Trilhando as Trilhas | Episódio I: A Era de Ultron | 2ª Parte | Danny Elfman


Trilhando as Trilhas
Episódio I:
A Era de Ultron 

AVISO: ESSA REVIEW É ENORME. ESSE NÃO É O RUMO QUE ESSA SÉRIE VAI LEVAR, SERÁ ASSIM SOMENTE PARA ESSE FILME EM ESPECIAL, TEM MOTIVO DE SER TÃO GRANDE/CANSATIVA. TAMBÉM É UMA REVIEW EXTREMAMENTE AUDIOVISUAL.

DANNY ELFMAN

Você deve conhece-lo pelos filmes do Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack, o primeiro Missão: Impossível... Cinquenta Tons de Cinza? Hum... A Família do Futuro! Amo esse filme. A trilogia do Sam Raimi do Homem Aranha! Mas você definitivamente o conhece pelo tema do Batman.

Ninguém sabe ao certo o porquê de quererem retirar o coitado do Brian Tyler, nem quem foi especificamente, se foi a Marvel ou o Joss Wheadon, mas considerando que o Joss fez a mesma coisa no filme da Liga da Justiça... Não é difícil supor o que aconteceu.

Elfman foi contratado para ‘contribuir com música adicional’, mas a verdade é que foi para apagar toda aparição do novo tema dos Vingadores e substituir pelo composto por Alan Silvestri, Elfman resolveu fazer uma versão igual, mas diferente do tema para o filme e tenho que admitir que é genial.


Agora temos que rebobinar um pouco, até o início do filme.


Pois é meus amigos e amigas, desde o início. E nem a intro da Marvel de Tyler sobreviveu. Temos o antigo tema dos Vingadores com o toque de Elfman, não sei como algumas pessoas não conseguem ouvir a óbvia semelhança com o de Silvestri:


O que segue é um típico coral russo, o tema da Wanda de Elfman, mais do tema dos Vingadores e a volta do coral russo com uma pequena aparição do tema de Ultron:

Créditos! Com uma mistura do tema dos Vingadores e do de Ultron:

A chegada na Torre é acompanhada do tema, e enquanto Tony e Bruce conversam sobre Ultron, seu tema começa a se formar:


Um Ultron desorientado acorda e seu tema se torna ameaçador, e uma versão em forma de ação:

Os Vingadores enfrentam Stark, e o tema de forma sutil aparece (junto com “that’s the endgame”):

Os temas de Ultron e Wanda (nessa cena parece ser dos Gêmeos) sendo acompanhados de um coro e cordas sinistras:

Então... Elfman não compôs aparentemente nada até após o Hulkbuster, uma melodia melancólica e apresentando a versão em violão do tema:

 Instrumentos tradicionalmente orientais nos introduzem a Seul, seguido do tema de Ultron, quando a cena entre Bruce e Natasha começa, as cordas tocam uma calma melodia, na harpa um pequeno motif:

Como o trabalho de Elfman foi recolocar o tema dos Vingadores no filme, em todas as faixas que ele compôs nós ouvimos o tema de diversas formas diferentes, aqui é misturado com o de Ultron com a reaparição da versão no violão:

A cena deletada das visões de Thor chegou a ter a composição de Elfman:

Wanda entra na mente de Ultron e a música acompanha o horror que ela sente:

Pulando para Wanda salvando o trem (isso mesmo) e seu tema recebe toda a glória!:

Ultron conversa com Natasha, e seu tema por um breve momento assume uma forma melancólica:

Vamos ver se Elfman compôs um tema para o Visão... Quase... É tão etéreo quanto o de Tyler, mas parece haver uma melodia mais nítida.

Tony e Ultron se enfrentam e os robôs começam a sair do chão e a música acompanha toda a intensidade da cena, e quando a cidade voa... O tema do Ultron soa. (Ao que parece o tema do Hulk de 2003 composto por Elfman dá o ar da graça):

O tema da Wanda heroico como nunca quando ela decide se tornar uma Vingadora, o tema dos Vingadores por todo lado, ação de primeira:

Tema do Homem de Ferro 3? Wow. Mais ação de primeira:

Vingadores Unidos!

Última rodada de temas, o motif da harpa retorna junto com a versão no violão, e o tema tem seu último ar de glória:

A nova versão do tema dos Vingadores é um dos pontos altos dessa trilha, e a integração do tema de Ultron composto por Elfman de formas que o próprio Tyler não fez, o novo tema da Wanda também é ótimo. Ele não compôs o filme inteiro então há pouco material. Mas a falta da continuidade que Tyler ofereceu com os outros temas é um contra.

Elfman é um ótimo compositor, mas foi dada a ele a tarefa ingrata de colocar o tema de Silvestri e substituir partes da trilha de Tyler, e sob essas circunstancias e o pouco material dado, ele fez um ótimo trabalho.

Não imagino o quão difícil deve ter sido compor recompor essa trilha e o tratamento de ambos Elfman & Tyler na edição do filme foi horrível, mas isso é conversa pra Parte III.

CONTINUA...

Comentários

Postagens mais visitadas