Trilhando as Trilhas | Episódio II: Star Wars: Séries Animadas | Parte Final | The Clone Wars S07: Continuação e Ápice
Trilhando as Trilhas
Episódio II:
Star Wars: Séries Animadas
THE CLONE WARS S07
Bom dia, boa tarde ou boa noite, meus caros, chegamos ao fim desse episódio e o início do loop, no qual a parte 1 vem logo depois da última parte cronologicamente, uma situação Rogue One. Esse aqui vai ser longo, porquê eu tenho muito a dizer sobre o último arco, nem tanto assim sobre os dois que o precedem.
Em 2018, na Star Wars Celebration, foi anunciado que Clone Wars retornaria para terminar a história que tinha começado, não exatamente como tinha sido planejado, já que o plano eram mais duas temporadas com 22 episódios, mas sim com o último arco se passando junto de A Vingança dos Sith e explorar a Ordem 66 com os personagens de Clone Wars. Claro que esse arco também sofreu diversas modificações em comparação ao plano original, por causa de Rebels e todas as adições feitas ao cânone durante esse tempo.
Os outros dois arcos foram Os Mal Feitos e Ahsoka Pós-Ordem Jedi. Os 4 episódios dos Mal Feitos já haviam sido disponibilizados depois do cancelamento da série, pois já estavam avançados na pós-produção, até tinham trilha composta. Outro arco também estava em processo similar, Crise Cristal em Utapau, que acho que encaixaria perfeitamente na última temporada como dois episódios e diminuiria para dois o Ahsoka Pós-Ordem Jedi, que estava no meio da produção quando a série foi cancelada e foi bastante modificado.
Três álbum de ~1h foram lançados para a temporada final, um para cada arco. Por algum motivo mesmo sem a limitação de um CD, os álbuns são curtos e não incluem toda a música, por esse motivo farei as coisas um pouco diferentes no último arco, mas pros dois primeiros, acho que o lançamento oficial é suficiente.
Esse aqui é interessante visitar, porque temos uma comparação de como a equipe original da época Clone Wars fez a trilha com a nova equipe pós-Rebels, inclusos os filhos de Kiner, fizeram a trilha, ou pelo menos teríamos se a Disney não tivesse apagado todo e qualquer vestígio dessas versões antigas. Há de se notar que esse é o arco da temporada com mais envolvimento de Kevin Kiner.
O álbum começa com a clássica abertura tirada direto do filme (e do álbum do filme), e Sean já entra em cena com Misplaced Hope, uma desconstrução do tema dos clones, com ecos (ha, Echo) e notas faltando, apenas uma vez o tema é realmente completado. Já falei um bocado sobre o tema dos Mal Feitos e é aqui que ele é apresentado. É grande, bombástico, e diferente do dos Clones. Um fator que não me toquei quando falei de Bad Batch é que Wrecker tem um motif só dele, são duas notas em metais graves, é fácil de perder, ele é apresentado aqui.
Droids Approaching é 100% Kevin, o que me faz pensar que é uma faixa usada na versão original, certamente há um motif crescente de 3 notas, mas não é o atual dos Mal Feitos. Clones Retreat, de Sean introduz os eletrônicos na 7ª temporada, um uso no meio da ação do novo tema e um bombástico do tema dos Clones para fechar, os eletrônicos aqui são usados para tensão e mal pressentimento. Anakin and Padme é uma faixa interessante, da última vez que Kevin compôs uma música com esse título ele pegou um tema emprestado de Batman Begins para o casal, pois veja só, não só ele retorna como Across the Stars também na flauta.
Chase in the Sky, de Russell, usa as cordas, percussão e coro para gerar uma estranheza e preocupação, uma batida metálica é introduzida na parte de ação da faixa onde diversas ideias são desenvolvidas. Sean segue uma linha tribalesca para os Poltechs, a percussão e instrumentos de sopro dominam a faixa, e o fim retorna com os eletrônicos. Deana em Search Party, também desenvolve diversas ideias e continua com os eletrônicos de Sean. Russell traz de volta o coro para começar a faixa em Escape Route, mas não é a única coisa que retorna, um motif muito utilizado durante a série é oficialmente lançado nessa faixa. Walkers Battle, de Kevin, novamente parece uma clássica faixa de Clone Wars, usando notas do tema da Força e dos clones brevemente.
Ticking Time Bomb, de Deana e Russell, como a faixa já diz, tem um tique por ela, por cima as cordas dominam com algumas percussões, a segunda metade acalma as coisas por um tempo, até uma fanfarra e cordas misteriosas. Bad Batch Heroics, de Russell e Sean, continua de onde a última parou agitando as coisas, aqui o motif de Wrecker é desenvolvido, nos metais graves e nas cordas crescentes. Finest Troopers, de Sean, desenvolve ambos os temas dos clones e dos Mal Feitos, o primeiro no trompete como de costume, e depois nas cordas, ambas as vezes levando direto para o dos Mal Feitos.
Yay, o arco que quase ninguém gosta (eu gosto muito dessa capa, muito bonita). Anteriormente só um garoto que seria interesse amoroso, agora duas irmãs, e nenhuma interesse amoroso (covardes!), o arco que abusa das boas-vindas. Basicamente um dia depois de Ahsoka sair da Ordem e uma semana depois Bo Katan chega e a leva a Mandalore... Uau.
Kevin compos somente 5 faixas pra esse arco, ele fugiu legal, então a equipe exercitou os músculos o máximo que podia com o material dado, pra quem é fã do tema de Ahsoka ou do da Força (quem não é?) esse é o álbum pra você.
Trace & Rafa, de Sean, começa o álbum, parece ser o desenvolvimento de um tema, ainda não captei um, o que captei foi o tema de Ahsoka, no xilofone, a faixa é calma e divertida. Kevin brota na primeira parte de Getaway Dreams, para usar o tema de Ahsoka em sua completude pela primeira vez na temporada e o tema da Força, Nolan toma conta da segunda metade da faixa, nessa metade começo a notar o possível tema, mas o da Força interrompe. Típica ação Russell em Ahsoka to the Rescue, com o tema da Força epicamente nos metais. E Deana no começo de sua lista de músicas de fundo diegéticas em Cafe Coruscant (Lego Skywalker Saga deveria ter usado essa música nos níveis mais baixos de Coruscant... mas o jogo deveria ter feito muitas coisas a respeito da música)
Lauching the Silverangel, de Nolan, é uma alegre fanfarra seguida de cordas divertidamente nervosas. Droid Madness de Kiner, tem aquele som que reclamei de Rebels Theme... é... Spices, de Russell, pega a batida de The Tusken Camp and the Homestead e a usa pela faixa, as cordas divertidamente nervosas são acompanhadas pelos metais, um coro toma conta na segunda metade da faixa e o tom fica tenso. Evading the Guards e Desperate Breakout, ambas também de Russell, cortam a tensão com ação. Prison Cell Talk, de Sean, usa o violino e o xilofone, acho também que ouvi o possível tema, mas ainda não consegui identificá-lo, a instrumentação é parecida com Sabine Suite, de Rebels e também de Sean.
Explosives, de Peter Lam e Deana, desenvolve um motif que apareceu no início da faixa anterior, simbolizando os Pikes, usa flautas em um ritmo acelerado e uma batida que acompanha. Sean continua a batida da faixa anterior e pega o tema de Maul de Rebels e o traz para Clone Wars em Pikes and the Dark Side, também uma variação do motif da Conspiração de Ataque dos Clones. E falando em Rebels... John Williams na área, Nolan Markey usa a fanfarra rebelde brevemente em Chase in the Valley, terminando com os motif de Launching the Silverangel e dos Pikes. Ahsoka and the Martez Sisters, de Sean e Russell, é a faixa que desenvolve o possível tema das irmãs, o problema é que eu ainda não o identifiquei... o tom fica sinistro no meio do caminho, mas a harpa traz o tema de Ahsoka e a faixa termina com o tal possível tema. Independente se identificá-lo ou não, é uma faixa de qualidade.
E chegamos ao último arco, o Cerco a Mandalore. Vou fazer as coisas um pouco diferentes para estes 4 últimos episódios, o álbum não nos deu tudo e ainda não foram lançadas muitas faixas não-oficialmente, então continuarei com vídeos como os de cima, mas também usarei vídeos retirando a música direto do episódio, ela tem efeitos sonoros misturados na maior parte das vezes, mas é melhor que nada, usarei o nome das faixas que sei de qualquer maneira.
A orquestra de Budapeste retorna de Rebels, mas não só ela, para fechar Clone Wars a orquestra de Praga também foi utilizada, 4 episódios de pura orquestra, Clone Wars nunca soou tão bem quanto aqui, então vamos lá.
Kevin começa as coisas com o tema de Ahsoka para a logo da Lucasfilm, que leva para a fanfarra inicial dos filmes colada com o recap da série na edição. Russell então toma as rédeas em Battle of Yerbana (que no álbum foi lançada na versão MIDI ao invés da orquestra), desconstruindo o tema dos clones e usando fragmentos aqui e ali, com uma fanfarra heroica para Obi-Wan, seguida de percussão. The Return of the Jedi (ou Sail Barge Attack) de Retorno de Jedi dá as caras e Peter Lam conecta a outra heróica fanfarra com o tema dos Clones em Rocket Troopers Attack. As menções a Williams não param quando Sean em Anakin and Obi-Wan Speak, depois de uma breve calma nas cordas cita um motif de Vingança dos Sith. A fanfarra rebelde nos metais começa Ahsoka is Back de Kevin, as cordas assumem e uma variação do tema da Força em metais bem calorosos antes das cordas ficarem sinistras.
Ahsoka Fills Everyone In, de Sean, é uma faixa ambiente, as cordas e metais dando o tom, seguindo para percussões, uma breve menção do tema de Satine levam a Ahsoka and the 501st, de Sean, introduzindo uma variação do motif de funerais das prequels, e notas do tema dos clones, essas notas voltam misturadas ao tema de Ahsoka na versão do episódio, em instrumentos de sopro e depois nos metais. Obi-Wan and Ahsoka Argue, de Kevin, começa com o grito dos metais, e o resto da faixa são as cordas desenvolvendo melodias que levam ao tema de Ahsoka, Russell pega de onde ela parou para uma emocionante rendição do tema dela para toda a orquestra em Ahsoka Sees Anakin Leave. Invading Mandalore, de Lam, traz de volta o épico motif da República do filme que começou a série, Markey assume em Bo Katan is Fine With That, que começa com percussão, mas leva ao tema do Olho da Morte, e logo depois os metais assumem e termina com uma flauta com um motif familiar. Deana exercita os músculos em Race You to the Surface, continuando as percussões da faixa anterior e citando a orquestração do tema da Força do início de Vingança dos Sith (Battle Over Coruscant), rapidamente fazendo a transição para o de Ahsoka, explodindo nos metais e terminando com uma calma rendição do da Força, os metais continuam em Stronger Resistance Than Expected de Russell. A partir daí a música toma um rumo ambiente, dando o tom de insegurança aos acontecimentos.
Kevin inicia Ahsoka Cornered com um grito nos metais similar a Excerpts from Close Encounters of the Third Kind de Williams, e continua com as cordas sinistras, metais graves e um instrumento de sopro remetendo ao tema de Maul em Rebels mas não o citando. Reuven Herman, da última vez que ouvimos algo dele foi uma única faixa em Rebels, The Archion Nebula, aqui em Tunnel Pursuit and Sidious Discussion, ele começa com ação citando as 5 primeiras notas de Duel of the Fates no coro, as coisas acalmam, mas uma leve percussão continua, um piano dissonante e como a faixa indica, o tema do Imperador dá as caras nas cordas, outra faixa nota dez para Herman. Os eletrônicos do arco dos Mal Feitos são introduzidos aqui por Markey e Sean, dando um ar misterioso e preocupante. Markey começa Chasing Saxon com um grito nas cordas e metais, cita Darth Vader's Death e Kevin assume com ação, as cordas fazendo o trabalho pesado com os metais nas melodias. Russell então usa o tema de Maul em Rebels claramente pela primeira vez no arco, em Maul's Speech mas ele também traz o coro característico do personagem em Clone Wars.
Coro que hilariamente canta A-PO-CA-LY-PSE em The Throne, de Kevin, com o tema de Rebels nos metais intercalando. Deana volta com os eletrônicos, agora agudos e pesados em Maul Speaks to Ahsoka, talvez não tenha sido proposital, mas é meio difícil Blade Runner não vir a mente. As percussões começam abaixo dos eletrônicos até que não há nada mais além deles, Deana continua com elas na primeira parte de Ahsoka vs Maul, Russell assume a liderança em Red Mandalorians Fall Back, metais triunfantes, a minha favorita vocal solo com o tema de Ahsoka e a segunda parte de Ahsoka vs Maul com o coro, os metais chegam para acompanhar, o coro ainda dominando. O tema dos clones em sua completude em Aftermath in Mandalore, de forma sombria, e o tema da Força incompleto, Victory on Mandalore, de Deana, continua com as cordas o mesmo sentimento. A orquestra dá um tempo e Sean invade com os eletrônicos, extremamente pesados, notas da marcha imperial aqui e ali, um sentimento amigável e pacífico ao fim depois do início pensivo.
E então, Anakin's Dark Deeds explode na orquestra... e ela entra na história novamente, o motif de Ahsoka Cornered se repete, Lam continua o tom com percussões eletrônicas e cordas sinistras, Releasing Maul, de Markey começa com uma harpa e os metais tocam o tema de Maul, uma orquestração diferente de todas as vezes que ouvimos por essa série. Deana em Clones Report to Rex, desenvolve uma ideia nas cordas em cima de uma batida eletrônica, batida que Kevin pega e as cordas acompanham em We Don't Understand, os metais graves entram gradualmente, até chegarem no ápice e os metais dominarem com as cordas no mesmo motif.
Russell termina o episódio com Rex in the Med Bay e It's All of Us, o coro fica em evidência com as cordas, uma percussão metálica, tudo contribuindo de forma eficaz para o desespero da situação. Sean usa os eletrônicos novamente para os créditos. A variação do motif do funeral de Ahsoka and the 501st retorna em Victory and Death, de Kevin, Russell com sua escrita característica para os metais em Almost Through, um coro e os metais mais na veia do material de Maul em CW nas faixas Best Bet e Out of Hyperspace, de Lam. As cordas ficam em duas notas constantes antes dos eletrônicos distorcidos entrarem em cena, os metais assumem em Crash Course Moon, de Sean, e em Ahsoka Decides o coro feminino fica por baixo das cordas citando notas do tema dos clones e o que parece o tema de Cal Kestis, mas não são 7 notas incomuns, então pode ser somente uma coincidência. Bateria militaristica e cordas tensas em Hold Your Fire, de Russell leva direto para o final bombástico com a percussão crescente.
Deana começa Break for the Shuttle, os metais gritando e as cordas seguindo o ritmo, repetição constante e energética, não muito diferente do trabalho de Zimmer (só que aqui a orquestra soa como uma orquestra), e Markey assume a segunda parte com o coro característico de Maul em CW, a percussão seguindo em frente e crescendo com uma explosão no coro e metais do tema de Ahsoka que leva ao tema da Força calmamente, o coro com as cordas e metais levando a uma versão com percussão do tema da Força. Y-Wing, de Lam, continua a ação com uma ideia que é desenvolvida nos metais e nas cordas, as percussões entram, as 6 primeiras notas do tema dos clones são citadas pela última vez em Clone Wars, não completando o tema. A primeira parte de Dodging Debris é de Russell, e ele pode usar os metais do jeito que gosta uma última vez, Kevin assume com as cordas e percussão, os metais acompanhando, o tema de Ahsoka em um arranjo heroico e ao mesmo tempo desesperado nas cordas e metais, e a faixa termina melancólica. Deana volta com os eletrônicos, e com o piano, em Burying the Dead, desenvolvendo uma ideia, os eletrônicos continuam agudos com eletrônicos distorcidos brotando aqui e ali, e terminando com o tema de Ahsoka no piano, Sean continua isso em Vader Finds Lightsaber, mas de forma distorcida por toda a faixa, notas distorcidas do tema de Ahsoka também terminam essa faixa, e Deana junta ambas as abordagens nos créditos, com uma batida grave por baixo e o tema dela no piano, até que só o piano sobra.
Esse último episódio basicamente dá a cada membro da equipe sua hora de brilhar, e eles certamente levam isso pro coração e entregam ouro, é a melhor trilha de Clone Wars e entra na lista de melhores de Star Wars ainda. Top de linha.
E essa foi nossa jornada pelas séries animadas de Star Wars. Esses episódios seriam completamente diferentes se alguém que soubesse do que tá falando os escrevesse, mas infelizmente só o que vocês tem é a mim e meu entusiasmo e minha falta de vocabulário musical, e vocês acabam com muitas repetições... Hum, me lembra algo. É verdade, a jornada de Kiner e companhia.
Apesar da tristeza do cancelamento de Clone Wars na época, essa trilha (e a temporada em si) não seria o que é hoje sem Rebels. Eu não cheguei a falar disso em nossa parte II, mas CW ao longo das temporadas acabou reusando diversas faixas e olhando para o escopo de personagens, foi perdendo o intuito de dar um tema para tudo. Com Rebels, e os filhos de Kiner entrando no time, não só a música evolui, como também ficou mais original, até quando citava temas de Williams, além do novo tema de Maul, diversos desses elementos vieram para cá, essa trilha é mais uma continuação do trabalho em Rebels do que de CW (sim, ela junta os dois mundo musicais em diversos momentos, mas ainda tem a pegada Rebels). E elementos criados aqui, como os eletrônicos, continuam em Bad Batch, criando uma evolução musical por todas essas séries.
Amanhã é dia de Kenobi, e de personagens das séries confirmados que tem temas pela equipe, temos só o Grande Inquisidor. Eu não apostaria que o trabalho de Kiner será citado nem pra qualquer outro personagem surpresa. Mas em Natalie Holt eu confio e garanto que será uma ótima trilha de qualquer forma, mas é um pouco triste ver esse universo musical com mais de 10 anos de desenvolvimento ser ignorado pelo live action (não só a música, muita coisa dessa leva de live action está deixando de lado o povo que trabalhou nas séries), e não mencione Ahsoka, ela é bebê de Filoni, se não forem Kiner e co. trabalhando em Ahsoka (a série) e o tema dela também não for usado, então minha esperança acabará.
Bem, é isso meus caros, estou com algumas ideias para o próximo episódio, vocês já devem estar cansados então só vai ser daqui a algum tempo (colocando a culpa no sentimento de vocês pra desviar o fato de que tô extremamente perdido). Agradeço a todos vocês por me acompanharem até aqui, nos vemos em nossa próxima trilha!
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