Jurassic World: Teoria do Caos - Quando a série cresce junto do espectador | REVIEW QUE NINGUÉM PEDIU
E aí, lembrava que essa série tinha lançado?
Em típica manobra Netflix, a 1ª temporada de Teoria do Caos, série sequência de Acampamento Cretáceo, foi lançada no dia 20 de Maio sem alarde, continuando a história dos 6 de Nublar agora no período de tempo entre os filmes "Reino Ameaçado" e "Domínio".
Para os não familiarizados com Acampamento Cretáceo, a série com 5 temporadas segue um grupo de 6 crianças que ficaram pra trás na Ilha Nublar após os eventos do filme de 2015, "Jurassic World". Mas não, eles não ficam só na Nublar durante a série, ela expande o mundo da franquia e serviu para construir peças que seriam utilizadas nos dois filmes sequência.
Mesmo assim, ela sofria com a sua proposta, sendo uma série pra crianças, protagonizando crianças, se tornava cada vez menos crível a sobrevivência e leveza da série, deixando ela sem qualquer tensão. Somando isso à clara falta de orçamento pra animação, a série tentava mas não alcançava totalmente o seu potencial.
Pule alguns anos tanto na história quanto na vida real, e as crianças agora são adultos, e por conta das consequências de "Reino Ameaçado", eles se veem em um Mundo Jurássico depois de escapar do Parque dos Dinossauros. O maior descontentamento com "Domínio" foi a falta de desenvolvimento a um mundo cheio de dinossauros rondando a Terra, e Teoria do Caos faz doze vezes mais do que o filme (o que não é muita coisa), dando sequência à expansão que fez tão bem em Acampamento Cretáceo, só que agora em um período de tempo mais rico.
Teoria do Caos corre atrás da audiência que teria visto a primeira temporada de AC, amadurecendo sua história e personagens, sendo a mesma equipe criativa da série predecessora. Os personagens permanecem os mesmos e a dinâmica deles tem um crescimento natural, familiar e reconfortante. Na dublagem brasileira, esses sentimentos são exacerbados por serem os mesmo dubladores, agora também crescidos, o que não ocorreu com todos os dubladores americanos.
Mas não só os personagens amadureceram, os perigos também. Em 10 episódios, a série consegue manter a tensão e o senso de perigo constante, há mais mortes aqui do que em alguns dos filmes da franquia. A verba aumentada da animação ajuda bastante a elevar a atmosfera e o senso de maturidade, apesar de algumas paisagens reusadas constantemente.
Caso não tenha visto o trailer e tenha assistido Campo Cretáceo, fortemente aconselho a não procurá-lo e ir direto para série, é uma temporada com várias perguntas e momentos fortes que o trailer entrega de bandeja. Caso você seja um fã da franquia, ou amante de dinossauros, apesar de haver a possibilidade de você não se conectar com os personagens aqui, a série dá contexto suficiente para você entender e aproveitar.
Há muito o que amar em Teoria do Caos, e mais ainda pra se surpreender, apesar de ainda não confirmado, a equipe criativa parece segura que conseguirá uma 2ª temporada, e estou ansioso por ela.
VEREDITO: ★★★★
Comentários
Postar um comentário