Chainsaw man, escrito por Tatsuki Fujimoto (Fire Punch), é um manga shōnen (focado no público adolescente) que teve sua serialização iniciada na revista Weekly Shōnen Jump em 2018, porém atualmente seus capítulos são publicados oficialmente e de forma gratuita no aplicativo Shōnen Jump+/MangaPlus.
A obra vem sido aclamada criticamente e pelo público ao longo dos últimos anos devido seu senso de humor único, fórmula renovada dentro do gênero e sua narrativa instigante, contagiando o público com o carisma dos seus personagens únicos. Mas afinal, sobre o que é Chainsaw Man?
ATENÇÃO: O texto a seguir contém SPOILERS do Mangá (e consequentemente da adaptação em Anime); Leia por sua conta e risco.
- SOBRE O QUE CHAINSAWMAN QUER FALAR?
Em Chainsaw Man acompanhamos um mundo alternativo ao nosso, que além de ser aterrorizado pela iminente ameaça do conflito indireto da guerra entre diferentes nações, também é assombrado por demônios que constantemente atacam a população.
Nós vivenciamos esse mundo pela visão de Denji, um adolescente em situação de necessidade, sem seus pais, mas acompanhado de seu excêntrico parceiro: Pochita, um cachorro demônio motosserra (sim, essa foi a melhor forma que achei para descrever o que ele seria), enquanto buscam viver uma vida melhor atuando como caçadores de demônios particulares em troca de dinheiro para sobreviver e poder quitar a dívida que possuem com a Yakuza.
 |
Denji fala sobre sua divida. |
A reviravolta inicial da trama acontece ainda nos seus primeiros capítulos, onde no momento em que prestava um de seus serviços, Denji acaba sendo esquartejado. Através de um pacto com seu companheiro demônio, ganha uma segunda chance de viver junto da habilidade de se transformar no híbrido do Demônio da Motosserra em troca de realizar as promessas que fez de viver a vida feliz e confortável que tanto prometiam um ao outro. Isso ao mesmo tempo em que passa a trabalhar para o governo como caçador de demônios sob a tutela de Makima, a misteriosa mentora pela qual Denji desenvolve uma paixão.
 |
Denji e pochita selam seu contrato |
Ao resgatar Denji, Makima rapidamente estabelece com ele uma relação de submissão por parte do garoto, prometendo lhe dar uma vida digna em que ele poderia ter o que quisesse caso apenas ele a servisse como um animal de estimação. Denji, que jamais havia tido para si a empatia ou afeto de outro, aceita sem questionar se tornar devoto a Makima, aceitando sua oferta de emprego.
Isso ocorre de forma semelhante a qual muitos jovens em negligenciados sentimentalmente também o fazem, aceitando situações muitas vezes de manipulação emocional devido a falta de relações de amor positivas e reconhecimento em suas vidas.
O interesse que Makima tem com Denji é evidentemente apenas por parte do Demônio da motosserra, uma vez que ela apenas visa explorar suas habilidades para poder favorecer a si mesma e a seu misterioso plano maior. E, para isso, ilude, manipula e utiliza de chantagem para que as coisas saiam como ela planeja. Makima só se importa com o Chainsaw Man e jamais olha para Denji como algo além de uma ferramenta porém, para ele, aquele amor que ela possui pela sua outra forma é válido para si, e está disposto a buscar por isso sem questionar, se tornando totalmente dependente dela apenas para receber as migalhas de afeto que ela lhe oferece.
 |
Denji questiona qual o interesse das pessoas nele.
|
Toda essa mensagem social de Chainsaw Man é servida junta de um humor acido e excêntrico para o leitor, lidando muito com a quebra da expectativa de como os personagens reagiriam a determinadas situações. Isso é principalmente demonstrado nos momentos em que Denji lida com suas motivações e em como expressar sua vontade de ser amado e se sentir acolhido, no final sempre reduzindo seu discurso ao desejo sexual de poder tocar nos peitos de uma mulher ou de praticar sexo. Linha de raciocínio essa que é perfeitamente normal a um adolescente de 16 anos que não sabe lidar com seus próprios sentimentos.
 |
Denji expõem seus desejos. |
Porém os momentos que nos é demonstrado Denji se sentindo mais realizado não são aqueles que ele consegue ter o toque de uma mulher, mas sim o seu afeto. É Somente quando tem relações mais íntimas com Makima, a mulher a qual ele nutre sentimentos, que vimos ele sentir mais próximo de ter realizado sua promessa.
 |
A frustração de Denji ao ter sua vontade atendida e não se sentir especial.
|
E esses sentimentos tendem a prosseguir adiante na obra sendo demonstrado através de várias oportunidade que Denji tem de estar sexualmente ligado a uma pessoa mas não o faz por se sentir apático em relação a suas companheiras, ou não se sentir realizado quando consegue de fato consumar o ato.
Isso é perfeitamente exibido em uma cena onde nos é mostrado na forma de metáfora uma relação sexual entre Denji e outra figura feminina em sua vida. Vemos o questionamento sobre o porquê de mesmo tendo afeto e conhecendo bem sua parceira, ele não consegue se sentir excitado naquela situação pois, no final, o que ele tem por ela é algo platônico.
Essa situação ocorre pois ao longo da obra nós acompanhamos acima de tudo o desenvolvimento de Denji como pessoa, descobrindo diferentes formas de afeto e amor, sendo eles sexuais, amizades ou relações de irmandade e compreender que muitas vezes amor não significa apenas sexo.
 |
Denji não se sente satisfeito pois não compreende diferentes formas de se amar.
|
O discurso de Chainsaw Man em torno do assunto se torna mais evidente quando vamos nos aproximando do final da Primeira Parte do mangá. Nos pondo nas ações finais do plano de Makima, revelando que ela jamais enxergava Denji como algo além de um empecilho para suas reais intenções: obter controle sobre o demônio da motosserra, destruindo Denji emocionalmente no processo para quebrar o contrato que ele estabeleceu com o Pochita.
A forma como Makima faz isso é fornecer tudo aquilo que Denji desejava: uma casa, comida fresca, dinheiro, afeto (mesmo que falso) e uma família postiça. Orquestrando, desta forma, todos os eventos da obra para que Denji se sentisse plenamente realizado, transformando essa felicidade cotidiana em seu novo normal apenas para destruir isso pedaço por pedaço e ver a vida que ele aprendeu a amar desmoronar a seus pés.
No confronto final entre os dois, isso é posto a prova ao fazer Denji derrotar Makima por ela não saber identificar a sua presença em campo. Afinal, mesmo com toda convivência, Makima apenas dava atenção à metade que era composta pelo Demônio da Motosserra e não sua parte humana, fazendo esta se tornar indetectável às habilidades sensoriais dela pela falta de familiaridade.
Makima nunca tentou sequer conhecer Denji.
 |
Denji aceita a verdade sobre sua relação com Makima |
Chainsaw man em muito é uma história sobre amor e amadurecimento emocional, onde acompanhamos um adolescente em uma jornada de descobrimento conforme expande seu ciclo social, vivendo sob as promessas de um falso amor na forma de alguém que buscava algo o qual ele não era, transformando essa história que a primeira vista parece ácida e pervertida em uma discussão que pode ser mais profunda sobre vulnerabilidade sentimental.
Comentários
Postar um comentário