Afinal, qual foi o real tema da Fase 4 do UCM?

 

ATENÇÃO: esse texto contém SPOILERS não só de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, mas de diversos filmes e séries lançados pela Marvel Studios recentemente. Prossiga por sua conta e risco.

Se você companha o Universo Cinematográfico da Marvel, sabe que ele é dividido em fases, cada uma construindo uma narrativa que se culmina em um único evento.

A fase 1, por exemplo, focou em construir a iniciativa Vingadores. A fase 2, apesar de ter terminado em Homem-Formiga, plantou as sementes para a Guerra Civil no início da fase 3, que finalmente levou para a Guerra Infinita e o Ultimato na batalha dos Vingadores contra o Thanos. Essas 3 fases juntas formam a Saga do Infinito.

A Saga do Infinito. Arte de Matt Ferguson.

Sabemos que a Fase 4 é o ponta pé inicial para a nova Saga do Multiverso, que vai ser contada também na Fase 5 e finalizada na Fase 6 desse universo, mas apesar de já termos visto bastante de "Multiverso" nessa fase, esse não foi o tema construído durante a narrativa.

Recapitulando: WandaVision estreou em 2021 pra abrir a Fase 4. A série mostrava Wanda Maximoff e a sua forma de lidar com a perda se seu marido que foi morto pelo Thanos durante a Guerra Infinita. A série termina com Wanda se tornando a Feiticeira Escarlate e aceitando que Visão se foi.

O luto de Wanda Maximoff causa a criação do Hex e de sua vida imaginária em Westview. 

Logo depois tivemos Falcão e o Soldado Invernal, que acompanhou os dois "ajudantes" do Capitão América em jornadas individuais pra se encontrar agora que Steve Rogers "se foi". Bucky Barnes precisa amarrar as pontas soltas da sua época como o Soldado Invernal e seguir em frente, enquanto Sam Wilson pondera as questões de assumir o manto do líder dos Vingadores. No fim da série, Bucky finalmente deixa seu passado pra trás e Sam se torna o novo Capitão América.

Sam Wilson reflete a dificuldade de ser o novo Capitão América após a perda de Steve Rogers.

O primeiro filme dessa fase foi Viúva Negra, que apesar de contar uma história sobre uma personagem que já sabíamos o final, apresentou uma potencial sucessora para Natasha Romanoff introduzindo Yeleva Belova.

Natasha Romanoff e Yelena Belova: as Viúvas Negras.

Foi quando Loki chegou pra nos dar o primeiro vislumbre do que viria. A série serviu pra apresentar os conceitos de viagem no tempo e de multiverso que vamos ver sendo usados no futuro e introduziu de forma bem rápida o próximo vilão dos Vingadores: Nathanael Richards (também conhecido como Kang, o Conquistador).

Variantes do Loki.

Ainda seguindo os conceitos de Loki, a antologia animada What If...? mostrou diversas linhas do tempo que apresentavam novas versões dos personagens e das histórias que já conhecemos, mostrando que no multiverso tudo é possível.

As diversas Variantes de diferentes personagens e histórias do UCM em What If...?

Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Eternos foram as primeiras produções da fase 4 sobre personagens totalmente novos. Shang Chi apresentou a mitologia chinesa e mostrava o luto de um marido e os esforços de seus filhos para seguir em frente.

Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa volta a explorar o multiverso, mas agora, pela primeira vez, temos personagens de outras franquias aparecendo no UCM. Esse filme juntou todas as versões do Homem-Aranha do cinema, mostrando a capacidade dessa saga de fazer uma história épica usando da nostalgia como motor.

O Homem-Aranha e suas variantes.

Além da aventura multiversal, o filme ainda tem uma jornada de perda imensa para Peter Parker, que depois da morte da Tia May ainda precisa largar por vontade própria tudo e todos que conhece pra seguir em frente e se virar sozinho.

A morte da Tia May nos braços de Peter Parker.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pega o gancho do filme do Homem-Aranha e continua a explorar o multiverso da Marvel, mas dessa vez a Feiticeira Escarlate é a vilã, motivada pela perda dos filhos que ela criou durante seu surto em WandaVision. No fim do filme, além de Wanda precisar deixar "seus filhos" pra trás, Stephen Strange também decide, finalmente, seguir em frente em sua vida pessoal depois do casamento de Christine.

No fim do filme, Stephen conserta o relógio dado pela Christine que tinha sido quebrado em seu acidente, simbolizando que a partir daquele momento, sua vida seguiria em frente, não mais se segurando a um tempo que passou.

Voltando pras séries no Disney+, Gavião Arqueiro lidou com Clint Barton seguindo em frente com sua família depois de sobreviver ao Ultimato, mas também mostrou uma jornada de luto no confronto do Vingador contra Yelena Belova, que buscava vingança pela morte de Natasha. No fim, ambos decidem seguir em frente, além é claro da passagem do manto de Gavião Arqueiro para a Kate Bishop.

Kate Bishop e Clint Barton: os Gaviões Arqueiros.

Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel e Mulher-Hulk: Defensora de Heróis serviram pra introduzir novos heróis, o que é normal. Vimos personagens sendo introduzidos até na fase 3, às vésperas de Ultimato (Capitã Marvel, por exemplo). No final de Mulher-Hulk ainda fomos abruptamente introduzidos ao Skaar, o filho de Bruce Banner.

Hulk apresenta Skaar para a família Walters.

Thor: Amor e Trovão nos entrega mais uma jornada de perda no que achamos que seria uma passagem de manto quando Jane Foster, a única pessoa viva restante que o Deus do Trovão amava, morreu. Apesar da perda, Thor ganhou uma nova amiga e protegida em Amor, "a criança com o poder de um deus".

A morte de Jane Foster nos braços de Thor.

Por fim, Wakanda Para Sempre é o maior filme sobre luto de todos. Shuri não só precisa lidar com a morte de seu irmão, T'Challa, como também a da sua mãe e quase a de sua nação. Ela precisa abraçar a responsabilidade de assumir o manto de Pantera Negra e ser a líder que seu povo precisa. No fim do filme, também conhecemos Toussaint, o filho do falecido Rei T'Challa e o novo herdeiro do trono de Wakanda.

Shuri após a morte da Rainha Ramonda.

Percebem qual o tema que se repete? Como a maioria dos heróis passa por um luto e precisa aprender a seguir em frente? Não é atoa, porque essa é a mensagem que a fase 4 quer passar para o público, que também teve uma perda após o Ultimato. Vários dos heróis originais morreram, mas é preciso seguir em frente, e uma boa forma de fazer o público absorver essa ideia é, organicamente, por meio de uma fase inteira de filmes e séries, mostrar os heróis sobreviventes desse universo seguindo em frente do seu próprio modo.

Inclusive, é por isso que a sequência de Pantera Negra é um encerramento tão bom para a fase 4. O filme não é uma culminação que reúne todos os heróis apresentado como tivemos em Os Vingadores na fase 1, mas encerra de forma emocionante essa sequência de lutos que se iniciou em WandaVision.

"Mas o que é o luto, se não o amor que perdura?" – Visão (WandaVision - Episódio 9)

No fim do filme, Shuri queima o seu traje funerário como um sinal de recomeço, disposta a finalmente seguir em frente após a morte de seu irmão.

Agora, já que a fase 4 não resultou em uma reunião épica, pode ser que a Fase 5 seja um pouco diferente. Homem-Formiga e Vespa: Quantumania já chega em fevereiro de 2023 com o pé na porta da nova fase tendo Kang, o Conquistador como o vilão, já preparando terreno pro 5° filme dos Vingadores marcado só pra 2025.

Kang, o Conquistador


Comentários

Postagens mais visitadas