Sua Faixa Favorita Pode Não Ter Sido Feita Por Quem Você Imagina | Balão de Pensamento
Pra quem acompanha a série "Trilhando as Trilhas", já tem certa familiaridade com o termo compositores adicionais, tanto nas séries animadas de Star Wars quanto no Arrowverse se encontra uma abundância deles. Com o anúncio do retorno de Hans Zimmer para Kung Fu Panda 4, um tweet foi feito brincando com o uso de compositores adicionais que Zimmer implementa em seus projetos (Kung Fu Panda 3, teve Lorne Balfe e Paul Mounsey como adicionais, assim como no 2º filme), esse tipo de comentário dirigido a Zimmer não é novo e a implementação de compositores adicionais também não é exclusiva dele, na realidade os compositores que fazem o trabalho todo sozinhos é uma minoria na indústria, e os que creditam seus compositores adicionais tão quanto.
Em uma recente controvérsia, Alf Clausen, compositor original de Os Simpsons, foi exposto por fazer seu filho e outros trabalharem como compositores fantasmas na série, sequer sendo creditados por seu trabalho. Muito se fala de royalties recentemente, por conta das greves dos atores e roteiristas, principalmente em relação ao streaming (a mesma situação ocorre na música), e diversos compositores e trabalhadores da área falaram em um artigo da Vanity Fair sobre como alguém adentrando na indústria pode se deparar com trabalho sem créditos e com remuneração mínima vindo de grandes nomes. Nadia Wheaton já vocalizou diversas vezes no Twitter situações de falta de profissionalismo e assédio que viveu e que tem conhecimento.
Em outro artigo, do The Guardian, várias mulheres vocalizaram casos de assédio e abuso no meio da música, o mais recente caso sendo o de Danny Elfman, acusado, pagando o acordo de $830,000. A invisibilidade dá ao que tem poder liberdade de fazer o que quer. Você provavelmente não conhece o nome de Jonathan Ortega, ele foi compositor adicional de Agentes da SHIELD. Apesar de ao menos uma faixa sua ter entrado no álbum da trilha sonora da série, seu nome só se encontra em Assistente Musical. Isso porque estava no encarte do CD, com menos e menos lançamentos em mídia fisica, não há forma de saber quem trabalhou em que, e esses nomes simplesmente nunca serão conhecidos.
Apesar de John Powell ter recebido co-crédito nas trilhas de Kung Fu Panda 1 e 2, Lorne Balfe foi relegado a compositor adicional no 3º filme. Os créditos principais de Batman V Superman nomeiam Zimmer e Tom Holkenborg, apesar do último ter feito menos que Steve Mazzaro e Benjamin Wallfisch, que foram relegados a compositores adicionais (inclusive Mazzaro é co-criador de Is She With You?), eles são creditados na partitura e no encarte, sendo assim recebem royalties e acabam recebendo trabalhos como artistas principais depois de um tempo (assim foi com Balfe). Mesmo assim, as pessoas continuarão atribuindo a música que ouvem aos nomes nos créditos finais ou na capa do álbum. São poucos os que entrarão no site de Zimmer e checar quem fez o que, ou abrir a descrição no vídeo "- Topic" do YouTube pra ver quem fez realmente a faixa de Bad Batch, menos ainda irão comprar os poucos CDs que ainda são feitos para os detalhes no encarte.
O problema em si não é usar compositores adicionais ja que é uma mão na roda em uma indústria com tanta demanda (principalmente para os nomes maiores, dando menos chances para os independentes, mas esse é outro assunto), mas sim a falta de transparência e crédito visível. Spotify, por exemplo, nem tem uma seção de detalhes. Trazendo mais uma vez Shirley Walker, a que creditou Hans Zimmer como synthesist em A Máscara do Fantasma, que fez questão de dar créditos principais a cada compositor que trabalhava com ela em um episódio do DCAU, assim "forçando" os álbuns das séries a fazerem o mesmo. Não se sabe exatamente o por que disso acontecer ainda no ano de vossa graça 2023, e nem o quanto de sujeira alguns de nossos compositores favoritos encobrem (o artigo da Vanity Fair causou um chacoalho e alguns compositores adicionais começaram a ser creditados rapidamente). O que podemos fazer é ficar atentos a esses artistas encobertos, e esperar pelo melhor.
– Gabriel Bezerra.
Comentários
Postar um comentário