Jurassic World: Teoria do Caos - Se Utilizando da Boa Vontade | REVIEW QUE NINGUÉM PEDIU

 

Após 5 temporadas de Campo Cretáceo onde tudo acontecia sem muita consequência, Teoria do Caos veio com a proposta de amadurecer com a audiência, indo além da narrativa míope dos filmes e explorando o Mundo Jurássico. 

Porém, em uma decisão insana, a partir da 3ª temporada a série decidiu ser um tie-in de Domínio, um filme que se situa em pouquíssimo tempo (uns 3 dias), e o fim da temporada passada já havia percorrido por metade do filme (sobrando 1 dia).

Naturalmente, a primeira metade da 4ª e última temporada sofre do mesmo problema que sua antecessora: embromação. Algo destrutor em uma temporada com um episódio a menos que o habitual, porém ela consegue dar a volta por cima se utilizando de pura manipulação emocional.

Depois de 80 episódios seguindo os 6 de Nublar, só alguém muito desalmado poderia não se importar com essas crianças, e essa última leva de 9 episódios abusa dessa boa vontade da audiência, com as reconciliações, a reunião da turma toda e uma constante ameaça de morte. O que acaba criando um maior investimento emocional que rever o Dr. Grant, Dra. Setler e Ian Malcolm no filme cuja história se passa ao mesmo tempo. Chega a um ponto em que as conexões com Domínio mais atrapalham (literalmente e narrativamente) do que se tornam fanservice

Uma conexão que deveria ter, mas que é ausente desde Campo Cretáceo, são os temas de Michael Giacchino da franquia. Porém, Leo Birenberg, compositor de ambas as séries, criou um tema para os 6 de Nublar muito similar ao principal de Giacchino, que também estava ausente de Teoria do Caos até a trupe se reunir nesta temporada, o que foi um golpe extremamente baixo, mas parabéns, foi extremamente eficaz.

Visualmente, a série constantemente impressiona nos ambientes e nos dinossauros, com um foco especial na iluminação, que da metade pro final faz um trabalho sensacional de informar o tom, o perigo e realçar os elementos como fogo e chuva.

Mesmo conseguindo finalizar muito bem, não dá pra ignorar as decisões que fizeram um início forte em uma série de altos e baixos. Como despedida desta turma, é de suar pelos olhos, como parte de uma franquia, é melhor que alguns dos filmes, mas como uma série por si só...

VEREDITO: ★★★½

Deviam ter feito a 3ª e a 4ª uma única temporada. Espero que não façam essas crianças passarem por mais nada, já seria um pouco demais.



Comentários

Postagens mais visitadas