Por que o Superman é tão chato?

 


Depois de uma década inteira em um buraco que parecia não ter fundo, os fãs do Superman finalmente têm um farol de esperança pelo qual se segurar! Superman & Lois finalizou a sua 3ª e na opinião de quem vos fala (@tiago.samps), melhor temporada; Minhas Aventuras Com o Superman estreou tanto no HBO Max quanto no Cartoon Network e a produção de Superman: Legacy está a todo vapor, com David Corenswet anunciado como o novo Homem de Aço nos cinemas.

Desde 2012, não tivemos uma boa adaptação do Superman, nem nos cinemas, nem nas animações, nem em nada! A coisa mais decente que recebemos foi o Superman do filme da Liga da Justiça em 2017 (pra você ver o nível), e isso causou um estrago IMENSO na percepção do público sobre o super-herói que é não só o mais importante da DC Comics, mas também um dos mais interessantes.

Criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Super-Homem é um dos personagens que mais foram mal interpretados não só pelo público, mas também por diversos dos criadores (desde roteiristas de quadrinhos até diretores de filmes), espalhando ideias sobre o personagem que precisamos desmentir:

KAL-EL É UMA ALEGORIA DE JESUS CRISTO.

Não, nem perto. Pra começar, tanto Jerry quanto Joe são judeus, e não faz muito sentido eles criarem um super-herói baseado no Messias que eles sequer acreditam.

Sem contar que a história de ambos os personagens (o da DC comics e o bíblico) possuem histórias opostas apesar das óbvias semelhanças.

Enquanto Jesus teria sido enviado pra salvar a Terra, Kal-El foi enviado pra ser salvo por ela; Ambos foram criados por um casal de santos, sim, mas foi a criação de Jonathan e Martha Kent que fizeram Clark crescer como o homem bom que ele é, enquanto o menino Jesus era quem educava seus pais.

Sim, as semelhanças facilitam muito as referências bíblicas que Zack Snyder amava fazer com seu Homem de Aço, mas Kal-El é o oposto de uma alegoria ao Messias Hebreu.

Referências religiosas em 'Batman vs Superman: A Origem da Justiça'.

PERSONAGEM APELÃO ASSIM NÃO TEM GRAÇA

Quando não é trabalhado e o personagem simplesmente continua ficando cada vez mais forte (como o Goku em Dragon Ball), realmente. Mas o ponto de Clark Kent nunca foi alcançar um nível maior de poder, mas aprender a controlar os seus.

Ao contrário da ideia CHATA de que "O Superman é um deus entre os humanos", Kal-El nada mais é que um humano com os poderes de um deus.

Mas Tiago, como pode você chamar o Super-Homem de humano? Ele veio de Krypton!

Sim, quando era um bebê. Clark foi criado nos costumes da Terra e absolutamente tudo que ele conhece na vida é humano. Claro, posteriormente ele veio a estudar suas origens, mas a essa altura Clark já tinha se encontrado como um menino da fazenda de Pequenópolis há muitos anos.

A família Kent

Mesmo assim, é muito fácil com os poderes que ele tem...

E por isso a ideia dele precisar se controlar é um contraponto perfeito. E esse autocontrole não é só pela proteção dos humanos, mas pra preservação de sua própria sanidade mental. Kal-El pode ouvir todas as pessoas da Terra, mas se condicionou a ouvir apenas quando precisam da sua ajuda. Isso também mostra como, além de absurdamente poderoso, Clark também é super inteligente.

NINGUÉM É INCORRUPTÍVEL

Verdade, e esse conceito pode ter funcionado pra uma história alternativa ou outra, mas achar que Clark é incorruptível é mais uma percepção errada do personagem. Como eu já disse antes, Clark é humano e está sujeito aos mesmos erros que todo mundo, mas também como todo ser humano, a criação que ele recebeu diz tudo sobre quem é o Super-Homem.

Sem Jonathan e Martha Kent, dificilmente Kal-El teria se tornado o homem que é, e já tivemos histórias que mostram isso perfeitamente. Mas mostrar o homem que aprendeu a lidar com o luto ao perder seu pai se tornar um ditador completo por não saber lidar com o luto é uma leitura péssima do personagem.

Mostrar Clark perdendo a paciência e/ou cometendo erros é padrão porque, realmente, ele não é incorruptível e está passível a erros. A crítica se aplica quando ele se volta contra a humanidade, um povo que ele aprendeu a amar, e gosta disso.

Injustice: Deuses Entre Nós

O homem que aprendeu todos os idiomas do planeta pra poder se comunicar com qualquer um que precisasse, sempre fez questão de cuidar dos mínimos problemas, mesmo que fossem só gatos presos à árvores, que se tornou um símbolo de esperança, não vai do dia pra noite se voltar contra tudo que ele mais ama.

Não digo que visões alternativas do personagem não funcionem, como em Injustice e o Filho Vermelho, mas precisamos restaurar a concepção de que o Superman é um homem que ama a Terra e a humanidade.

Superman salvando um gatinho na HQ 'Superman: Up in the Sky' #5.

AFINAL, SOBRE O QUE SÃO AS HISTÓRIAS DO SUPER-HOMEM?

Além de uma alegoria óbvia sobre imigração (um refugiado de outro planeta que, ao ser descoberto, é perseguido), diversos outros temas se encontram nas histórias clássicas do Super-Homem. O romance da história de amor entre Clark Kent com Lois Lane, que evoluiu gradativamente pra uma história sobre família com o nascimento do filho do casal, Jon Kent, e essa dinâmica familiar foi perfeitamente adaptada e até evoluída na série Superman & Lois.

Superman & Lois foi renovada pra sua 4ª temporada e está disponível no HBO Max.

Não só a família, todo o núcleo de apoio do Clark adiciona qualidade às histórias do Superman. Jimmy Olsen, Perry White e até o Bruce Wayne e a Diana, em certos momentos, cumprem esse papel de amigos como bons coadjuvantes.

No fim, quem acompanha quadrinhos  e séries do Superman estão muito mais interessados no personagem que Clark Kent é e os temas que ele traz do que as suas super aventuras, que são um plano de fundo ou uma distração do real entretenimento que é entender a relação do Super-Homem com o planeta Terra e a humanidade. São histórias que se relacionam com o público tanto pela identificação (o ponto que faz o Homem-Aranha ser tão popular), com Clark Kent, o imigrante adotado crescido na roça se adaptando à cidade grande, quanto pelo escapismo (o ponto que faz personagens como o Batman e a Mulher-Maravilha serem populares), com Kal-El, o super-herói alienígena.

Clark Kent no Episódio 1 de 'My Adventures With Superman'

Identificação ou escapismo, o Super-Homem tem muito mais camadas do que o público geral percebe mas, felizmente, algumas adaptações captam isso. As 10 temporadas de Smallville mostram a jornada de descobrimento de Clark Kent tanto na puberdade durante a adolescência, quanto em relação às suas origens. Superman & Lois acompanha um Clark mais velho e a sua vida não só como o maior super-herói do mundo, mas como um marido, um pai, um amigo e um jornalista. A série ainda foca na vida pessoal de Lois Lane, que por si só já é uma baita personagem, e nas questões da adolescência de Jonathan e Jordan Kent, os gêmeos filhos do casal. E por fim, a excelente nova animação My Adventures With Superman do Adult Swim (que no Brasil é distribuída pelo HBO Max exibida no Cartoon Network), que acompanha a vida de Lois e Clark como estagiários de jornalismo durante os primeiros dias do Superman como um super-herói, perfeito pra introduzir o Super-Homem para crianças.

E você? Já acompanhava o Superman antes? Se sim, o que você mais gosta nas histórias do Homem de Aço? Conta pra gente nos comentários do artigo, e eu, Tiago, tô sempre disposto a debater nas nossas redes sociais.

Clark conta ao Perry White, seu chefe no Clarim Diário, que é o Superman na HQ 'Superman (2018)' #18.


– Tiago Sampaio.

Comentários

Postagens mais visitadas