Horizon Zero Dawn: Um mundo diferente de tudo antes feito | Recomendação do Marcos


Após fazer seu nome na 7ª geração com a franquia Killzone no PlayStation 3, a Guerrilla Games queria se afastar dos jogos de tiro em primeira pessoa e explorar outros gêneros. Horizon Zero Dawn foi o resultado desse desejo, o jogo de ação e aventura num mundo aberto pós apocalíptico foi um sucesso e a PlayStation tem vários planos para franquia no futuro. Um passo ousado para uma desenvolvedora que trabalhou apenas com um gênero de jogo, mas uma aposta que criou uma das novas franquias mais fortes da marca PlayStation!


Horizon Zero Dawn se passa no ano 3021, depois que a humanidade foi extinta num evento até então desconhecido mas parte de sua história permanece em edifícios e pedaços de tecnologia. Novas tribos humanas surgiram com novas crenças e máquinas com características de animais compõem parte significativa da fauna. O jogo segue Aloy, uma jovem da tribo dos Nora que foi exilada quando nasceu por não ter uma mãe. Ela foi treinada desde criança por Rost, que se torna sua figura paterna, para caçar máquinas e passar pela provação da tribo Nora, a única forma de Aloy saber mais sobre a identidade de sua mãe.



A jornada de Aloy a leva para fora das montanhas que cresceu, atravessando uma grande variedade de biomas como florestas densas, desertos áridos e tundras. Em sua jornada, ganhará confiança e admiração, aliados e inimigos, ao descobrir a cadeia de eventos que tornou as máquinas, uma vez harmoniosas, hostis à presença de pessoas e como o seu mundo morreu e renasceu.



A gameplay do jogo é focada no uso de armas à distância, sendo a principal o arco com uma grande quantidade de variações de flechas de efeitos diferentes. Ela também possui ataques corpo a corpo com sua lança, e ao progredir na campanha, novas armas e variações são desbloqueadas para adicionar mais diversidade ao enfrentar os contratempos que o jogo apresenta. As máquinas são as inimigas das mais frequentes e variadas. Cada modelo possui pontos fortes e fracos, diferentes partes do corpo, diferentes resistências e peças que podem ser arrancadas por recursos ou até usados como armas.



Gostaria muito de continuar falando sobre a história mas, em alguns casos, menos é mais e essa é uma narrativa que realmente te prende, mexe com sua curiosidade e te faz ter vontade de buscar as respostas para os vários mistérios apresentados. É um mundo cativante de se explorar e, com o remaster do jogo que foi lançado no dia 31 de Outubro, há uma ótima oportunidade para descobrir uma das experiências mais diferentes que a Sony tem para oferecer.

A franquia não dá sinais de que vai parar tão cedo, com a sequência direta lançada em 2022, um spin-off para PSVR2 lançado em 2023 e uma recontagem do primeiro jogo em forma de Lego lançando hoje, dia 14 de novembro, Horizon se tornou uma das marcas mais reconhecidas dos consoles da Sony, e Aloy um dos novos rostos da nova era da Playstation ao lado de Kratos e do AstroBot.



Texto por Marcos Cruz
Revisão de Luísa de Luca

Comentários

Postagens mais visitadas