"Naruto" e sua influência na construção de uma geração menos preconceituosa.

 


Não é novidade pra ninguém que Naruto é um anime que foi criado visando um público-alvo mais jovem e foi se adaptando e se tornando mais profundo à medida que seus fãs cresciam. Para efeito de comparação, no Naruto clássico, o roteiro foca bastante em mostrar situações inerentes a infantilidade do protagonista e sua inocência, o que fica evidente desde o episódio 2 quando Konohamaru aparece pela primeira vez e Naruto e ele fazem peripécias pela vila juntos.

Com o desenrolar do anime, a situação social que o Naruto se encontra vai sendo mais explorada e nós começamos a entender um pouco do contexto da vida dele e seu conflito diário com um preconceito até então, infundado. Somos expostos, pela visão dele, à uma sociedade um tanto quanto bizarra: Pessoas normais vivendo em harmonia até que o Naruto entre em cena. Os olhares antes felizes e calmos se transformam num passe de mágica em olhares de ódio e de uma certa tristeza, pena e melancolia. Obviamente ficamos todos sem entender nada. Como um menino aparentemente normal e comum virou alvo daquilo? E é aqui onde entramos no assunto desse texto: Teria Naruto um papel importantíssimo no crescimento de uma juventude menos preconceituosa?

A exclusão de Naruto da sociedade de Konoha

Podemos passar horas citando alguns personagens da história de Naruto que eram dignos de ódio (Zabuza e Haku, Obito e muitos outros) ou elegíveis à serem alvos de intolerância devido suas características e que foram humanizados pela capacidade incrível de Naruto e seu enredo de trazer a singularidade e o sentimento de cada um à tona. Vilões que se tornaram heróis pela influência do protagonista são um dos maiores clichês do anime, e isso é muito bom, apesar de ser perigoso. O anime se preocupa em mostrar a trajetória do vilão e suas convicções, um exemplo disso são Nagato, Konan e Yahiko (quem não se emocionou com a história deles?). Mas é importante levar em consideração que nada justifica certas ações dos vilões e isso é deixado bem claro no anime quando a história de Kakashi é explorada, mostrando que apesar de ter uma das histórias de vida mais tristes do anime, foi capaz de se manter firme seguindo o exemplo de seus mestres e se tornou um dos maiores heróis do anime.

Zabuza se emociona com discurso de Naruto durante confronto

A união desses fatores foi de extrema importância para a formação do caráter dos fãs. Quem assistiu Naruto desde pequeno foi exposto à injustiças sociais, raciais, econômicas, políticas, geográficas e interpessoais e com certeza foram mais capazes de desenvolver uma maior empatia e um melhor senso do certo e errado diante de injustiças reais da nossa sociedade. Apesar do povo japonês ainda ser atrasado em certos aspectos lidados à homossexualidade e sexualização exacerbada do corpo feminino, Naruto passa quase ileso perante isso, contando com poucas passagens de preconceito e machismo.

Mas quase não é uma negativa completa. Houve um grande debate à respeito do final de Naruto e os casais formados. As más línguas dizem que Kishimoto desejava que o final real do anime se daria com Sasuke e Naruto terminando juntos como um casal, o que foi vetado na época pela Shonen Jump, que além de visar um lucro exorbitante com a série de Boruto, temia represálias de fãs intolerantes e chatos. A presença de personagens assumidamente gays também é nula, contando apenas com personagens sugestivos.

Confronto final entre Naruto e Sasuke em Naruto Shippuden

Apesar dos trancos e barrancos, Naruto é uma obra que deveria ser apresentada à todas as crianças no início da adolescência por ressaltar o valor da amizade e a importância do papel dos amigos no desempenho pessoal de cada um em suas atividades, o foco em sonhos e objetivos distantes, o desejo de proteger o que ama e o trabalho em equipe e principalmente, a valorização do lado humano de todas as pessoas independentemente de sua situação e posição na sociedade. Mesmo contando com pontos negativos, com certeza o saldo será muito positivo.


- Pedro Lucas Branco

Comentários

Postagens mais visitadas