Trilhando as Trilhas | Episódio III: Arrowverse | Fase 5 | Crise na Terra-X: O Filme da Liga que Merecíamos

Trilhando as Trilhas

Episódio III:
Arrowverse

FASE V: CRISE NA TERRA-X


Honestamente, o momento que me fez continuar a escrever a série. O ano é 2017, um filme muito ruim da Liga da Justiça estreou no cinema, e uns meses depois na CW, 4 episódios formam o melhor filme da Liga da Justiça até então, onde heróis que não matam abrem uma exceção para nazistas, como deve ser.

O time todo entrou nessa, e creditados ainda! (Olá Sherri Chung), esse era um evento, e a trilha tinha que refletir isso com uma orquestra de 25 pessoas pra abalar minha estruturas. Lembre que a última vez que Arrow teve uma orquestra tinha sido a 6 anos, Flash a 4, Supergirl a 3 e Legends nunca, então a situação era muito massa.


Note nesse vídeo, logo no início, como só as cordas que tão tocando. Veja bem, a trilha não é lá 100% com a orquestra, é um misto e 25 pessoas também não é lá um tamanho grande. Nos metais tinham 2 trompetes, 3 trombones e 3 trompas, as outras 17 são em sua maioria, violinos, violas e violoncelos, que serão muito bem utilizados, e integrados, supreendentemente.

E já dá pra ouvir isso em The Flag Still Stands / Main Title Theme, já introduzindo o novo tema pro crossover, o da Terra-X. O coro com 6 notas com a percussão por baixo, as cordas ficam com as 6 notas enquanto o coro canta outras 6, tema A e tema B pra facilitar. Aqui, já dá pra ouvir a diferença que as cordas de verdade fazem, elas e a percussão ficam juntas enquanto um novo som é intoduzido, um gongo abafado distorcido. E então, direto da 2ª temporada de Supergirl, o tema do Guardião, os temas A e B retornam com um padrão na percussão que será reutilizado, levando a intro que começa com as 4 notas da Supergirl transitando pelo shumm para o quase-riff do Flash, que leva para o staccato do Oliver e o eletr. crescente vai pro tema das Lendas nos metais! 

Sendo um episódio de Supergirl, We're Going To The Wedding é exatamente o que se espera, a questão é que finalmente temos uma orquestra pra esses momentos, então automaticamente fica melhor. Versões distorcidas dos temas de Oliver e da Supergirl em Dark Arrow, The Fuhrer, o motif de 4 notas que abre a faixa sendo o do Arqueiro Nazista e o de 4 notas nos metais ao final, o da Overgirl. Note também como o trompete toca quando ela chega bem no meio da faixa. E mais de Supergirl, lá da 1ª temporada inclusive em Pretending Nothing Happened, ah, o som The Sims. 


E agora a MVP, Best Wedding Ever! O tema A da Terra-X levando ao do Nuclear, as cordas ficam com o tema A e o shumm faz a transição para as cordas entrarem no modo nervoso, talvez o momento mais legal do Wally no Arrowverso tem a música acompanhando com seu tema nos metais. As cordas vão para o motif de luta do crossover e o gongo abafado distorcido retorna, daí as cordas vão com o padrão da Supergirl com o coro cantando o tema B por cima e o tema do Prometheus aparece brevemente. O gongo distorcido traz o staccato de Oliver e as cordas dão um floreio que mostra nítidamente que não tem MIDI vs o negócio de verdade. Temas A e B juntos novamente até o tudum da Supergirl chegar com seu tema nos metais; o eletrônico crescente abre espaço pra percussão, que está um pouco mais lenta que o usual, vem o tema dos metais de Oliver e o shumm traz o eletrônico decrescente dando algo de Flash pra faixa, tema A no coro e a percussão domina até o final da faixa, terminando com o tema A nas cordas. Uma nova ideia, trágica, é introduzida em Prometheus-X Locked Away, nas cordas com o coro entrando depois no tema B, e termina com o retorno da última parte de Sacrifice (especificamente Tommy Dies) nas cordas.


Bem atmosférica é o que pode descrever A Special Kind of Idiot, com as cordas ajudando, Tommy Dies novamente, agora nos metais, até tudo ficar distorcido e a ideia trágica retornar. Ora veja, uma escolha interessante pra se colocar no álbum... reprise de Someone You LoveOliver Wants A Yes tem o diferencial, segundo alguém, de ter o piano de verdade ao invés do sintetizado, as cordas são de verdade mas elas não são o foco aqui, acho que tá mais aqui pela menção do tema de Olicity do meio pro final. E Being True To Yourself continua com a mesma vibe, mas com material do Jefferson da 1ª temporada de Legends, o tema fica mais bonito com os metais de verdade, devo admitir, lembra no texto passado que disse como a orquestração fazia algo ser de uma série específica, bem, não preciso do tema pra saber que esse piano é de Supergirl. Mais temas distorcidos em Sides Meet / Saving The Building, com o gongo abafado e o eletrônico em ondas (pobre Supergirl), as cordas com o tema do Flash em staccato, metais graves quando o Arqueiro nazista começa a falar e o trompete quando é a vez da Overgirl, podem não ser exatamente os temas, mas a gente sabe de quem se trata, as cordas começam uma variação do motif de ação, o shumm passa e o tchuuu entra com o gongo abafado, e os eletrônicos tomam todo o espectro auditivo com o crescente por cima, as cordas vem com o motif de ação e o tema A no coro traz as cordas nervosas. O tudum inicia o seguimento de tema da Supergirl, tema do Flash e tema de Arrow com todos seus elementos especificos.


Ás vezes um negocinho faz toda a diferença, no caso de Big Messy Brawl With Nazis, é essa ideia que conecta tanto ao tema da Canário (já faz 84 anos) e ao da Nevasca, a faixa termina com a versão distorcida do tema da Supergirl pra Overgirl. Começando distorcida e com metais graves, até o tema da Nevasca chegar, Dark Arrow Storms the Lab é um medley danado, o retorno da percussão lá da primeira faixa, eletrônico jato d'água, o shumm com as duas notas do Flash e o quase-riff que leva muito facilmente as 4 notas da Supergirl, o tema A nas cordas e a percussão em solo, o tema de Oliver nos metais com o tchuuu, o coro com o tema B por cima e o motif de ação por baixo... e ainda tem mais, o tema do Metallo termina a faixa. Overgirl Needs a Heart começa com uma versão... nazista? do tema do Flash Reverso até o coro entrar e a faixa ficar ficar atmosférica, o tema do Arqueiro nazista nos metais e o da Overgirl nas cordas. March To Their Deaths / Meeting the Ray em sua primeira metade é a reprise da ideia trágica, quase igual a Prometheus-X Locked Away, exceto pela bem-vinda voz de Sherri Chung, a segunda metade é a introdução do tema do Ray (outro Ray), que a autoria acho ser de Daniel James Chan, aqui nos metais e coro.


Piano incia Two Warriors, com eletrônicos ao fundo, as cordas entram bem bonitas e então o tema do Reverso em sua versão nazista retorna, e termina a faixa com a versão para os metais (de Luring the Admission), que continua em Sneaking Oliver In, começando igual Big Messy Brawl With Nazis, o tema da Supergirl nos metais e o de Metallo novamente, as coisa se acalmam e os eletrônicos temporais chegam trazendo a percussão da primeira faixa que leva ao tema de Oliver nos metais terminando com o eletr. crescente. A atmosfera com coro volta em Inside Nazi Command Center. O inesperado é o tema da Waverider em um tom mais sombrio, a ideia trágica retorna por um momento até o caos começar e então temos o tema de Oliver nos metais. Menção obrigatória de Supersonic! Storm Chasers é basicamente uma reprise de Hunting and Electrifying King Shark, com outra variação de Big Messy Brawl With Nazis no meio. E A Hero Falls, começa em desespero e termina com Martin Sends Jefferson Away, só que dessa vez, com o tema de Stein ao invés do Nuclear. Ending A Tornado To Open A Breach começa em um padrão nas cordas, os metais tocam o tema do Capitão Frio (saudades), e ficam em tensão, crescendo até chegar ao ápice, a percussão entra e o eletrônico em ondas também, as cordas do Flash se juntam aos metais James Chan e o coro com o tema do Ray, o eletr. encerra a seção e o coro volta com o tema de Stein, os metais terminam a faixa com o tema das Lendas.


A percussão da primeira faixa inicia Breached Back Into Mayhem. Os eletrs. do Metallo fazem as cordas subirem e o tema das Lendas (variação Swashbuckling) nos metais, o eletr. distorcido grita e os metais ficam com o tema de Oliver em uma forma sombria, o tema dos heróis cresce nos metais e é interrompido pela volta do de Oliver. O shumm e o som de helicóptero do Reverso levam os metais embora e sobram a harpa e as cordas com o tema de Olicity. Tanto Like a Father quanto Rememberances são as quebra-corações com os temas do Nuclear e de Stein, o último no piano e no coro. A percussão retorna revelando a que faz parte, do tema dos heróis, 7 notas nos metais com essa parcussão acompanhando. O tema vai para as cordas e o de Legends vem pros metais, as cordas se preparam e começam o tema do Flash, os metais com o da Supergirl, o eletr. temporal crescente vem, o tema B no coro e o eletr. crescente termina essa parte. Os metais gritam quando os Heroes Unite (ha) e as cordas vão pro motif de ação com o tema B no coro. O tema da Waverider e as cordas vão para o motif da viagem de Back In Time, com o tema da Waverider sombrio por cima, o coro de Legends começa e o tema de Ray (Palmer) nos metais porque precisava, os eletrônicos do Wild Dog e shumm com The Man In The Yellow Suit, as cordas vão para o motif de ação e os metais com Oliver e terminam com a Supergirl, meu Deus.


E não acabou, Disarming the Shields ainda vem com o tema da Nevasca e um combo com o tema da Overgirl, seguido da Supergirl indo pra The Man In The Yellow Suit, passando pelo Arqueiro nazista, voltando pra Supergirl, Flash assumindo com os metais lindos demais de se ouvir e terminando com o da Waverider... E pra terminar, For the Win! com o motif de ação nas cordas e o tema da Supergirl nos metais, os trompetes levando ao tema B no coro, o gongo abafado distorcido vindo com o tema do Oliver nos metais e cordas, lindo demais, e pra encerrar o tema das Lendas no coro e cordas. A última faixa no entanto é A Kiss Goodbye / Surprise Double Wedding, começando com o mais novo tema de Ray, rapidamente indo para as cordas com o tema de Iris/Barry e do Flash que quando chega ao ápice com toda a orquestra é cortado pelo tema de Olicity e Oliver, lindamente performado pela orquestra também, orquestra faz toda a diferença porque esses temas já foram tocados tantas vezes mas aqui tão mais bonitos, terminando o álbum um leve presente na forma de um último medley com os 4 temas, Flash, nos violinos, staccato de Oliver nas violas e o tema nos metais que são tomados pela Supergirl depois do tudum, o eletr. temporal crescente anuncia a vinda do de Legends e tudo acaba com o eletr. crescente de Arrow.


Tudo vale a pena. Se for por esses momentos, eu encaro quantas trilhas forem, essa aqui exala diversão e paixão. Não sei se é a orquestra, não sei se os 4 estavam animados mesmo, só sei que é o ápice, daqui pra frente é só pra trás. Ainda há muito dessa nossa jornada para trilhas, 2 crossovers, novas séries, um final triste, mas ao olhar pra trás, é disso aqui que me lembro, do sentimento que foi assistir e ouvir esse crossover, e espero que ao trilharmos esses momentos, tenha acendido uma chama aí dentro de você. Nos vemos em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas