Tá na hora de admitir que "O Cavaleiro das Trevas" não é a melhor adaptação de quadrinhos que existe.
CALMA! Ninguém aqui vai invalidar a grandiosidade dos filmes do Batman que Christopher Nolan fez. É inegável a REVOLUÇÃO que esse filme fez não só pra DC mas pras adaptações de quadrinhos nos cinemas, sua saga é considerada até hoje A MELHOR TRILOGIA DE FILMES DE SUPER-HERÓIS DA HISTÓRIA. Mas isso é justo?
Primeiro a gente precisa lembrar do contexto em que nasceu o primeiro filme dessa trilogia: estávamos entrando em uma época onde as adaptações de quadrinhos eram cada vez mais comuns. Sam Raimi tinha traduzido o Homem-Aranha, um dos herói mais populares da história, pro cinema e foi muito bem recebido pelo público. Já falamos aqui sobre como Sam Raimi procurou se afastar um pouco dos quadrinhos pra traduzir o escalador de paredes pro live-action, mas ainda assim o filme bebe muito da sua fonte, não tirando o Homem-Aranha de sua essência em momento nenhum dos seus 3 filmes.
![]() |
Sam Raimi e Tobey Maguire na produção de 'Homem-Aranha' (2002) |
O Batman é um personagem tão popular quanto o amigão da vizinhança, e lá no início dos anos 2000, surgiu a ideia de revitalizar o Homem Morcego nos cinemas. O problema é que não há muito tempo o personagem tinha fracassado nas telonas... O infame Batman & Robin, dirigido por Joel Schumacher e estrelado por George Clooney, enterrou em 1997 a franquia do Batman que se mantinha firme e forte nos cinemas desde 1989, quando Tim Burton fez o primeiro filme estrelado por Michael Keaton.
![]() |
Arte Promocional de 'Batman e Robin' (1997) |
Quando Batman Begins começou a ser produzido, a ideia era se afastar completamente da comédia espalhafatosa que o filme da dupla dinâmica entregou, e naquela época a ideia de ignorar o aspecto "fantástico" das histórias em quadrinhos pra entregar algo mais "pé no chão" nos cinemas estava em alta – vide a trilogia X-Men, onde o diretor Bryan Singer "modernizou" os uniformes dos heróis mutantes e ainda foi além, proibindo os atores de lerem os quadrinhos pra não correr risco de fazerem igual o material original.
Christopher Nolan foi o encarregado da missão de trazer o Batman de volta às telonas com um filme que seguisse a moda da época, e fez isso com maestria. O filme nos entregou Christian Bale como um excelente Bruce Wayne e dois vilões clássicos dos quadrinhos do Batman que ainda não haviam sido adaptados pra live-action: Espantalho e Ra's Al Ghul. O filme reconta a origem do Homem Morcego e todos os passos pra ele se tornar o protetor de Gotham de forma fiel até que, no final, o filme termina com o Batman tomando a decisão menos Batman possível: não salvar Ra's Al Ghul. Mas tudo bem, tirando isso (e claro, não falando de terem escalado Liam Neeson pra interpretar um personagem de origem ÁRABE), o filme é bom. Pouco memorável, mas bom. Ou você vai me dizer que Batman Begins está no seu top 10 filmes de super-heróis? Hoje, quase 20 anos depois, é um filme bem esquecido mesmo quando se fala de filmes do Batman no geral.
![]() |
Pôster de 'Batman Begins' (2005) |
Enfim, essa nova empreitada no Homem Morcego foi bem recebida pelo público na época, e não demorou muito pra uma sequência ser produzida. Batman: O Cavaleiro das Trevas decide jogar no seguro trazendo dois vilões já conhecidos pelo público: o Duas Caras e o Coringa, e que escolha maravilhosa! Ambos os personagens são muito bem traduzidos pro universo do filme: o Coringa de Heath Ledger dispensa apresentações, ele é a referência pra interpretações do personagem até hoje e provavelmente vai ser por muito tempo. Não atoa o ator ganhou um Oscar pelo papel, mesmo tendo falecido pouco antes da estreia do filme.
Mas o destaque mesmo vai pra Harvey Dent, o verdadeiro PROTAGONISTA do filme. Toda a trama gira em torno do personagem interpretado por Aaron Eckhart. O Batman aqui é usado como coadjuvante, e por isso esse filme dá tão certo: O Cavaleiro das Trevas é um filme sobre o Duas Caras.
![]() |
Pôster de 'Batman: O Cavaleiro das Trevas' (2008) |
A graça do Batman é, e sempre foi, o personagem ser o melhor detetive do mundo e um dos heróis mais importantes do universo DC, mesmo sendo um homem comum dentro de um mundo fantástico. O Batman de Christopher Nolan não carrega absolutamente nenhum desses aspectos. Ele não é um detetive e nem um gênio inacreditável. Como Bruce Wayne, Christian Bale é sensacional, mas seu Batman não entrega metade da imponência de Michael Keaton em Batman Returns ou de Val Kilmer em Batman Forever. Ele sequer é um lutador tão bom quanto Ben Affleck foi no seu curto e infame período no DCEU.
![]() |
O Batman (Ben Affleck) em 'The Flash' (2023) |
Mesmo assim, o segundo filme dessa trilogia é, inegavelmente, um dos melhores não só do Batman, mas no currículo inteiro de Christopher Nolan. Mas não por ser um bom filme do Batman, por ser um ótimo filme de Harvey Dent contra o Coringa, onde o Cavaleiro das Trevas do título é mais uma ferramenta.
Tanto que, no terceiro e último filme dessa trilogia, com Bane (Tom Hardy) e Talia Al Ghul (Marion Cotillard) sendo vilões extremamente fracos, o filme não é tão bom. E não chega nem a ser ok como Begins, ele é só... ruim.
Então, por favor, tentem me explicar como atualmente, com trilogias tão consistentes quanto a dos Guardiões da Galáxia ou mesmo os dois filmes do Aranhaverso, que estão construindo a verdadeira melhor trilogia dos filmes de super-heróis, pode a trilogia de Christopher Nolan ser considerada a MELHOR até hoje quando só UM dos três filmes é considerado espetacular?
Nunca devemos tirar o mérito e a qualidade do filme de 2008, mas seria interessante revisar o quanto o amor por esse único filme afeta no julgamento da trilogia como um todo, que, sinceramente, sequer se esforça pra ser uma adaptação fiel do Batman.
![]() |
Pôster de 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (2012) |
Essa é uma questão que eu (@tiago.samps) quero trazer aqui pro blog faz tempo, mas me faltava bastante coragem de tocar nesse vespeiro. Como fã do Batman dos quadrinhos e dos desenhos e hater assumido do Batman – da maioria – dos filmes, não é a primeira vez que eu lanço um artigo pra tentar explicar que o Homem Morcego não é um personagem tão razo quanto o público acha, mas por favor, fiquem a vontade pra usar a seção dos comentários pra debater comigo sobre essa trilogia tão aclamada e que, estranhamente, só um dos memoráveis filmes é aclamado até hoje.
Comentários
Postar um comentário