Foco, Responsabilidade e Sacrifício | Merry Little Batman

 


Merry Little Batman, ou como chegou aqui no Brasil, O Natal do Pequeno Batman, é um filme que passou por uns bucados antes de ver a luz do dia.

Quando foi anunciado um filme do Robin baseado na franquia "Esqueceram de Mim", poucas foram as pessoas de bom gosto que se animaram com a ideia. O filme acabou sendo descartado no meio da produção junto de vários outros projetos animados que, por alguma razão, não eram do interesse da nova gestão da Warner Bros. Discovery. O  projeto então foi resgatado pela Amazon, que lançou o filme no dia 8 de dezembro de 2023.

O filme conta uma história ligeiramente diferente da história do filho do Batman. Nos quadrinhos, Damian Wayne é um fruto acidental do relacionamento entre o Bruce Wayne e Talia Al Ghul, a filha de um dos maiores vilões do Batman (R'as Al Ghul), que só veio a conhecer seu pai depois de anos treinado pela mãe e pelo avô na Liga dos Assassinos. O filme reimagina essa origem com Damian sendo criado desde o nascimento por Bruce e Alfred, treinando com o sonho de se tornar o Batman assim como seu pai.

Bruce Wayne, Alfred Pennyworth e o pequeno Damian Wayne.

Acontece que, para impedir que Damian crescesse sem seu pai e passasse pelo seu mesmo trauma, Bruce deu um fim em toda a criminalidade de Gotham City, que passou 9 anos (e 4 dias) em paz, até Bruce precisar agir como o Batman mais uma vez.

Sozinho pela primeira vez em casa, o pequeno Damian se torna o pequeno Batman ao decidir defender sua casa de assaltantes a serviço dos maiores vilões do seu pai.

O Pequeno Batman

O filme é curto e muito divertido, sendo uma adaptação muito sincera da mitologia do Batman, desde os ideais do personagem, apresentando um Bruce (até muito mais) protetor da sua família e um Batman que escora no lema "Foco, Responsabilidade e Sacrifício", até a sua galeria de vilões, todos com visuais bem únicos e mesmo assim bem próximos ao que conhecemos como o clássico.

Hera Venenosa, Bane, Pinguim e o Coringa.

Falando em visual, talvez algumas pessoas estranhem o estilo da animação. Eu mesmo estranhei quando as primeiras imagens oficiais saíram, mas assistindo ao filme, a estilização não só combina com a história e o humor proposto, mas também é muito bem desenhada e animada.

O destaque do filme obviamente é o Damian, que diferente dos últimos filmes animados que protagonizou, não é um adolescente mimado e arrogante. Aqui ele é uma criança fofa, carinhosa e que se inspira no seu pai, e é bem fácil se envolver assistindo ele se divertindo tal qual uma criança de 9 anos se divertiria sozinha numa mansão imensa.

Apesar de Damian ser a estrela, vale citar que tanto Bruce, quanto Alfred (esse sendo o que menos aparece) são ótimos personagens e cumprem seus papéis como coadjuvantes e suportes perfeitamente.

O filme ainda se mostra muito presente dentro do Universo DC fazendo referências que citam desde o Homem do Amanhã de Metropolis, até os esquecidos Super Gêmeos, seja em referências óbvias vindas diretamente da boca do Cavaleiro das Trevas ou em pequenas aparições visuais.

No fim, O Natal do Pequeno Batman me surpreendeu com uma jornada heróica empolgante, uma história familiar de aquecer o coração, e o mais importante: um aventura sobre o resgate da estética, sentimento e significado das tradições natalinas.

VEREDITO: ★★★★★

Caso esteja procurando filmes natalinos pra esse período de fim de ano, fica aí a nossa recomendação. Inclusive, lançamos recentemente um episódio do nosso podcast discutindo vários outros especiais de natal de super-heróis, incluindo Batman: O Retorno, Batman: A Série Animada e Batman Arkham Origins. VAI OUVIR!




Comentários

Postagens mais visitadas