Trilhando as Trilhas | Episódio I: A Era de Ultron | Parte Final | O Editor do Filme

 Trilhando as Trilhas

Episódio I:
A Era de Ultron 


AVISO: ESSA REVIEW É ENORME. ESSE NÃO É O RUMO QUE ESSA SÉRIE VAI LEVAR, SERÁ ASSIM SOMENTE PARA ESSE FILME EM ESPECIAL, TEM MOTIVO DE SER TÃO GRANDE/CANSATIVA. TAMBÉM É UMA REVIEW EXTREMAMENTE AUDIOVISUAL.

BRIAN TYLER, DANNY ELFMAN E O EDITOR

Então chegou a hora da edição do filme...

A um tempo atrás houve uma discussão a respeito das trilhas da Marvel e porque elas não eram memoráveis, e eu acho que esse filme é um ótimo exemplo do porquê. Primeiramente, você não pode se lembrar do que nunca ouviu, a Marvel tinha esse problema, a trilha ficava tão baixo em comparação aos efeitos e diálogo, que virava mais um ruído, mas acho que aqui tinha um propósito mais nefasto.

Veja bem, Wheadon tinha agora 2 trilhas para o filme, uma completa (Tyler) e uma parcial (Elfman), ele podia escolher! Então vamos ver qual ele escolheu pra começar o filme...

Elfman... ok. Pera... O QUE?!


Você ouviu isso?! Você ouviu a ousadia?! Eles pegaram a porcaria de uma faixa do primeiro filme e editaram pra encaixar... ELES TINHAM 2 COMPOSIÇÕES PARA ESSA CENA! E depois de uma explosão pra encobrir a edição a composição de Tyler para a cena aparece... seguida quase imediatamente de um pedaço de “Heroes” de Elfman que ele nem compôs para essa cena...

Eu podia acabar só nessa atrocidade, mas vamos continuar. Eles usam a parte de Tyler que ele compôs para a cena e quando os gêmeos aparecem Elfman assume a liderança, com seu tema. Realmente não entendo, Elfman compôs para a cena desde que Strucker aparece, mas na edição preferiram trocar no meio do caminho, de Tyler pra Elfman, e é assim por todo o filme, por isso a música está tão baixa, os efeitos e diálogos escondem os cortes.


Ao invés de usarem 100% a trilha de Tyler, a edição pega a faixa do monólogo de Ultron com os gêmeos e cola na cena... deve ser porque na faixa original, o tema da Wanda de Tyler tocava.


 Tá de sacanag... Mesmo problema da intro.


Elfman toma a liderança no monólogo de Ultron na festa, pelo menos eu acho, tá extremamente baixo. Tão baixo que não consegui reconhecer a música que foi usada durante o confronto com a Legião, só sei que não é nenhuma das duas composta para a cena, é um remendo de diversas faixas do início do filme, do fim e do meio, acho que tem 5 faixas remendadas pra essa cena. Tanto Elfman quanto Tyler compuseram uma ótima trilha para a cena... Tô parecendo um disco arranhado, mas imagina você ouvindo seu trabalho e o que fizeram com ele.



Após Tyler ter o foco principal por um longo período, Elfman toma as rédeas na parte da fazenda. Infelizmente todos os temas que Tyler citou não são usados.


Tudo vai bem Tyler em Seul, com uma edição bem do nada inserindo uma parte de Heroes quando Nat entrega o escudo pro Capitão, seguida por... mais um trecho vindo direto do primeiro Vingadores. O engraçado é que em seguida a faixa que Elfman compôs para a invasão da base da Hydra no início é inserida aqui por uns 20 segundos. Eu queria muito ver o projeto de edição da trilha sonora desse filme.


Aqui é curioso como a faixa de Tyler é completamente picotada pra não tocar o tema dele dos Vingadores, mas ele ainda tá ali e é a única cena com o tema completo no filme (e no álbum da trilha)



Uma lambança misturando Elfman e Tyler, com o último dominando a ação e Elfman dominando com os temas. Mas pelo menos as faixas que eles compuseram estão sendo usadas nos lugares certos.


Sokovia caindo é quando temos uma breve menção do tema de Tyler rapidamente cortado na edição e no álbum da trilha.

O fim do filme é quando finalmente um compositor só brilha, Elfman tem seu tema colocado nos créditos, e as letras subindo tem a combinação do trabalho de ambos os compositores depois de uma reprise orquestrada por Tyler do tema do primeiro Vingadores.


Um ano após esse filme a discussão começou sobre como as trilhas da Marvel não eram memoráveis, a discussão continua até hoje, apesar de que o maior problema é que muita gente não tem ouvido pra trilhas sonoras. Esse filme é um ótimo exemplo de muitos dos problemas e é lindo ver a Marvel se afastando cada vez mais desse tipo de tratamento com os compositores e a música.

Música enterrada abaixo dos efeitos, edições confusas e uso indevido das faixas e da trilha do filme anterior, de outro compositor! Uma bagunça (A trilogia Batman do Nolan fez a mesma coisa com a trilha do segundo filme, mas pelo menos o anterior tinha os mesmos compositores). Esse foi o último trabalho da Marvel pro Brian Tyler e não o culpo por nunca mais dar as caras, Elfman irá retornar em Multiverso da Loucura com sua mentalidade de que só há um tema para cada personagem e esse tema seria o original... Ótima notícia para o tema do Estranho... não tão boa pro da Wanda de Christopher Beck. Mas isso só o futuro dirá.

FIM...
nalmente,




Comentários

Postagens mais visitadas