A genialidade por trás da trilha sonora de 'Homem-Aranha no Aranhaverso'


A última vez que falei sobre Homem-Aranha no Aranhaverso foi pra reclamar sobre o estereótipo do jovem negro urbano que é mostrado no filme, mas como eu também disse, esse filme é considerado uma das melhores animações já feitas e, na minha opinião, a melhor adaptação do Homem-Aranha nos cinemas. Muitos são os fatores que me levam a afirmar isso, desde o estilo de animação que criou uma nova tendência na indústria, a narrativa (que consegue ser mais interessante do que a ideia dos quadrinhos) e a mensagem que esse filme carrega até o ponto que conversaremos hoje aqui: a trilha sonora.

Eu sei que vocês estão ou já deveriam estar acostumados a ler o Gabriel (@passing_someone) falando sobre trilha sonora enquanto eu, Tiago (@tiagosamps), venho com mais frequência pra falar sobre as pautas recentes, mas relaxem que eu não vou invadir o espaço dele ou atrapalhar o trabalho único que ele faz na série Trilhando as Trilhas. Hoje eu vou falar sobre as canções do álbum pop do filme e vou mostrar pra vocês como suas músicas fazem parte da forma genial do filme de contar a história para o espectador.

E já aviso vocês que é extremamente necessário que você já tenha assistido ao filme porque eu não vou destrinchar a trama (pelo menos não nesse texto). Inclusive, eu recomendo que reassistam ao filme agora que ele finalmente foi adicionado ao Disney+. Se antes ou depois de ler esse texto, você que escolhe.

Aranhaverso tem dois álbuns musicais: A Original Score e a Soundtrack From & Inspired by the Motion Picture , sendo um para a trilha instrumental composta por Daniel Pemberton e outro que reúne as canções dos diversos rappers que fizeram canções para e sobre o filme. Como o nome do álbum já sugere, nem todas as músicas estão no filme, mas a maioria das que estão tem um papel de metalinguagem na narrativa.

Capa do álbum 'Spider-Man Into the Spider-Verse (Soundtrack From & Inspired by the Motion Picture)'.

E sim, EU SEI o quão popular é Sunflower do Post Malone e Swae Lee, eu sei que essa música fica na cabeça. Mas no filme ela é uma música que o Miles escuta. Tudo bem que é óbvio que é a música preferida do personagem, mas tanto essa quanto Familia (Nicki Minaj, Anuell AA e Bantu) e Start a Riot (Duckwrth e Shaboozey) são músicas que não estão aqui exatamente pra ajudar a contar a história. Mas sim, são muito boas.

Miles curtindo "Sunflower" logo no início do filme

Logo no primeiro ato nós presenciamos uma cena que provavelmente nunca imaginamos que veríamos, principalmente em uma animação infantil: a morte do Homem-Aranha. O filme precisa mostrar como essa perda afeta não só o Miles, mas todo o núcleo do filme e principalmente transmitir esse peso para o espectador. Então Scared of the Dark começa a tocar.

A música cantada por Lil Wayne, Ty Dolla $ign e XXXTENTACION, além de entregar exatamente o clima necessário para a cena, mostra Miles se levantando mesmo com medo pra tentar assumir a responsabilidade que o Homem-Aranha pôs em suas mãos.

Durante essa cena, Stan Lee faz uma das suas saudosas aparições com um trocadilho que, por incrível que pareça, também faz parte da forma do filme de contar a história quando ele vende uma fantasia infantil de Homem-Aranha ao Miles dizendo que o traje "sempre cabe, com o tempo". Lembrem-se disso.

O filme continua a mostrar Miles enfrentando o medo e a insegurança durante todo o segundo ato, com a pressão de mais outras 5 pessoas-aranha pra que ele dominasse seus recém adquiridos poderes.

Durante o seu treinamento, Miles se sente completamente incapaz de ser o Homem-Aranha que os outros precisam que ele seja, e enquanto Miles foge, a música cantada por Juice WRLD e Seezyn cresce na cena. Ironicamente o trecho de Hide na cena fala exatamente o oposto do sentimento e ação de Miles. Enquanto a letra canta sobre alguém que ajudou o sujeito a encarar os seus problemas e não se esconder, Miles está se escondendo justamente após não conseguirem ajudá-lo a controlar seus poderes.

Então, como em toda boa jornada do herói, vem a queda de Miles Morales. Seu tio morreu para protegê-lo, o Rei do Crime está prestes a atingir seu objetivo e ele ainda não controla nenhum dos seus poderes. É quando os Aranhas tomam a decisão de cumprir a missão sem o Miles, mesmo que isso significasse que um deles não sobreviveria. Peter ensina a Miles a lição que é o tema não só desse terceiro ato, mas de todo o filme: "Você não sabe [quando está pronto], Miles. É um salto de fé." e depois de um discurso de seu pai, Miles se sente pronto para fazer o que deve ser feito. Para se tornar o que o filme tem o construído para ser. E What's Up Danger começa a tocar.

Calma, calma, calma aí meu amigo... Tive um tinido lá do Arrowverse. Não tá esquecendo nada não? Não se pode falar de What's Up Danger antes de falar da trilha instrumental do filme.

Pois vamos lá então, mais uma vez, apesar do filme ter diversos temas, focarei só em dois, pra manter as coisas breves. O segundo tema a aparecer no filme é o do Homem-Aranha (Only One Spider-Man). Ao invés de criar um tema específico para cada Aranha do multiverso, Daniel Pemberton compôs um único tema para todos os Aranhas, e criou ideias diferentes para diversos instrumentos/orquestrações, e usa eles com o tema principal do Aranha para diferenciá-los, isso é evidente em Aunt May and the Spider-Shed

"Only One Spider-Man"


"Aunt May and the Spider-Shed"

Porém, Pemberton criou um tema separado para Miles e sua jornada. A trilha em si é uma reflexão de Miles, com diversas influências musicais, tendo pop/rap, eletrônicos e a clássica orquestra. Pelo início do filme a orquestra só aparece claramente no material do Homem-Aranha, com as cenas do Miles contendo músicas ou eletrônicos e pop/rap, porém a coisa muda de figura quando o Peter Original (o que morre no início do filme) fala com Miles sobre a missão e sobre como é responsabilidade dele agora (Destiny), e é onde o tema de Miles para a trompa (se não me engano) toca pela primeira vez. Esse tema então reaparece em momentos chave da jornada, como quando sua mãe o lembra que "nossa família não foge das coisas, Miles" (Mi Amor), quando Miles tenta pular do prédio, com mais intrumentos da orquestra enquanto ele pula, retornando ao solo da trompa quando ele falha (Spider Training), com cordas em ascenção enquanto ele fala com o Peter B. Parker sobre a missão (Quantum Physics), quando ele olha para o uniforme do Peter Original no covil secreto em uma escala mais alta, mais rápida e com outros instrumentos entrando gradualmente (Aunt May and the Spider-Shed), quando Aaron diz a ele "você é melhor de nós", retendo a escala porém lenta novamente. E quando os Aranhas o deixam para trás, o tema do Homem-Aranha toca na trompa (The Team Leaves)

"Destiny"


"The Team Leaves"

Sabendo tudo isso, pode continuar Tiago.

Falei que não invadiria a série dele, mas ele quem invadiu meu texto... e obrigado, Gabriel!

Enfim, Miles volta ao covil secreto enquanto reflete todas as lições que recebeu desde o início. Ele cria o seu traje único e recebe seu próprio lançador de teias da Tia May, que afirma que "coube perfeitamente", concluindo o que foi aberto na pequena cena com o Stan Lee no primeiro ato do filme. Quando a música cantada por Blackway e Black Caviar explode é quando Miles finalmente dá o seu salto de fé, e neste momento ele se torna o Homem-Aranha enquanto a música diz "You cant stop me now", mostrando que nada mais pode impedir o Homem-Aranha de cumprir o seu objetivo. Ele vai derrotar o Rei do Crime e levar os Aranhas de volta para seus universos. Sem medo. Sem mais se esconder.

Pemberton adiciona a orquestra à música de uma maneira emocionante e eficaz, utilizando somente os metais e algumas cordas, o tema de Miles da forma mais heróica até agora no filme, a música servindo como o elemento pop/rap, não mais só um solo da trompa, os metais unidos e terminando com as três notas do tema do Homem-Aranha... finalizando não só a jornada do personagem, como a jornada musical, unindo os dois lados da trilha.

Deste ponto em diante, o filme segue sem mais canções até os créditos, tocando apenas o tema definitivo do novo Homem-Aranha (Spider-Man Loves You), sendo uma versão de "Only One Spider-Man" mas com a pegada única pop/rap que o o filme inteiro nos acostumou a associar com o Miles.

E é por isso que eu sou apaixonado por esse filme. Quer dizer, essa é uma das razões. Não fiquem surpresos se eu voltar em breve pra falar sobre outro aspecto de Homem-Aranha no Aranhaverso. Não é atoa que foi uma das poucas animações na última década a desbancar a Disney no Oscar.

A sequência Homem-Aranha: Através do Aranhaverso estreia em 2023 e eu espero que tenha uma construção musical em cima do enredo tão genial quanto esse filme, que apresentou da forma mais criativa e digna possível diversas versões do Homem-Aranha (inclusive mulheres) para o público.


– Tiago Sampaio e Gabriel Bezerra



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