Blank The Series e a Pedofilia Codificada


Aviso: Antes de qualquer consideração, é importante esclarecer que esta é uma análise do relacionamento entre duas personagens, sem qualquer implicação no relacionamento das atrizes que as interpretam.

Blank The Series é uma série GL (Girls Love/Amor Entre Meninas) tailandesa que aborda o romance entre Anueng (interpretada por Yoko Apasra), uma jovem de 20 anos que apresenta um discreto atraso em seu desenvolvimento cognitivo e comportamental, em decorrência de ter sido um bebê que esteve próximo de ser abortado, e Nueng (interpretada por Faye Peraya), uma mulher independente e artista, que se emancipou de sua família há muitos anos para viver conforme suas próprias escolhas.

A idade de Nueng foi propositadamente omitida nesta introdução por uma razão simples: ela não importa. Diferentemente do que muitas fãs acreditam ser a principal questão quando essa discussão surge – e que costumam se esforçar para contra-argumentar apresentando “exemplos piores” da indústria –, a diferença de idade entre as personagens nunca foi o problema. A idade de Anueng só se torna relevante por um motivo: ela atinge o limite mínimo da maioridade civil na Tailândia. Ou seja, tecnicamente, Anueng é maior de idade, mas será que ela pode realmente ser considerada uma mulher adulta?

No inglês, existe o termo "coded", que refere-se a uma forma de comunicação em que certas palavras, expressões ou comportamentos carregam significados implícitos ou ocultos em uma camada mais superficial de leitura. Embora semelhante ao conceito de subtexto, "coded" é usado, com frequência, como uma forma de transmissão de ideias de uma forma mais discreta, posto que seus símbolos são tomados como "inofensivos" quando analisados isoladamente, já que há intenção (por parte da autoria) de evitar controvérsias ou direcionar mensagens para transmitir ideias a um determinado público-alvo de forma indireta. O subtexto, por sua vez, oferece camadas de significado que estão atreladas ao contexto e pode ser recuperado de maneira isolada, sem o processo de "decodificação" de uma mensagem discreta.

Aqui, entra a expressão “pedo-coded”. A infantilização da mulher não é um fenômeno novo em produções asiáticas, sendo bastante comum em animes japoneses, que quase parecem adotar essa prática como um pré-requisito narrativo. No anime Os Sete Pecados Capitais, por exemplo, o personagem Ban, com milhares de anos de idade e o corpo de um homem adulto, vive um romance com Elaine, que também tem milhares de anos, mas por ser a Santa da Fonte da Juventude, possui a aparência, voz e trejeitos de… bom, de uma criança. 

Ban e Elaine de "Os Sete Pecados Capitais"

Embora tecnicamente sejam adultas, é preciso analisar como a caracterização dessas personagens afetam a percepção do público sobre seus relacionamentos. E para destrinchar melhor esse assunto, precisamos falar sobre a intenção narrativa por trás dessas escolhas.

Toda obra de ficção pretende causar sensações ou gerar reflexões em sua audiência, e para isso utiliza-se de elementos na construção dos personagens, do ambiente e do contexto narrativo em que estão inseridos. Quando se trata de mídias audiovisuais, isso pode ser desenvolvido de forma mais sutil, e aqui serão enfatizados os principais pontos onde Blank The Series desenha sua intenção:

  1. Caracterização: Anueng, ainda no ensino médio na primeira parte da série devido ao seu atraso no desenvolvimento, é frequentemente retratada usando seu uniforme escolar. Contudo, o aspecto mais problemático reside em sua personalidade, que é excessivamente infantilizada, mesmo para uma adolescente: sua voz fina e forçada, a linguagem corporal e o comportamento “birrento” evocam características mais associadas a uma criança do que a uma jovem adulta.

    Comportamento infantil de Anueng

  1. Contexto familiar: Anueng vive com sua avó superprotetora, que exerce um controle significativo sobre ela. A história revela que a mãe de Anueng foi amiga de Nueng na adolescência e, spoiler alert, Nueng chegou a sugerir que a mãe de Anueng interrompesse a gravidez na época (isso não foi a causa das complicações, mas é um ponto importante). Além disso, o pai de Anueng foi noivo de Nueng e ainda guarda sentimentos por ela. A relação entre Anueng e Nueng é frequentemente interpretada pelas pessoas ao redor como um vínculo inocente de cuidado, como se Nueng fosse uma espécie de “tia” para a jovem.

  1. Dinâmica afetiva: E não é à toa que Anueng se refere à sua amada por “Ar-Nueng”. Na língua tailandesa, o prefixo "Ar" denota respeito e é frequentemente usado em relação a tios ou tias. A relação das duas é muito estranha e desconfortável desde o início, em que Nueng enxergava Anueng como alguém frágil que ela precisava cuidar. Com o tempo (e nem tanto tempo assim), essa relação evolui para um desejo sexual e romântico, após avanços por parte de Anueng. Entretanto, a dinâmica de “cuidar de alguém frágil” permanece, mesmo quando o relacionamento se torna mais íntimo, com exemplos como Nueng oferecendo deixar Anueng beijar seu rosto como recompensa caso ela termine seu dever de casa.

Portanto, não, vocês não enxergam Anueng como uma mulher adulta. Independente da relação e percepção que vocês tenham da atriz Yoko Apasra na vida real ou da desculpa que contam a si mesmas para se sentirem melhor no fim do dia, Blank The Series é sim uma obra pedo-coded (isso  que não estamos nem entrando no mérito da novel).

Claro que há outras nuances na história e, apesar de tudo, Nueng não é retratada como uma predadora. Em vez disso, ela é mostrada como uma mulher reclusa e sensível, com questões internas mal resolvidas, que aos poucos passa a tomar agência sobre sua própria vulnerabilidade após encontrar alguém que a faz sentir-se à vontade para isso. Uma personagem bem construída, que infelizmente acaba refém da perspectiva imposta pela obra.


É sabido que existem muitos GLs com temáticas e elementos problemáticos, especialmente os baseados em obras da escritora Chao Planoy, e é natural entre as pessoas do nicho (do qual faço parte) ignorar, relevar ou até brincar com essas situações, não só pelo valor do entretenimento, mas principalmente porque a indústria do GL tailandês vem oferecendo um catálogo cada vez mais vasto desse conteúdo tão negligenciado pela mídia ocidental. No entanto, algumas linhas não se cruzam, e quando chega a um ponto em que o próprio fandom se refere à personagem (e muitas vezes até à própria atriz) como Mucilon, talvez seja hora de reavaliarmos o tipo de mídia que estamos consumindo e o tipo de relacionamento que estamos romantizando.




Texto de Fernanda "Ferbs" Pinheiro

Revisão de Tiago Samps


Comentários

  1. Admiro a coragem de quem publica seus pensamentos mesmo que sejam baseados em sua própria visão de mundo e pouco baseado em dados.
    Vamos por partes
    Se você for falar de pedofilia no contexto asiático é bom que você domine o assunto pelo menos um pouco e principalmente a cultura.
    Por exemplo a idade de consenso na Tailândia é 16 anos e nem no Brasil essa idade é considerada pedófilia.A lei diz outra coisa.
    Se vc for falar da cultura Lolicon, atire em todos inclusive nos grupos K pop q tem mulheres adultas imitando bebês.
    É diferente?
    Não creio
    O personagem Nueng já tava na casa dos 20...E a atriz é ainda mais velha.
    2- Playnoy é complicada e mais ainda é o tailandês que você domina porque se dominasse ia saber que tem palavras que são escritas da mesma maneira e apenas a pronúncia delas muda o significado.
    3- É nítido que você não viu o show e se tivesse visto teria percebido que o frágil da relação é a mais velha. A insegura.

    Portanto você não enxerga a Nueng como mulher adulta porque você voltou a mencionar a atriz.
    Para encerrar
    Pedófilos não gostam de adultos fingindo ser crianças e sim crianças sexualizadas
    Diz logo que tu é hater e para de mentir quando se olhar no espelho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, uma análise rasa e a pessoa ainda se diz jornalista

      Excluir
    2. The time and effort you wasted writing a biased, crappy article could’ve been used to better understand the whole story. Seems like you’re just here to hate. Sad how people use these platforms just to do this.

      Excluir
    3. Tanta coisa pra se fazer nessa vida!!! Aquecimento global acabando com o mundo e essas crianças brigando na internet por causa de texto que não agrada?
      Muitos comentários falando sobre texto raso, mas raso é o pensamento de vocês em engajarem uma luta que só beneficia egos, enquanto um monte de assunto sério por aí precisando desse levante e mutirão que vocês fizeram por esse assunto aqui!
      Cresçam minha gente e quando a opinião do outro não me agrada e ele não fere a ninguém a não ser a quem pensa igual a mim, passa pro lado!
      Deem a voz ao que realmente faz sentido, a uma causa que realmente tenha relevância!

      Excluir
  2. Quando você vai escrever sobre a pedo-coded de acontece em TSOU? To doida pra ler também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Tb estou! Pq a Yoko já era maieo de idade agora a série que ela ama a atriz não era . Fernanda vc não serve nem pra ser hater de FayeYoko

      Excluir
  3. Texto muito bem escrito :)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. The time and effort you wasted writing a biased, crappy article could've been used to better understand the whole story. Seems like you're just here to hate. Sad how people use these platforms just to do this.

      Excluir
  5. Estou muito na dúvida se você assistiu ou não a série. E se assistiu, onde estava seus olhos e pensamentos, que deixou passar um fato tão importante pro contexto da série: Anueng usava a "chatisse" também interpretada por muitos como "comportamentos infantis" para ganhar a atenção de Khun Nueng através da irritação. Não demora muito para que a série se desenvolva e Anueng se revele como uma mulher de 21 anos, muitas vezes emocionalmente mais inteligente que a própria KHUN Nueng.

    Anueng não é e nunca foi uma menina imatura, cujo a idade não corresponde com sua maturidade. Muito pelo contrário, ao decorrer da série a personagem se mostra extremamente inteligente e estratégica, utilizando da irritação para ganhar a atenção da mais velha, para enfim mostrar quem realmente é e o que quer
    Na segunda temporada vemos isso com mais clareza quando percebemos que não é KN quem cuida de Anueng, e sim o contrário. Onde a mais nova se revela um suporte para a mais velha, algo que só seria possível com alguém maduro emocionalmente.

    Estarei esperando por reavaliações, e novas avaliações de profissionais realmente competentes.

    ResponderExcluir
  6. Sua tendenciosa matéria....é de da nojo...mentiroso e cheia de ódio ..aguarde ..vcs vai pagar.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, meu nome é Valéria, não me sinto confortável em comentar como anônimo.
    Em primeiro lugar, sua opinião sobre a série é realmente curiosa, tendo em vista que sua visão crítica é extremamente limitada e com sérios problemas de interpretação.
    Tendo a pensar, que vc passou pela série, tal qual alguém o faz folheando um livro, sem realmente o ler e, após isso, ainda se sente capaz de criticá-lo.
    Acredito ser desnecessário citar o motivo de AN agir com a tal “infantilidade” que vc citou. Vc não percebeu o quão profundo é esse personagem, que usa máscaras para lidar com a dor, com a rejeição, com tudo que lhe machuca. E mesmo com todos os sofrimentos, tem uma maturidade e constância emocional que poucos teriam.
    Creio que citar pedo quando fala dessa história, é tão errôneo quanto a falta de capacidade de interpretação.
    Normalmente isso ocorre qdo trazemos para tal crítica questões muito pessoais em nós mesmos, onde nos impede de uma visão mais abrangente.
    De qualquer forma, lamento… pois vc perdeu a oportunidade de se encantar com uma linda história de amor.



    ResponderExcluir
  8. No sé que pretenden con este post pero me parece que hablan más de la cuenta, no hablan de la persona y no del personaje, eso da mucho que hablar de lo poco profesional de quién escribe este post, gente que destruye y no wsifica

    ResponderExcluir
  9. Um dos melhores textos que já li falando sobre essa série e o quão problemática é. Me sinto completamente desconfortável vendo cenas e fotos desse gl. Não é porque se é fã das atrizes que tem que achar que a série não é problemática. Esse gl é completamente errado assim como a maioria das novels dessa autora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e a pessoa que escreveu esse texto não assistiram a serie e se você concorda melhore, é problemático achar que uma mulher de 21 anos parece uma criança principalmente quando ela fala e faz coisas de mulher adulta, você não gostar da série é seu direito, mas concordar com essa matéria é no mínimo falta de interpretação

      Excluir
    2. Pode sair Fernanda já te achamos

      Excluir
    3. O que significa pedofilia codificado??antes de escrever um artigo,um bom jornalista procurar saber e conhecer,mas vejo que alem de sem uma página de poucos sordi ainda falta o intendimento intelectual,pior que as novelas brasileiras não existe, difamação no seu pais é crime e no meu também,sendo assim posso entrar com um processo por difamação e danos morais ,,eu como representante da lei farei o que estiver ao meu alcance para que página como essa sem profionalismo seja serveramente punida,mesmo nao residindo em pais onde a difamação parece ser mais importante do que o profionalismo

      Excluir
  10. se nota que no has visto la serie, o bueno si la vistes no le prestastes atención a cada detalle y como se profundiza la historia.
    1- AN se comporta como una niña para llamar la atención de KN y para esconder su dolor y lo que le pasa .
    2- cuando AN y KN comenzaron su relación AN era mayor de edad y además la más madura sería AN más que KN y eso que ella es la mayor
    3 - no sabes cuál es el significado de pedofilia? si no sabes bueno te lo digo es la atracción erótica o sexual que una persona adulta tiene hacia niños.
    4- para que escribir sobre un tema si no sabes el significado, y como son las cosas legales en otros países antes de escribir hay que informarse sobre los que escribes y no escribir por escribir
    5 - para que pasar vergüenza escribiendo algo que ni sabes que significa y con palabras incoherentes tu comentario poco profesional lo dice todo de ti.
    para la próxima informate de las palabras que usas y las series que quieras hablar

    ResponderExcluir
  11. É por isso que ninguém leva essa profissão a sério mais. Você chama isso de texto jornalístico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é fisioterapeuta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não tem como levar ela a sério mesmo

      Excluir
  12. Em que mundo isso seria um texto jornalístico…?

    ResponderExcluir
  13. Podre, me admiro de uma pessoa que se diz jornalista, dizer tantas mentiras sobre algo. Você já leu sobre? Já Assistiu? Acompanha o trabalho das atrizes? Pelo visto não!!! Pq se acompanhasse saberia o trabalho lindo feito tanto pela série como por trás das câmeras, principalmente em um país que somente nesse ano o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aceito, blank assim como outros gls tem quebrado diversos tabus em seu país, e ao contrário daqui mostram ter e tem maior respeito por aquilo que elas trazem, assim como por toda a história que a série trás e até mesmo as atrizes. Você deveria se envergonhar, de postar algo assim, pq ao contrário de você, lá há um grande respeito por tudo!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse foi a pior merda que eu já li

    ResponderExcluir
  15. Vim comentar aqui, porque admiro sua coragem de falar de uma série com um público tão engajado quanto Blank. Eu entendi a sua colocação como, independente dos sentimentos das personagens, há em um primeiro momento a atenção da Nueng pelo frágil jeito de Anueng e, independente da idade, se ela não fosse assim, KN não teria tido sua atenção presa nela. Ainda que não seja pedo como muitos comentários aqui citaram, eu vejo como no mínimo fetichização.
    Não é algo exclusivo de Blank, muito menos de GLs. Na real está espalhada por muita coisa na cultura asiática e novamente tenho que mencionar aqui a sua coragem por tratar sobre esse assunto justamente falando sobre Blank.
    Espero que as pessoas consigam analisar seu texto para além do amor que sentem pela série e que você também possa receber bem as críticas.

    ResponderExcluir
  16. Não entendo quem justifica a personalidade da AN na primeira parte como "forma que ela usava para mascarar sua dor" ou "forma de chamar atenção da N", sendo que isso é uma interpretação que não modifica em nada a visão que é possível ter sobre a atitude dela na primeira parte. A mudança de atitude da ANUENG da primeira pra segunda parte é brusca, como se ela realmente tivesse envelhecido e amadurecido o que um adolescente amadurece em toda sua adolescência, em apenas 1 ano. Quase como se a atitude dela fosse definida pelo uniforme, escolar ou universitário. Ela continua usando da irritação e de mecanismos pra chamar a atenção da NUENG, mas é palpável a mudança de tom. Parece exatamente demonstrar a mentalidade de quem diz coisas do tipo "mas com tantos anos já é permitido por lei", como se (pensando na lei do Brasil), a pessoa evoluisse magicamente dos 17 pros 18 anos. Assisti a série toda, até o final ( não odeio a serie mas não considero uma das minhas favoritas) e a personalidade dela ainda ser "birrenta" e "irritante" na segunda parte, porém, com um tom completamente diferente, visivelmente mais adulto, me causa estranhamento em comparação com a primeira parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo na primeira temporada ela já mostra quem ela é, os diálogos sempre falando o que ela realmente sente o que pensa, quando Anueng decide ir embora ou quando elas estão na praia, ela sempre mostrou ser uma mulher 21 anos

      Excluir
  17. Achei sua argumentação muito rasa. Você trouxe assuntos tratados na relação inicial delas e expôs a sua opinião. Você realmente assistiu à série ou foi apenas mais uma daquelas pessoas que assistiu ao primeiro episódio e se achou no direito de vir criticar?

    A personagem que você retratou como 'infantil' foi, na verdade, a que tinha mais maturidade na série, pois cuidou emocionalmente da mais velha (KN). Ela demonstrou maturidade e um emocional muito avançado.

    Além de tudo, quando elas estavam em um relacionamento, Anueng já tinha seus 21 ou 22 anos, idade em que já estava na maioridade de acordo com a cultura da Tailândia.

    Seu texto reflete muito mais a sua opinião do que um artigo jornalístico. Certamente, você deveria ter lido e assistido à série para não vir falar bobagens na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me preocupa o povo falando que não vê a Anueng como adulta, apesar de todo desenvolvimento dela, eles focam apenas no lado birrento e veem ela como criança

      Excluir
  18. Tem literalmente um GL que na época uma atriz MENOR DE IDADE que gravou cenas de sexo, mas isso vocês não comentam, querem se pagar de boas samaritanas mas o GL que criticam literalmente mostra que a personagem Anueng é maior de idade, como também a atriz que interpretou o papel, indo ao contrário da novel, a produção fez todas as alterações justamente por isso, mas a boa jornalista aqui não fez o mínimo que é pesquisar sobre um assunto antes de escrever "materia" que ao meu ver tá mais pra um desabafo de um adolescente rebelde que que decide demonstrar sua indignação em uma carta, o trabalho base de um jornalista e pesquisar, mostrar as fontes e provas que aquele assunto é real, isso não passa de um hate enraizado

    ResponderExcluir
  19. Cadê evolução da personagem? Os momentos que a Anueng se mostra com mais maturidade que muitos a sua volta, você assistiu 3 episódios e veio escrever essa baboseira, a série não se limita a isso, as personagens evoluem a história vai fazendo sentido, e vc começa a entender a questão da personagem se comportar de tal maneira, que tipo de "jornalista não faz o mínimo que é pesquisar? E mais a série não tem nenhum menor de idade não tem pedo**** se é que você realmente sabe o significado dessa palavra, usar palavras assim em um texto fundamentado em algo que você não assistiu e calúnia difamação, da uma pesquisada da próxima vez antes de escrever uma "materia" tão fútil quanto essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que eu estou lendo um texto do fandom vizinho no Twitter, é idêntico a todos os ataques escritos quando blank estreou

      Excluir
  20. É tão pateta que chega a irritar**

    ResponderExcluir
  21. Problemático é olhar pra uma mulher de 21 anos e dizer que o comportamento dela é infantil, quem assistiu sabe o quanto a Anueng é madura, muito responsável, você falar que KN foi noiva do genitor da Anueng e não falar que foi um noivado arranjado pela avó e eles nunca tiveram um relacionamento, mostra o quanto você está sendo sensacionalista, essa matéria é ridícula

    ResponderExcluir
  22. Olha sinceramente, fez essa matéria baseada no chatgpt? ótimo! agora tenta fazer sobre the secret of us, ou a doutora pode usar a velha desculpa que costumam a usam por aqui, no ocidente "ela parecia velha demais para sua idade" um texto pobre e cheio de achismo, coloque mais fatos e menos opiniões próprias e dados, para dar um embasamento. Porque se esse é o jornalismo de hoje, eu tenho medo do que vai ser. E da próxima avalie uma série sem a profundidade de uma batata!

    ResponderExcluir
  23. A programação nacional sempre tendo conteúdos realmente problemáticos, mas você resolveu falar de uma série que você claramente nunca assistiu

    ResponderExcluir
  24. Esse texto é um artigo de opinião, e ta tudo bem. Entretanto, penso que ao abordar um tema tão complexo e sério seria necessário uma argumentação mais extensa.
    Não concordo em alguns pontos, mas entendi seu ponto de vista. Confesso que procurei um recorte sobre a cultura e, o mais óbvio, a relação entre duas mulheres.
    No começo do gl eu tbm senti desconforto com o comportamento da Anueng, característica que se modifica ao longo das duas temporadas. No entanto, achei q tinha ficado claro que ela "fingia" esse comportamento. Por mais que eu, como audiência, achasse estranho, precisei admitir que era uma nuance da personagem se fazer desentendida ou inocente o tempo todo.
    Já a mais velha, como vc mesma explica, não é retratada como predadora. Um agente necessário quando se trata de pedo.
    Seu texto me fez refletir sobre essa sútil mensagem sobre o comportamento infantilizado que, na minha opinião, está na maioria das protagonistas de gl (cada uma com suas singularidades).

    ResponderExcluir
  25. Nunca li tanta bosta na minha vida. Análise rasa e pelo visto cheia de neuroses da cabeça de quem fez. Sugiro procurar uma terapia!

    ResponderExcluir
  26. Você está corretíssima, a série é problemática, shippar as duas na vida real mais ainda, porém não adianta falar para fã, estão cegos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas atrizes são maior de idade 😁

      Excluir
    2. Yoko is 23, Faye is 29. Are you stupid? Do you know Yoko is even older than Orm or Becky? Retard.

      Excluir
    3. As duas são maiores de idade, pq seria errado shippar? Não entendi

      Excluir
  27. Nu. Quanta baboseira. Será que essa pseudo jornalista viu a série mesmo?

    ResponderExcluir
  28. voce tem merda na porcaria na sua mente e pra ta falando essas coisas sua maluca do karalho lave sua boca sua imunda pra fala da serie blank the series e principalmente das fayeyoko sua nojenta da poh@

    ResponderExcluir
  29. Te convido a participar de um Space onde possamos debater ideias, podemos até mesmo arranjar uma psicóloga para debatermos. Seu texto contém erros gravíssimos e que podem causar uma desinformação absurda. E antes de escrever, por favor, pesquise sobre o assunto porque você claramente não sabe do que está falando. E por fim, seja imparcial na sua fala pois o tom agressivo que você usa ao falar da atriz Yoko Apasra é notável.

    ResponderExcluir
  30. O preço que eu pago por enxergar e ler meu pai. Nunca vi tanta merd4 antes! A novel é problema igual a autora e a nine teve muito cuida em mudar muitas coisas erradas e a própria planoy reconheceu isso. Acho que você deveria repensar sobre tudo que vc escreveu ai.

    ResponderExcluir
  31. “Artigo” com fontes totalmente falsas e de má índole vocês não deveriam ser chamados de jornalistas.

    ResponderExcluir
  32. Acredito que a autora (o) desse artigo, junto com as demais pessoas que estão concordando com isso, assistiram a série Blank de olhos fechados, que primeiro como estamos falando da SÉRIE , nela as personagens já são de maior, não houve em nenhum momento pedofilia, a Nueng mesmo tendo problemas pessoas e psicológicos e agindo de forma infantil, não faz com que ela seja uma criança pois ela não é na série.
    Outro ponto é que se mudasse as ordens e colocasse a Nueng da 2 temporada na 1 temporada vocês veriam que não teve nada de pedofilia e nem nada relacionado, a mais nova se comporta como criança birrenta para conseguir o que quer, na segunda ela ganha mais maturidade. E outra Khun Nueng nunca que fez algo que "prejudicasse" ou agiu de má índole com relação a mais nova, nem nada do tipo, agora de onde que na série vocês tiraram que ouvi esse aspecto de pedofilia? Estão doidos só pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *houve* bem no final kkkkk teclado inútil

      Excluir
  33. Se fosse uma "jornalista" de verdade estaria trabalhando em um lugar sério e não em um blog fracassado desses, Fernanda você nunca será alguém na vida

    ResponderExcluir
  34. Oi Fernanda, por curiosidade, assistiu a série com o olho que não pega sol, isso? Ou tu é apenas mais uma daquelas que não passaram do primeiro episódio e se acham as boas samaritanas de digitar qualquer merda na Internet e chamar de artigo. Se tem tanto peito para falar de blank, que tal começarmos com Gap também? Onde colocaram uma MENOR DE IDADE para fazer cenas de Sexo.
    A cada linha lida perdi um ano de vida, de tanta baboseira.
    Procure uma louça para lavar ou um chão para varrer, deve estar precisando

    ResponderExcluir
  35. La persona que realiza este tipo de articulos, debería buscar ayuda psiquiatra y sanar sus traumas infantiles. Porque de verdad está muy mal de la cabeza, hablar de una serie y un trabajo excepcional compararlo con un tema que no tiene nada que ver con la serie. Revisa tu cabeza y sana tu corazón

    ResponderExcluir
  36. En primer lugar la serie no habla de pedofilia ni excita a eso dejen de decir estupideces sii eres fans de otra serie y esas actrices no llegan a tu país no es culpa de yoko ni de faye blanck es una serie que respeta todo aparte faye y yoko son mayores de edad entonces reportera de 5 deja de ser tonta y borra tu contenido porque no tiene nada de fundamento

    ResponderExcluir
  37. Quanta baboseira , vc não teria algo melhor pra escrever , vai lavar uma louça ou limpar uma csa e vai cuidar da sua vida

    ResponderExcluir
  38. Tantãs coisas acontecendo no mundo pra vc se preocupar, e vc vem escrever coisas absurdas do meu gl. ! Vai caçar o quê fazer

    ResponderExcluir
  39. pedophilia? you don't even know what it means. AN character is already an adult, a 21 year old and even the actress who plays AN is a 22 years old woman. While the other GL series, one of their actress is literally a teenager that time when they shoot the series. What I'm talking about is Becky, she is literally a teenager when they shoot GAP and you didn't post anything about it? what a bunch of hypocrite you all are

    ResponderExcluir
  40. How the hell can a 20-year-old in the series and a 22-year-old woman be called pedophilia? Did you even watch the series? Y’all are calling an age gap pedophilia now? The lead actress isn’t even a minor.

    ResponderExcluir
  41. Bastante preocupante que un "medio digital" realice publicaciones sin fuentes que respalden o sustentes la teoría plasmada, si bien AN en la historia cuenta con una actitud "infantil" se denota claramente que es un método para llamar la atención, sin embargo, irónicamente es el personaje con más sensatez y entendimiento de sus sentimientos para expresarlos. Así mismo, KN una mujer que no ha tenido experiencias sentimentales se encuentra en conflicto constantemente por la diferencia de edad que es lo que la serie retrata de forma clara y profunda, siempre siendo consciente de sus decisiones AN es quien le muestra que el amor no está mal sentirlo.

    La incomodidad recae en muchos porque ven a un personaje en uniforme pero dejan un pequeño detalle por fuera y es que tiene 20 años.

    Resalto tus propias palabras "comienza a tomar control de su propia vulnerabilidad después de encontrar a alguien que la hace sentir cómoda al hacerlo" allí puede correlacionarse las perspectivas de como se ama y a quien se ama.
    Es importante para una periodista ser imparcial y desligar los sesgos para comprender factores de cultura, dinámicas de relaciones y la comunicación o formalismos como la forma de hablar o dirigirse a alguien, un título explosivo que busca atención para generar una critica que destruye un trabajo amplio y de gran análisis como lo hizo la directora, hacer estás afirmaciones puede resultar en daño de imagen, por lo que, recomiendo verifique sus fuentes y asegúrate de contar con permisos para publicar estos artículos.

    ResponderExcluir
  42. Seems like it’s your problem. You must be liking women who acts sexy all the time. Disgusting

    ResponderExcluir
  43. You should watch all of the episodes of Blank the series so you can understand the story wel.

    ResponderExcluir
  44. La forma en la que está escrito el artículo podría considerarse interesante, pero hay varios puntos que están fuera de lugar, el primer es que comparar anime japonés con una serie GL tailandesa no tiene sentido, empezando porque el anime desde que ha existido siempre ha tenido una manera de sexualizar los comportamientos de un niño cosa que no pasa en BLANK THE SERIES, aquí (Si te lees el libro o ves la serie) Anueng es la que se interesa de manera romántica de Nueng y planea desde el primer momento en conquistarla, ella ya es una adulta y es consiente de su comportamiento infantil ya que es la manera que tiene de poder romper el hielo con Nueng que es una persona bastante difícil en abrirse, desde el principio de la historia Nueng no está de acuerdo con los sentimientos de la jóven y no es hasta que ella acaba el colegio y está próxima a entrar a la universidad que ocurre un beso entre ellas, tiempo después cuando muere la abuela de Nueng, Anueng es quien no puede soportar el deseo de tener intimidad con Nueng, cosa de la cual ella se arrepiente por su brecha de edad y su relación solo se materializa cuan ya Anueng lleva un tiempo en la universidad, en la mayoría de países la edad adulta está entre los 18 y 20 años y muchas parejas con diferencia de edad comienzan sus relaciones sexual es sobre esta edad, así que una persona de esta edad en definitiva ya no es un niño. Mi madre tiene una pareja con la que también se lleva 16 años y también lo conoció sobre los 20 y nunca han sido criticados, tal vez porque son hombre y mujer?. Espero que las personas puedan dejar sus paradigmas y disfrutar una serie tan linda y bien hecha como Blank!.

    ResponderExcluir
  45. This article is a trash 😡

    ResponderExcluir
  46. Can I request something from you, dear Journalist? Can you watch the whole series first before writing anything?

    ResponderExcluir
  47. Watch first the series before you write an article against it. The series explained very well. The story portrayed so good also. Dont compare BlankTheSeries to your fav GL series. Your article is a total trash and useless 😡😡😡😡😡😡😡😡

    ResponderExcluir
  48. You wrote this article without even seriously watching the series. You don't even know why Aung calls you "Uncle". That's because in Thailand, if there is a new person who is too old to be called "Phi", we can call him "Ah" or "Na" without being related to each other. And the fact that Anong calls you that doesn't mean that they've known each other before.

    ResponderExcluir
  49. Fernanda let me tell you that your entire article is meaningless. I don't know if you finished watching Blank The Series before writing this but if you did I think your mind is so limited that you obviously didn't understand Anueng's character or the story in general. Another thing, since you obviously have no idea about Thai slang but you mentioned it in your misinformation "article", I'll explain how the "Ar" prefix works. In Thailand the prefix "Ar" only means Aunt/Uncle if you use it with your parents' siblings, but if you use it with someone who is not related to you (in this case AN with KN) "Ar" is only a prefix for show respect for someone older (someone older than Phi) is simply translated in other languages ​​as "Auntie" because it is easier to translate it that way. That's all, I really hope that posting about Blank has given you the attention you were looking for.

    ResponderExcluir
  50. Your a total trash man. Have you seen the whole series? you have to watch it first before writing an useless article. Stupid. 🤬🤬🤬🤬🤬

    ResponderExcluir
  51. Vão fazer algo que preste, e parem de falar merda na internet bando de desocupados

    ResponderExcluir
  52. Article is very well written, and I do appreciate you sharing your thoughts, but like you said - when they started dating, Anueng was no longer a minor, therefore should be no problem. Yet I understand your concern, I think lots of this comes with culture, and how other people may idealize relationships in different ways. It's completely okay for to disagree with the manner the relationship is portrayed, but I do not think it is a good idea to difame such work. Thus considering the microscopic amounts of well-portrayed sapphic relationships in media - especially TV Shows and movies - in which most couples end up terribly, in a huge tragedy, Thailand is giving crucial works and representation to fulfill that void, that craving for good endings. Posting something like this though can slow progress rather than further it. I believe we should open more space for different dinamics in relationships so that we can comprehend what our opinions are, of course not allowing any type of truly defaming/crappy type of work, but I do not think this is the case. This work gives us many perspectives on how family, prejudice, and actions have heavy consequences in our lives (either good, bad, or crucial), of how traumas and our own choices can affect us forever, and how relationships can become more healthy.Thanks for sharing though, I truly admire you sharing your perspective, just be careful of how you word things and especially how you title it, this could slow down progress as it can seem like an inappropriate depiction of the work.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. And by "inappropriate depiction" I mean your work is not backed up with accurate evidence, but the structure of your article is still very good. That's also what I mean by bad wording - sectionalist/exaggerated wording and misinformation. Lots of people have counter claimed your evidences with reasonable and accurate information.

      Excluir
  53. Vc diz que a idade de Anueng não é comentada e não importa, aí fiquei pensando, se não importa como a série codifica pedofilia? Sendo que a pedofilia é um transtorno psiquiátrico em que um adulto ou adolescente mais velho sente uma atração sexual primária ou exclusiva por crianças pré-púberes, geralmente abaixo dos 11 anos de idade. Vamos esticar e colocar mais idade qdo Anueng conheceu Khun Nueng ela tinha 20 anos. Aí vc lança outro problema, insinua da sua própria persepção que Anueng com 20 anos não pode ser considerada uma mulher adulta. Então, do nadda vc está criando um novo campo da pedofilia? A pedofilia que não importa idade e sim a sua percepção de maturidade ou não maturidade. Quem não tem maturidade de escrever um texto sério é vc.

    ResponderExcluir
  54. Pesou a mão. Sua análise é rasa e um tanto quanto desnecessária. Se não quer atrair hate para as atrizes, sequer deveria as citar. Sobre a relação, é deixado claro a evolução da mais nova e que o comportamento anterior era somente uma maneira de atrair a atenção da mais velha e mais nada. O fato dela estar na escola por um atraso não condiz com “pedofilia”, mas sim com o fato dela ter tido problemas por conta da tentativa de aborto de sua mãe. Na segunda temporada é possível acompanhar a evolução da personagem na questão de jeito e pensamento; sendo inclusive mais madura que a própria Khun Nueng. Você pode até não gostar da série e ela não ser do seu gosto (eu também não sou a maior fã apesar de gostar muito das atrizes), mas esse tipo de artigo nada mais é do que hate disfarçado de crítica. Ter uma conta no twitter ou um login em um site como esse não te dá ao direito de tentar atrair tanto hate para uma obra que você não aprecia. Se for para não consumir obras problemáticas, seja imparcial e pare imediatamente de consumir obras da autora da novel (Chao Planoy). Afinal, se você é tão crítica e correta, sequer deveria ler algo tão problemático independentemente da obra. Apaga que dá tempo.

    ResponderExcluir
  55. As vezes tem militante que só precisa de uma internação e nada mais... Você tá doente mulher, e só vc não percebe isso. Parece as mulheres ricas que abortam em Miami e depois volta ao Brasil para criticar e ser contra as pobres q abortam com chá..Tão hipócrita quanto, afinal vc ama séries bem mais problemáticas. Se trate!

    ResponderExcluir
  56. Buaaaa falaram mal da minha série favorita buaaaa bando de marmanja caçando briga ao invés de caçar emprego, vão fazer um curso online ao invés de lutar por um amor que vocês nunca vao viver kkkkkkkkk tristeza viu Deus q me perdoe mas nem toda criação é digna de pena

    ResponderExcluir
  57. Não concordo com texto,acho que você tem que ver a série melhor pra depois falar.
    Então fui julgada igual seu texto com as personagens, eu já namorei uma menina mais nova que eu , eu era 10 anos mais velha que ela, começamos namorar ela tinha 16 e eu 26 ela tava no ensino médio,e assim tem muita coisa da série que foi parecido com minha história, acho que vocês tem que parar de julgar, parar de achar que amor é outra coisa,nesse mundo o que é realmente mal ,ruim não é falado na internet,pedofilia e quando um velho quer uma criança, pedófilo não gosta de adulto

    ResponderExcluir
  58. Concordo contigo, Fernanda! Me senti bem desconfortável vendo essa série!
    É preocupante que seja normalizado esse tipo de relacionamento, mesmo que a atriz tenha 23 anos, a forma como à infantilizaram acaba tornando a série desconfortável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas