que temos o retorno de Anakin vs Obi-Wan em Anakin Sees His Future. Death of a Masterde Furukawa é um lamento em coro que é usado por toda a série em diversas mortes. Withdraw the Army também de Furukawa, contém uma variação desse pseudo-tema mas com um solo vocal.
É hora do Maul, Maul, Savage and Vizla, de Furukawa,introduz o coro que é usado como tema de Maul em Clone Wars, Darth Maul Breaks Obi-Wan é o que o título sugere, sombria e com uma versão melancólica e poderosa do tema de Satine. Glen Russell não se segura em Sith Fight, contendo temas do Imperador e a Marcha Imperial.
E assim chegamos ao último arco da 5ª temporada, Kiner voltou a Praga e contratou do bolso dele a orquestra para essa última série de episódios, e ele mesmo compôs a maioria das faixas. Por mais que eu tenha parabenizado a qualidade do som da falsa orquestra na série, é notável a diferença, por isso só vou colocar as faixas aqui:
O motif da República, o tema da Ahsoka e da Força em Buzz Droids, a rendição linda do tema da Força em Jedi Eulogy de Furukawa, o ritmo frenético em Anakin Wants Her Alive, a breve menção de Clash of Lightsabers e Anakin vs Obi-Wan que rapidamente leva ao motif da República em Duel in the Jedi Temple, e o retorno do duduk pra fechar a jornada que Ahsoka começou no filme em Anakin Talks to Ahsoka... Perfeição! Todas as faixas desse arco são 10/10, essas que mencionei são só as que estão no álbum oficialmente.
Só restam duas faixas para comentar a respeito, elas são Yoda Explores Dagobah de David Glen Russell e Yoda's Journey Ends. A primeira, sem muita surpresa usa o tema de Yoda misteriosamente enquanto ele navega por Dagobah, a surpresa vem com o motif de Qui-Gon, que dá as caras quando o mesmo se comunica com Yoda, a série nunca se importou muito em usar temas dos filmes, então usar um tão "esquecido" como o de Qui-Gon é definitivamente uma surpresa, mas uma bem-vinda. A segunda começa com Han Solo and the Princess e em seguida o tema da Força em uma forma melancólica, porém pacifica, e termina com o de Yoda.
O episódio termina com o duduk de Ahsoka pois a série havia sido cancelada com a compra da Lucasfilm pela Disney, tem um documentário muito triste sobre esse fim abrupto da série no YouTube mesmo, recomendo. Um ano depois a nova animação de Star Wars chegaria, Rebels, com boa parte da mesma equipe criativa. Na parte da trilha isso também seria verdade com a exceção de Takeshi Furukawa, mas novos rostos entrariam na equipe e uma abordagem completamente diferente seria implementada. Nos vemos lá.... E que a Força esteja com você.
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