Fase 4 da Marvel: O que já temos, e o que está por vir?

O texto a seguir possui spoilers das produções da Marvel Studios, incluindo "Viúva Negra" e "Loki"
O Universo Cinematográfico da Marvel (popularmente conhecido como UCM ou MCU, do inglês Marvel Cinematic Universe) é uma das maiores, se não a maior, franquia dos cinemas atualmente. Atualmente com 24 filmes, uma centena de personagens e um universo conectado que vai desde os longas até urta-metragens e seriados. 
 A Saga do Infinito, composta pelas três primeiras "fases" do UCM, se encerrou em 2019 em Vingadores: Ultimato com a derrota do poderoso Thanos e a inutilização das Jóias do Infinito – até então os artefatos mais poderosos do universo.
No ano de 2021, se inicou a fase 4 com a primeira série da Marvel Studios: "WandaVision". Que se aprofundou na magia já inserida por "Doutor Estranho" (2016) e – finalmente – estabeleceu Wanda Maximoff como a Feiticeira Escarlate.
Logo depois, "Falcão e o Soldado Invernal" nos apresenta uma história mais urbana, sem magia ou coisas extraordinárias (além de super-soldados e homens com asas). 
Serviu pra estabelecer Sam Wilson como o novo Capitão América e desenvolver Bucky Barnes além de ser o melhor amigo de Steve Rogers. Fomos introduzidos a Joaquin Torres, que nos quadrinhos é quem herda o manto do Falcão após ser se encarregar do Escudo, John Walker, um super-soldado veterano de guerra, desestabilizado que se torna eventualmente o Agente Americano, uma versão mais "extrema" do Capitão América. Somos introduzidos também a Condessa Valentina Allegra de Fontaine, que aparentemente será de extrema importância para o futuro do UCM.
"Viúva Negra", que estreou em Julho deste ano, não mostrou muita novidade. Além de entregar a primeira – e última – aventura solo de Natasha Romanoff, o filme nos apresenta sua família. Melina Vistokoff, Alexei Shostakov, O Guardião Vermelho, e a Yelena Belova, que carregará o legado de Natasha como a Viúva Megra no UCM.
Por fim, mas certamente não menos importante, temos "Loki" série que introduz o conceito mais importante pra nova Saga da franquia: o Multiverso. A série nos apresenta a AVT, a Autoridades de Variância Temporal, que se encarrega de manter a linha do tempo... em linha. Sem variações, eles impedem que as pessoas cometam ações que bifurcariam a linha do tempo a fim de impedir uma Guerra Multiversal. 
A série apresenta um novo Loki, tirado diretamente do ano de 2012 em Ultimato, Sylvie, uma variante de Laufeyson determinada a destruir a AVT, e diversos outros "Lokis" que podem ou não serem recorrentes no UCM futuramente. No fim, conhecemos um pouco de Kang, uma ameaça que deixaria até o próprio Thanos estarrecido.
No final do seriado, Sylvie cumpre seu objetivo matando a Variante "do bem" de Kang, causando milhões de variantes da linha do tempo. Assim, abrindo o Multiverso.
Com o Multiverso aberto, a próxima saga da Marvel tem oportunidades infinitas a serem exploradas na franquia que, antes, era limitada a apenas um universo de possibilidades. 

 O que vem a seguir? 

"What If...?", é a série de animação que vai explorar essas variantes. Veremos universos onde Steve Rogers não usou o soro de super-soldado, Tony não foi atingido com seu próprio míssil, T'Challa foi abduzido no lugar de Peter Quill e diversos outros cenários. 
 Enquanto "Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa" e "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" vão lidar com as consequências do Multiverso no Universo principal do UCM.
As outras produções da Marvel, focadas em apresentar novos heróis dessa nova Saga se mantém um pouco mais no chão ao invés de lidar com ameaças Multiversais. Mas não significa que não serão importantes. 
 Com Valentina Allegra recrutando os vilões e anti-heróis dos filmes "pé no chão" – Como fez em "Falcão e o Soldado Invernal" e "Viúva Negra" e é esperado pra "Shang Chi" em Setembro e "Gavião Arqueiro" em Dezembro – pra sua equipe (Uma espécie de Vingadores Sombrios?) e Kang pronto pra conquistar todas as linhas do tempo no multiverso, o UCM parece estar preparando dois eventos simultâneos e de proporções diferentes pra franquia.

Agora, nos resta esperar a próxima produção do UCM. 

 "What...If?" que vai explorar as diferentes linhas do tempo ramificadas no final de "Loki" e vai explorar cenários improváveis em acontecimentos já conhecidos na franquia e estreia no dia 11 de Agosto de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas