Arrowverse | O Maior universo em Live-Action da DC Comics!

 

Elenco de heróis do Arrowverse em 2018.

A DC Comics sempre teve diversas adaptações dos personagens e histórias, sejam elas em filmes ou séries, animações ou Live-Action.

De tanta adaptação, chegamos a ter 3 universos simultâneos contando histórias da editora: O DCEU (DC Extended Universe),o universo dos filmes em live-action que se inicou em 2012 com "Homem de Aço"), DCAMU (DC Animated Movie Universe), o universo dos filmes animados, que também se inicou em 2012 com o filme "Liga da Justiça: Guerra" e se encerrou em 2020 com "Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolypse" e o Arrowverse, o univero das séries em live-action produzidas e exibidas pelo canal americano "The CW".

Apesar de Smallville ter sido a primeira série em da DC/CW, ter rendido 10 temporadas e de ter introduzido o Homem de Aço pra uma geração inteira nos anos 2000, nenhum spin-off da série vingou, foi só em 2012 que o ponta pé pra um universo aconteceu.

A série "Arrow' estreou em Outubro de 2012 e trazia Stephen Amell interpretando Oliver Queen, o Arqueiro Verde.

Apesar de ser uma série do Arqueiro Esmeralda, a série adaptava vilões e arcos dos quadrinhos do Batman porque originalmente a ideia era uma série do Cavaleiro das Trevas.

Arrow – Temporada 1

A série foi um sucesso, e na segunda temporada já foi plantada as sementes para um Spin-Off, introduzindo Grant Gustin como Barry Allen, um amigo de Oliver e do Arqueiro.

No ano seguinte, em 2014, junto da terceira temporada de Arrow, estreava a primeira temporada de "The Flash", estrelando Grant Gustin e com uma ponta de Stephen Amell no episódio piloto para mostrar que sim, as series eram conectadas.

The Flash chegou com um tom mais leve e introduzindo Meta-Humanos ao universo DC/CW, que foi apelidado pelos fãs de "Arrowverse" por ser o universo derivado de Arrow.

The Flash – Temporada 1

Foi então que o primeiro 'Crossover' (evento que une as séries) aconteceu no Arrowverse.

O evento começou no episódio "The Flash vs Arrow" na 1ª temporada de The Flash e concluiu no dia seguinte, no episódio "The Brave and the Bold" na 3ª temporada de Arrow. 

Não foi nada grandioso, mas era raro que eventos como esse acontecessem na televisão.


Imagem promocional de "The Brave & The Bold"

No mesmo ano, a série do Constantine era lançada pela NBC. Infelizmente, a série não vingou e após a primeira temporada foi cancelada. Mas vale a pena citar a existência dela porque mesmo não sendo transmitida pela CW, ela se passava no Arrowverse, no que em breve chamaremos de "Terra-1".

Constantine – Temporada 1

Mais um ano se passou e em 2015 mais uma série da DC é lançada, dessa vez sendo a primeira série de uma super heroína da DC na década: "Supergirl"!

Diferente de Arrow e The Flash, Supergirl era produzida e transmitida pela CBS, e não fazia parte do mesmo universo das outras séries.

Melissa Benoist estrelava como Kara Danvers, a prima perdida do Superman e protetora de National City. Enquanto Arrow lidava com Ninjas e Vigilantes e The Flash com Meta-Humanos, Supergirl nos apresentava os Alienígenas.

Supergirl – Temporada 1

Mesmo sendo de outra emissora, não ficou de fora da onda de crossovers, e no episódio 18 da primeira temporada da série ocorreu o crossover "World's Finest", onde Flash pela primeira vez rompe a barreira entre universos e vai parar pela primeira vez na Terra da heroína.

Imagem promocional de World's Finest.

O crossover foi muito popular, e pra facilitar esses encontros Supergirl foi retirada da CBS e movida para a The CW junto de Arrow e The Flash. Mesmo sendo da mesma emissora, eles mantiveram Supergirl como um universo separado, mas agora dividiram as Terras do Arrowverse entre a "Terra-1" (das séries que ocorrem no mesmo universo de Arrow) e a "Terra-38" (apenas Supergirl).

Supergirl – Temporada 2

Ainda em 2015, o segundo crossover acontecia na Terra 1. "Heroes Join Forces", começou no episódio "Legends of Today" da 2ª temporada de The Flash e finalizou no episódio "Legends of Yesterday", da 4ª temporada de Arrow.

Nele, Flash e o Arqueiro Verde reúnem pela primeira vez uma equipe para derrotar Vandal Savage.

Speedy, Arqueiro Verde, Canário Negro, The Flash, Espartano, Mulher Gavião e Gavião Negro.

O evento serviu de ponta pé para a terceira série do Arrowverse na CW, e em Janeiro de 2016 (antes do fim da primeira temporada de Supergirl da CBS), estreava "Legends of Tomorrow".

Legends of Tomorrow trazia personagens secundários de The Flash e de Arrow e os colocava como protagonistas dessa ficção-científica e histórica. Depois de Ninjas, Meta-Humanos e Alienígenas, agora temos Viagem no Tempo!

Legends of Tomorrow – Temporada 1

Arthur Darvill estreava como Rip Hunter, o viajante no tempo que recruta Ray Palmer, o Eléktron e Sara Lance, a Canário (ambos de Arrow), O Capitão Frio e o Onda Térmica (vilões de Flash), Jefferson Jackson e Professor Stein (que juntos formam o Nuclear, também introduzidos em The Flash) e a Mulher Gavião (que protagonizou o crossover Heroes Join Forces) para continuar a caçada contra Vandal Savage.

Nuclear, Professor Stein, Mulher Gavião, Gavião Negro, Rip Hunter, Eléktron, Capitão Frio, Canário Branco e Onda Térmica.

Ainda em 2015, o Arrowverse encontra uma nova forma de se expandir: Animações.

"Vixen" foi a primeira série animada da DC/CW canônica no Arrowverse, introduzindo Megalyn Echikunwoke como Mari McCabe, a heroína título, que viria a estrear em Live-Action na 4ª temporada de Arrow.

A série também contou com as participações de Stephen Amell como o Arqueiro Verde, Grant Gustin como o Flash, Katie Cassidy como a Canário Negro, Brandon Routh como o Eléktron e diversos outros atores do Arrowverse.

Vixen – Temporada 1

É Novembro de 2016, e um novo ano começa para as temporadas do Arrowverse.

A 5ª temporada de Arrow, a 3ª temporada de The Flash e a 2ª temporada de Supergirl e Legends of Tomorrow eram transmitidas simultaneamente na The CW, cada série em um dia da semana.

O Crossover, que agora era um evento anual, teve uma prévia no fim do oitavo episódio de Supergirl, mas começou em definitivo no oitavo episódio da temporada de Flash, passou pelo oitavo episódio da temporada de Arrow e terminou no sétimo episódio da temporada de Legends of Tomorrow e era intitulado de "Invasion!".

Imagens promocionais de Invasion que juntas formavam um banner.

Os heróis uniam forças mais uma vez para combater uma invasão alienígena que ocorria nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, tivemos um vislumbre do que poderia ser a Liga da Justiça em Live-Action, mesmo que os heróis da CW nunca tenham adotado esse nome pra equipe. Nesse crossover, o Salão da Justiça, base pública da Liga da Justiça nos quadrinhos, foi introduzido.

Nuclear, Supergirl, Eléktron, Cidadão Gládio, Espartano, Flash, Arqueiro Verde, Vixen e Onda Térmica em Invasion!

É 2017, e o Arrowverse mais uma vez se reúne para enfrentar uma ameaça maior. Imortais? Alienígenas? Muito pior. Nazistas!

Crise na Terra X reúne os heróis para o casamento de Barry Allen e Iris West, mas a festa desanda quando versões nazistas dos heróis aparecem para dominar a Terra-1.

Imagem promocional de Crisis on Earth-X

Considerado por muitos o melhor crossover do Arrowverse, o evento ocorreu nos 4 episódios das 4 séries da CW, começando no oitavo episódio da terceira temporada de Supergirl, continuando no oitavo episódio da sexta temporada de Arrow, depois o oitavo episódio da quarta temporada de The Flash, e finalizando no oitavo episódio da terceira temporada de Legends of Tomorrow.

O elenco de heróis, como de costume todos os anos, só crescia.

O crossover introduziu The Ray e o Cidadão Frio, uma versão alternativa do Capitão Frio na Terra-X.

Os heróis de Crisis on Earth-X reunidos na Waverider.

Assim como Heroes Join Forces preparou caminho para Legends of Tomorrow, Crisis on Earth-X foi o ponta pé para uma nova minissérie animada.

"Freedom Fighters: The Ray" contava a história do personagem interpretado por Russell Tovey introduzido no crossover.

A série se passa na Terra-X e conta com o retorno de Stephen Amell, Grant Gustin e Melissa Benoist como Arqueiro Verde, Flash e Overgirl (a versão nazista da Supergirl) respectivamente.

Freedom Fighters: The Ray – Temporada 1

4 séries, 2 minisséries animadas, dezenas de personagens... Mas a expansão do Arrowverse não pode parar.

Em 2018 um novo herói surge em uma nova série: "Black Lightning".

Cress Williams interpreta Jefferson Pierce, o super herói protetor de Freeland, o Raio Negro. Assim como Supergirl, série se passa em seu próprio universo, a Terra-73.

Black Lightning – Temporada 1

O crossover de 2018, "Elseworlds", serviu pra preparar o caminho para o que prometia ser o maior evento do Arrowverse.

Elseworlds trocou os papéis de Grant Gustin e Stephen Amell, colocando Barry Allen como o Arqueiro Verde e Oliver Queen como o Flash.

Pela primeira vez, Legends of Tomorrow ficou de fora do Crossover. Elseworlds começou no nono episódio da quinta temporada de The Flash, continuou no nono episódio da sétima temporada de Arrow, e concluiu no nono episódio da quarta temporada de Supergirl.

Imagens promocionais de Elseworlds que juntas formavam um Banner.

Elseworlds apresentou três personagens importantes para o Arrowverse: Lois Lane, interpretada por Elizabeth Tulloch, O Monitor, interpretado por LaMonica Garret, e Batwoman, interpretada pela atriz Ruby Rose, que veio a ganhar a sua própria série no ano seguinte.

"Batwoman" estreou em outubro de 2019, junto com a 5ª temporada de Supergirl e Legends of Tomorrow, a 6ª temporada de The Flash e a 8ª temporada de Arrow, que viria a ser a última da série. Vale citar que a série se localizava na Terra-1.

Batwoman – Temporada 1

Finalmente é 2019, e o evento que é preparado desde a primeira temporada de The Flash chegou.

"Crisis on Infinite Earths" foi o crossover que redefiniu todo o Arrowverse e afetou todo o Multiverso da DC.

O evento se iniciou no nono episódio da quinta temporada de Supergirl, continuando no nono episódio da primeira temporada de Batwoman, depois no nono episódio da sexta temporada de The Flash, no oitavo episódio da oitava temporada de Arrow, e finalizando no primeiro episódio da quinta temporada de Legends of Tomorrow.

Imagem promocional de Crisis on Infinite Earths.

Pela primeira vez o Raio Negro se juntava aos outros heróis do Arrowverse, tendo inclusive um episódio em sua série que se conecta com os eventos da Crise, sendo esse o "The Book of Resistence: Chapter Four: Earth Crisis" na terceira temporada.

Flash, Raio Negro, Batwoman, Supergirl, Canário Branco e Arqueiro Verde.

O evento, que lidava com a ruína de todos os universos na mão do Anti-Monitor, reuniu todos os heróis de todas as terras do Arrowverse, e contou com o retorno de atores de séries e filmes antigos e clássicos da DC como John Wesley Shipp, o Flash dos anos 90, Tom Welling, o Clark Kent de Smallville (2001), Ashley Scott, a Caçadora de Birds of Prey (2002), e Brandon Routh reprisando seu papel de Superman Returns (2006).

O Flash do DCEU, interpretado por Ezra Miller também fez uma ponta no episódio de The Flash.

Flash do DCEU e do Arrowverse se encontram na Crise nas Infinitas Terras.

Durante a Crise, todas as Terras do Multiverso foram destruídas, mas graças ao sacrifício de Oliver Queen, que deixou de ser o Arqueiro Verde para se tornar algo que pudesse combater o Anti-Monitor, um Novo Multiverso foi estabelecido.

Nesse novo Multiverso, Supergirl e Black Lightning agora se passam na mesma Terra que Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Batwoman: a nova Terra-Prime.

Os heróis reunidos na nova Terra-Prime

Após a Crise, Arrow finalmente chegou ao fim, e o Arrowverse deu uma pausa nos eventos crossovers. Mas novas séries foram adicionadas ao Multiverso.

O novo Arrowverse.

Estrelando Brec Bassinger como Courtney Whitmore, a personagem título, a série era produzida pelo extinto serviço de streaming "DC Universe", mas foi movida integralmente para a CW na segunda temporada.Sendo a primeira série do Arrowverse fora da Terra-Prime após a Crise, "Stargirl" inaugurou a nova Terra-2.

Stargirl – Temporada 1

Após 5 anos de sua estréia como Superman em Supergirl, Tyler Hoechlin finalmente estrela uma série solo em "Superman and Lois" na Terra-Prime.

Superman & Lois – Temporada 1

Na segunda temporada de Batwoman, depois de um drama na produção, Ruby Rose se despede sem cerimônias do papel, deixando os roteiristas a tarefa de resolver a história que não foi terminada por causa da pandemia. Entra Javicia Leslie como Ryan Wilder, uma nova personagem a tomar o manto da mulher-morcego, e tirando uma breve aparição de Diggle, é bem afastada do universo maior, assim como Superman & Lois.

Batwoman – Temporada 2

Em 2021, duas séries do Arrowverse chegaram ao fim. Black Lightning se encerrou em sua 4ª temporada, e Supergirl foi a mais recente série a se despedir da CW, se encerrando em sua 6ª temporada.


Black Lightning – Temporada 4

Começando as temporadas de 2022, The Flash está na 8ª temporada, Legends of Tomorrow está na 7ª temporada e Batwoman está na 3ª temporada.

A 2ª temporada de Superman & Lois estréia em Janeiro de 2022, e a 3ª temporada de Stargirl chega em algum momento do mesmo ano.

"Naomi" chegará ao Arrowverse em Janeiro de 2022. Não se sabe ainda se a nova série vai se passar na Terra-Prime ou em um universo isolado.

Naomi estréia em Janeiro de 2022.

Após 1 ano de pausa de eventos crossover (graças a pandemia), a 8ª temporada de Flash estréia dia 16 de Novembro com a primeira parte do evento em 5 episódios intitulado de "Armageddon".

O evento trás o retorno de personagens de séries que já acabaram e coloca a nova Batwoman para interagir pela primeira vez com outros heróis da Terra-Prime.

Eléktron,  Sentinela, Arqueira Verde, Raio Negro e Batwoman retornam para o evento Armageddon em The Flash.

A jornada do Arrowverse foi gigantesca, nem tudo foi bom, mas o positivo certamente supera o negativo, é muito fácil pegar clipes sem contexto e dizer "CW lixo", mas esse universo apresentou conceitos e personagens desde 2012 que o MCU e os filmes da DC ainda nem tocaram ou só agora começaram a explorar, assim como Agentes da SHIELD que começou em 2013. Deve-se admirar o quão longe esse universo cresceu, e a verdade é que essa jornada ainda se encontra distante de chegar à um fim.


Comentários

Postagens mais visitadas