Trilhando as Trilhas | Episódio III: Arrowverse | Fase 5 | Arrow S06 & Flash S04: Provações e Tribulações
Trilhando as Trilhas
Episódio III:
Arrowverse
FASE V: ARROW S06 & FLASH S04
Ás vezes você se vê numa trilha a tanto tempo que nem sabe mais o que está fazendo... Veja bem, já estamos no ano 5 do Arrowverso, nós já vimos sinais nada bons do que vem aí, mas acho que a pior coisa que podia acontecer é eu não ter o que falar a respeito, não porque não há nada a ser dito, e sim porque eu não tenho nada a dizer, então provavelmente isso aqui será bem curto (em comparação).
Olhando os álbuns a partir dessa fase, você pode ver que os compositores adicionais foram promovidos a co-compositores, menos Arrow (apesar de Blume ainda ser um compositor adicional, e mais terem entrado em cena), esse também é o último lote que foram vendidos como CDs também, por falta de vendas a LaLaLand Records cortou laços, ao menos tivemos um álbum para a Crise na Terra-X.
E em Arrow, continuamos no som definido pela 5ª temporada em um começo bem promissor em Trying to Carry On e Fallout, com essa segunda trazendo consigo uns elementos familiares de On The Line e claro, o tema da Sirene Negra rapidamente, que é tocado inteiro em Siren Storms the Lair. A variação de Working Together but Alone lá do fim de Canary Flies Away retorna em I Killed My Daughter, e 2 vezes Not Black and White brota no álbum também... tirando todo peso que essa faixa uma vez teve, em You Could Be Greater e What Your Dad Is, mas ei, a primeira tem a 2ª vez que o motif de Samantha/William é oficialmente lançado!
O piano, corda de arco e harpa todos juntos em I Know You're the Green Arrow, uma clássica faixa de Arrow, já o início de Team Meets Cayden / Inside The Internet é só percussão e eletrônicos, entrando em território de ação da 4ª temporada, com mais uma menção do tema da Sirene (alguém tá compensando), o piano fica nervoso e as cordas de Who Is Vigilante entram (não relacionado ao Vigilante), no final temos uma pequena inversão, com o tema de Olicity no modo ação (fofo). Agora relacionado ao Vigilante, Dinah Identifies Vincent parece criar um motif para os dois, mas o eletrônico distrai do piano por ser basicamente o de Vandal Savage...
Viajando de volta para a 2ª temporada, Deathstroke Extracts Revenge e Like Father, Like Son são reprises do material do Exterminador (😮), uma expansão de Deathstrokin' na primeira faixa seguida do material que acabou não entrando no álbum da 2ª temporada, e aí a outra faixa termina com Never Again (Again). Mas ei, não é só Not Black and White que retorna da 4ª temporada, Green Arrow também nos agracia em Been Mad At You Before / Oliver Is Back, além de Purest Heart da 2ª. Se eu não soubesse, acharia que estava ouvindo Flash do jeito que I Need Someone começa e fica, é o eletrônico de fundo, mas a melodia em si nos violinos e piano é original e bem Arrow. Um padrão repetido a exaustão em Team Divided, familiar, mas não saberia te dizer exatamente, uma faixa bem deprimente, como eu imagino era o objetivo. Agora os eletrônicos me lembram é Legends (Vandal Meteoritual Fight) em Right Before Her Eyes, mas tirando isso é mais Another Fallen Queen, e aí do nada vira uma brincadeira com o eletrônico crescente (que agora decresce também e fica indo e vindo), saindo de desesperada, pra divertida e terminando na vibe de This City is Dying... meh.
Novas formas de usar os eletrônicos continuam em The Devil's Greatest Trick, me lembrando do motif da Mística em Dias de um Futuro Esquecido, mas aí o coro entra e de repente fica bem russo o ambiente, com as cordas crescendo. A vibe continua em Who Do I Bring The Pain To? mas é só isso mesmo, vibe e atmosfera. Menção obrigatória de I Forgot Who I Was em Take Good Care of Her! E uma versão mais lenta de Trust But Verify em Brothers In Arms, quase não usado na 1ª temporada (3 episódios eu acho), mas por algum motivo usado anos depois como um motif para Oliver e Diggle. Na mesma veia de Everyone Left, Why Do They All Leave?E então finalmente o tema do vilão "principal" da temporada (em uma temporada que tentou diferenciar mas acabou fazendo uma bagunça) The Dragon, um tema fundado em percussão e staccato, 6 notas repetidas nas cordas e/ou metais e 4 batidas na percussão juntas com uma nota crescente nos metais. Todo mundo lembra de Sacrifice, pois vão lembrar mais ainda, ela aparece 2 vezes no álbum aqui em Never A Normal Life e na última faixa.
O tema de Diaz aparece no meio da ação em Love Is A King Killer, uma faixa de ação original e interessante novamente, que continua em Final Showdown with Diaz, não que o início dela te desse indicação disso, reprisando o começo de This City Is Dying, mas o que se segue é tão bom que foi usado no trailer da 7ª temporada, uma ideia repetida nas cordas com o eletrônico crescente intercalando e então as cordas agudas ficam com o tema de Oliver enquanto a percussão continua e aí acaba... Oxi. At What Cost então pega Returning Home / Scars em uma versão mais suave que vira Sacrifice e aí vira Oliver Returns da 3ª temporada, e esse é basicamente um gostinho do que está por vir.
Até onde eu sei, levo 9 parágrafos pra falar de um álbum, mas aqui levei 5, a questão é que as faixas originais são poucas, a dependência em material antigo tá ficando demais, mas é boa música e muitos episódios em muitas séries, então não posso culpar ninguém. Do outro lado desse espectro, temos a 4ª temporada de Flash, que parece ter percebido que já na 3ª estava esgotando o que podia fazer com o que foi estabelecido na 1ª, e com a ajuda da nova vibe no início da 4ª foi sutilmente moldando um novo som... que não me interessa.
Mas vamos trilhar, em Reborn / Team Kid Flash começamos em território familiar, novamente em Stuck In the Speed Force mas rapidamente indo para a versão mais expansiva do tema do Kid Flash em um álbum até agora, com o tema de Cisco/STAR Labs dando as caras sutilmente, estamos na vibe da 3ª temporada ainda. Not Coming Back / Enter Samuroid começa do mesmo jeito que a anterior, na mesma vibe, com piano e coro, e então eletrônicos entram juntos com as batidas orientais, o motif do Samuroid. Todos os eletrônicos do Flash seguidos inciam I Kept Running / Meet The Thinker, se mantendo o de ondas, as cordas vem com o tema de Barry/Iris e acaba... indo pra um rearranjo de Impossible Thing com o tema de Barry/Iris por cima, se metamorfosiando em Barry Tells Iris Her Fate, uma mistureba de todos os motif que já simbolizaram o relacionamento dos dois, e aí do nada um chocalho eletrônico (mais um nome aleatório) leva ao tema do Pensador, quatro notas em um aspecto meio sistemático cercada de eletrônicos.
A proposta da temporada, como a 4ª de Arrow antes dela, era ser divertida, então tem bastante disso no álbum, como Couples Therapy, que resgata um pouco daquele tema do Cientista, mas só por ele ser divertido por si só,Unauthorized Breach / Gypsco começa com o material da Nevasca mas vai pro pizzicato, Bachelor Partydesenvolve uma pequena ideia pra se manter e The Council of Wellsusa como base o motif de Wells.Aqueles elementos lá de You Have a Son, His Name Is Wally retornam pra Wally Leaving Central City, onde a gente também dá adeus ao tema dele. Aqui em Snake Eye And The Weeper dá pra ouvir bem o novo estilo de ação pra temporada... Não é lá extremamente inovador, só não me pega, enfim, o tema da Nevasca dá as caras rapidinho nos metais e no pizzicato. Finalmente o tema do Flash no álbum de Flash, em Dinosaur Bones, o tema no quase riff (a versão mais parada) com os metais ajudando nas últimas notas, o eletr. em ondas e aqueles metais de monstro, as duas notas nos metais com o shumm, uma calmaria e o quase-riff novamente encerrando com as duas notas, saudades.
Supergirl? Não, é só um piano muito parecido, mas The Most Important Part Of The Job depois que o eletr. decrescente chega fica tudo bem mais Flash, com o tema no piano e o eltr. em ondas no fundo. A calma continua por pouco tempo em Disturbia, com as cordas e percussão criando uma ideia juntamente de eletrs. de fundo, terminando com o que parece ser uma variação do tema do Pensador. E é nele mesmo que I Think, Therefore I Am e Devoe Takes Dominic são sobre, a primeira ameaçadora e calma, com um crescente, lembrando um cado do material da Nevasca, a harpa entra com o tema dele, humanizando um pouco, as cordas ao fundo mantém a ameaça, a versão mais parada do riff entra depois de uma batida junto com o coro, os metais entram, ficam com o tema e depois a faixa termina com o tema de Barry/Iris. Já a segunda volta a versão original do Pensador e o coloca em modo ação, com as cordas nervosas por baixo e percussão ocasional, os metais gritam no meio do caminho e a faixa se acalma, ficando só nos eletrs. e o tema do Pensador.
Eletrs. e metais inciam Trial Of The Flash em um modo de suspense, o tema de Cisco/STAR Labs bem grave seguidos das duas notas do Flash um tico mais agudas, e então do nada Joe Tells Iris the Truth About His Mother... que vai novamente por tema de Barry/Iris. Vibe Tubarão em The Wheel Of Misfortune que vai pra circo logo depois, pois são os Trapaceiros, e com eles o tema de Shirley Walker novamente, ou devo dizer OS temas de Walker, pois dessa vez o original brota em pizzicato, junto com o arranjo de Neely pro segundo e o que ele fez pro filho. Uma paz domina Barry Stays, a harpa com as notas do quase-riff, e as cordas ficam com a melodia do tema, que lembram sim Stuck in the Speed Force. Já My Lightning Rod retorna a Best Friends Since Childhood, até o tema do Flash tomar conta, o piano e os metais com a melodia, enquanto a percussão e as cordas mantém a energia, o tema de Cisco/STAR Labs nos metais enquanto as cordas no quase-riff (mais parado) que leva a uma nova ideia crescente e termina lá no alto. As cordas em Run, Iris, Run me lembra muito uma faixa não-oficial da 1ª temporada, assim como a batida que segue, lembrando a do Mardon do piloto, tudo acho que proposital, 6 notas nos metais onde se esperavam as duas do Flash, e termina com o tema de Barry/Iris.
Eu já falei do tema de Barry/Iris? Pois todos os elementos do tema estão em The Light They Need, mas o tema em si é trocado por uma ideia muito bonita, fascinante. Depois de 20 faixas, o material do Homem Elástico entra em cena, The Elongated Knight Rises é uma faixa na mesma veia das da época de Al Capone da 2ª temporada de Legends, entrando os eletrônicos por uma parte no meio até retornar ao pseudo-noir. Voltamos ao DeVoe em Acquiring The Last Meta, The Path to Enlightment e I Believe in You, Clifford, a primeira sendo uma luta dos temas do Pensador e do Flash, a segunda expandindo o material, até com um violino, e a terceira criando uma variação para o piano que imagino ser para a mulher de DeVoe. Talking To Himself é mais uma faixa divertida... e francesa. E They Can't Sideline Us é só Barry Tells Iris Her Fate.
Aquele sonzin familiar de Wells começa The Death Of Harry's Brain, uma faixa atmosférica, com o motif nas cordas e metais. Os elementos do Pensador presentes em uma outra ideia: apesar do começo de The Enlightment Begins tenso, ela é uma faixa mais tranquila até o final onde eletrs. dominam e a tensão retorna, os metais com a ideia e as cordas crescendo em desespero. Continuando no Pensador em Escaping The Mind Nexus, mas dessa vez com o tema do Flash batalhando novamente. E então, temos Taking Down The Satellite / Meet Nora, que começa com a mesma base de The Wrath of Savitar (até com os elementos do Savitar), então temos nossa menção obrigatória a Supersonic, em uma versão bem mais frenética que o normal, e daí um novo motif de regressão temporal, e vamos pra Attack on Gorilla City e Super Collider, terminando essa seção com o tema do Flash no coro e piano, a seção final é o tema do Flash em staccato e pizzicato, e as coisas terminam parecidas com I Will Wait For You... que medley.
Um parágrafo a mais que Arrow... não esperava por isso, há muito mais originalidade aqui que lá, o que me dá a sensação que realmente tudo que tá no álbum de Arrow é só de Blake Neely, mas tenho que dar o crédito que Flash merece. É sempre interessante checar algo que não se tem muito interesse, pois você acaba encontrando algumas coisas que não teria se não tivesse parado pra prestar atenção, espero que essas surpresas nos aguardem enquanto adentramos essa fase. Flash continuará a seguir esse caminho, assim como Arrow, a partir daqui as coisas entram em um formato fixo até o final, com a equipe esticada entre 4 séries (do Arrowverso, ~7 no total).
Mas ainda temos 3 álbuns pra trilhar, só deixa eu achar minha capa e as chaves da Waverider pra irmos junto com Daniel James Chan rumo a 3ª temporada de Supergirl e Legends of Tomorrow.
Comentários
Postar um comentário