Trilhando as Trilhas | Episódio I: A Era de Ultron | Parte Final | O Editor do Filme
Trilhando as Trilhas
A Era de Ultron
BRIAN TYLER, DANNY ELFMAN E O EDITOR
Então chegou a hora da edição do
filme...
A um tempo
atrás houve uma discussão a respeito das trilhas da Marvel e porque elas não
eram memoráveis, e eu acho que esse filme é um ótimo exemplo do porquê.
Primeiramente, você não pode se lembrar do que nunca ouviu, a Marvel tinha esse
problema, a trilha ficava tão baixo em comparação aos efeitos e diálogo, que
virava mais um ruído, mas acho que aqui tinha um propósito mais nefasto.
Veja bem,
Wheadon tinha agora 2 trilhas para o filme, uma completa (Tyler) e uma parcial
(Elfman), ele podia escolher! Então vamos ver qual ele escolheu pra começar o
filme...
Elfman...
ok. Pera... O QUE?!
Você ouviu
isso?! Você ouviu a ousadia?! Eles pegaram a porcaria de uma faixa do primeiro
filme e editaram pra encaixar... ELES TINHAM 2 COMPOSIÇÕES PARA ESSA CENA! E
depois de uma explosão pra encobrir a edição a composição de Tyler para a cena
aparece... seguida quase imediatamente de um pedaço de “Heroes” de Elfman que
ele nem compôs para essa cena...
Eu podia
acabar só nessa atrocidade, mas vamos continuar. Eles usam a parte de Tyler que
ele compôs para a cena e quando os gêmeos aparecem Elfman assume a liderança,
com seu tema. Realmente não entendo, Elfman compôs para a cena desde que
Strucker aparece, mas na edição preferiram trocar no meio do caminho, de Tyler
pra Elfman, e é assim por todo o filme, por isso a música está tão baixa, os
efeitos e diálogos escondem os cortes.
Ao invés de usarem 100% a trilha de Tyler, a edição pega a faixa do monólogo de Ultron com os gêmeos e cola na cena... deve ser porque na faixa original, o tema da Wanda de Tyler tocava.
Elfman toma
a liderança no monólogo de Ultron na festa, pelo menos eu acho, tá extremamente
baixo. Tão baixo que não consegui reconhecer a música que foi usada durante o
confronto com a Legião, só sei que não é nenhuma das duas composta para a cena,
é um remendo de diversas faixas do início do filme, do fim e do meio, acho que
tem 5 faixas remendadas pra essa cena. Tanto Elfman quanto Tyler compuseram uma
ótima trilha para a cena... Tô parecendo um disco arranhado, mas imagina você
ouvindo seu trabalho e o que fizeram com ele.
Após Tyler
ter o foco principal por um longo período, Elfman toma as rédeas na parte da
fazenda. Infelizmente todos os temas que Tyler citou não são usados.
Tudo vai bem
Tyler em Seul, com uma edição bem do nada inserindo uma parte de Heroes quando Nat entrega o escudo pro Capitão, seguida por... mais um trecho
vindo direto do primeiro Vingadores. O engraçado é que em seguida a faixa que Elfman
compôs para a invasão da base da Hydra no início é inserida aqui por uns 20
segundos. Eu queria muito ver o projeto de edição da trilha sonora desse filme.
Aqui é curioso como a faixa de Tyler é completamente picotada pra não tocar o tema dele dos Vingadores, mas ele ainda tá ali e é a única cena com o tema completo no filme (e no álbum da trilha)
Uma lambança
misturando Elfman e Tyler, com o último dominando a ação e Elfman dominando com
os temas. Mas pelo menos as faixas que eles compuseram estão sendo usadas nos
lugares certos.
Sokovia
caindo é quando temos uma breve menção do tema de Tyler rapidamente cortado na
edição e no álbum da trilha.
O fim do
filme é quando finalmente um compositor só brilha, Elfman tem seu tema colocado nos
créditos, e as letras subindo tem a combinação do trabalho de ambos os compositores
depois de uma reprise orquestrada por Tyler do tema do primeiro Vingadores.
Um ano após
esse filme a discussão começou sobre como as trilhas da Marvel não eram
memoráveis, a discussão continua até hoje, apesar de que o maior problema é que
muita gente não tem ouvido pra trilhas sonoras. Esse filme é um ótimo exemplo de
muitos dos problemas e é lindo ver a Marvel se afastando cada vez mais desse tipo
de tratamento com os compositores e a música.
Música
enterrada abaixo dos efeitos, edições confusas e uso indevido das faixas e da trilha do filme
anterior, de outro compositor! Uma bagunça (A trilogia Batman do Nolan fez a mesma
coisa com a trilha do segundo filme, mas pelo menos o anterior tinha os
mesmos compositores). Esse foi o último trabalho da Marvel pro Brian Tyler e
não o culpo por nunca mais dar as caras, Elfman irá retornar em Multiverso da
Loucura com sua mentalidade de que só há um tema para cada personagem e esse tema seria o original... Ótima notícia para o tema do Estranho... não tão boa
pro da Wanda de Christopher Beck. Mas isso só o futuro dirá.
FIM...
nalmente,
Comentários
Postar um comentário