A Precariedade do Mercado Animado
Calma, não cheguei pra falar mal de nenhum filme que você gosta. Hoje nosso encontro é para te alertar sobre as condições de trabalho que as pessoas que fazem esses filmes estão submetidas atualmente.
Não deveria ser surpresa para ninguém que Hollywood trata seus trabalhadores da mesma forma que o seu chefe te trata no seu trabalho (na verdade, até pior), tanto que recentemente atores e roteiristas de uniram pela primeira vez em 60 anos em uma greve que paralisou a Indústria por 6 meses!
A WGA (guilda de roteiristas dos Estados Unidos) conseguiu reinvindicar novos direitos relacionados a salário, condições de trabalho e uso de Inteligência Artificial em cima de seus projetos no fim de setembro e recentemente, no dia 8 de Novembro, a SAG-AFTRA (Associação dos Atores dos EUA) finalmente conseguiu um acordo com os estúdios de Hollywood que retrabalha as suas condições de pagamento, assim como garantias quanto às mesmas preocupações envolvendo I.A.
A gente explicou mais detalhadamente toda a razão da greve ter acontecido lá no nosso Instagram, caso queiram entender melhor essa situação.
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Mark Ruffalo durante a greve dos roteiristas. |
Enfim, Homem-Aranha Através do Aranhaverso lançou recentemente em um período que as animações tem sido um pouco melhor recebidas pelo público, que tendem a diminuir a mídia pra um "gênero infantil" ou uma forma inferior à live-action para contar uma história. Mas não só o público, os estúdios também têm a mania de explorar animadores, não só com os mesmo problemas salariais dos atores e roteiristas, mas com um agravante de prazos insanos, forçando equipes de dezenas de trabalhadores a trabalhar por exaustivas horas extras sem nenhum centavo a mais.
Quando Aranhaverso 2 lançou, o filme foi aclamado por diversos fatores, incluindo a animação sensacional que eleva em tudo os visuais do primeiro filme, mas logo notaram que versões diferentes do filme estavam nos cinemas. Inicialmente, uma com problemas no áudio. Depois, notaram diferenças pequenas em uma cena ou outra em diferentes sessões, até finalmente, no lançamento digital do filme, a cena final na Terra 42 mostrar um Miles G. Morales cheio de detalhes que não estavam em nenhuma versão do cinema.
Pouco tempo depois descobrimos que toda a cena final do filme, aquela em que Gwen reúne os Aranhas pra resgatar Miles, foi feita 2 meses antes da estreia do filme, de forma apressada e que o filme foi lançado sem estar 100% finalizado porque a Sony se recusava a adiar o filme de novo.
Sim, o filme é maravilhoso e essa cena é um dos ápices do filme, mas vale a pena essa exploração em cima dos animadores? Custa tanto esperar mais um tempo para ver a versão final, completa, sem prejudicar horas de sono e saúde mental de uma equipe de dezenas de pessoas?
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A cena "Start a Band" foi animada às pressas, pouco antes do lançamento do filme nos cinemas. |
E não para só em filmes animados, trabalhadores da área de efeitos visuais também sofrem e, diferente de Aranhaverso, que mesmo nessa situação entrega um filme muito além do decente, temos diversos exemplos que até o mais casual dos expectadores percebe a defasagem.
Quantas vezes não vimos reclamações em cima do Universo Cinematográfico da Marvel que cita a queda na qualidade do CGI, e sim, isso é culpa do estúdio que paga pouco pra uma equipe forçada a trabalhar em um período minúsculo de tempo para entregar meia dúzia de projetos.
É evidente que lançando 6 filmes no mesmo ano, além de diversas séries, usando a mesma equipe na produção dos efeitos especiais, quando o padrão anterior era de um filme por trimestre, a qualidade de TODOS os projetos do estúdio vão cair.
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Quando 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' lançou, os fãs reclamaram em peso sobre o visual do M.O.D.O.K. |
Outra área que também sofre com esses prazos absurdos é a dos videogames, e um exemplo recente foi o lançamento de Marvel's Spider-Man 2, que apesar de ter sido muito aclamado, chegou diversos de problemas técnicos que poderiam ser evitados com um pouco mais de tempo dedicado a polimento e testes.
Hoje sabemos que a solução para esse tipo de problema é a união e a paralisação, e nos resta esperar que animadores e desenvolvedores tomem a mesma atitude que atores e roteiristas tomaram esse ano contra os estúdios, garantindo melhor qualidade de vida para eles, e claro, qualidade nos conteúdos que consumimos.
- Tiago Sampaio.
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