Fugitivos: A equipe mais original da Marvel!
![]() |
Runaways – Dos quadrinhos para as telas |
"Chega uma hora que todo adolescente pensa que seus pais são MAUS. No caso dos Fugitivos, isso é particularmente verdade. Após descobrirem que seus pais são vilões, estes adolescentes decidem desmascará-los."
Criada por Brian K. Vaughan (roteiro) e Adrian Alphona (ilustração) em 2003, Runaways foi uma série de quadrinhos que atualmente soma 5 volumes e mais de 100 edições, que foi extremamente aclamada – ganhando o Eisner (conhecido como o "oscar dos quadrinhos") de melhor roteirista em 2005 – por ser uma ideia original e muito bem executada.
![]() |
Runaways Volume 1 |
A história inicialmente gira em torno de 6 adolescentes, amigos de infância e filhos das famílias mais renomadas de Los Angeles.
Em uma das reuniões anuais secretas da organização filantrópica de seus pais, as crianças decidem espionar seus pais e acabam descobrindo que seus pais benfeitores eram, ma verdade, super-vilões. Uma seita chamada de ORGULHO.
Em choque, as crianças decidem fugir e encontrar juntos uma forma de derrotar seus pais, que dominavam toda a cidade dos anjos, incluindo as autoridades.
![]() |
A ORGULHO |
Os protagonistas da história são:
Alex Wilder, 16 anos, filho de dois mafiosos e líderes do Orgulho, que também é um gênio tático.
Nico Minoru, 16 anos, filha de dois mestres nas artes místicas.
Chase Stein, 17 anos, filho de dois cientistas do mal (assim como todos os outros pais). Ironicamente, Chase é o mais burro da equipe.
Karolina Dean, 16 anos, filha de dois alienígenas com poderes solares.
Molly Hayes, 11 anos, a mais nova e inocente do grupo, filha de dois mutantes, possui superforça e invulnerabilidade.
Gertrudes Yorkes, 16 anos, filha de dois viajantes do tempo. Possui um elo mental com um... Dinossauro geneticamente modificado? Sim, e isso é bem maneiro!
Com o tempo, mais membros são adicionados à equipe. Como Xavin, Skrull filha (gênero fluído, mas se identifica como mulher na maior parte do tempo) de dois soldados em frente de guerras planetárias e Victor Mancha, Ciborgue criado por Ultron para destruir os Vingadores no futuro.
![]() |
Xavin e Victor Mancha |
A dinâmica dos adolescentes funciona e é construída enquanto eles aprendem a se virar sem todas as regalias que seus pais malvados os proporcionavam, e a história é repleta de romance, ação e até traição na equipe.
O Volume 1 possui 18 edições, um trocadilho esperto com a idade em que adolescentes chegam a maioridade.
A mais recente e última série em quadrinhos da equipe, o Volume 5, começou em 2017 e durou até 2021, sendo cancelada após 38 edições.
![]() |
Capa de "Runaways (2003)" #18 |
Em 2017 a equipe recebeu uma adaptação em live-action como uma série da Hulu (pode ser assistida atualmente no Disney+) e teve 3 temporadas antes de ser cancelada.
A série adapta muito bem o que pode adaptar e se vira muito bem com o que não pode. Na época, os direitos dos mutantes ainda não eram da Marvel de novo, então a origem da Molly precisou ser trocada. A origem de Karolina e um pouco da personalidade de Chase foram trocadas. Mas são mudanças que funcionam, e funcionam muito bem.
Na época, a série era considerada parte do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel), e apesar de – provavelmente – ter sido descanonizada, faz parte do atual Multiverso da franquia.
Assim como os quadrinhos, a série também foi premiada no Golden Issue Awards e no BMI Awards, além de ter sido nomeada melhor drama no Teen Choice Awards e em outras duas premiações.
![]() |
Poster promocional da 3ª temporada de "Runaways" |
Fugitivos, tanto os quadrinhos (principalmente os quadrinhos), quanto a série é uma forte recomendação do Nerdish. É uma equipe original, com boa dinâmica e boas histórias e uma das adaptações em live action mais fiéis da Marvel, na medida do possível.
- Tiago Sampaio.
Comentários
Postar um comentário