Quem é Kang, o Conquistador?
O Universo Cinematográfico da Marvel é atualmente a maior franquia dos cinemas, não só em lucro como na popularidade. Todos conhecem os heróis da Marvel, desde os mais icônicos (como o Homem-Aranha) até os que até recentemente eram ninguém (como os Guardiões da Galáxia).
Os filmes da Marvel Studios furaram completamente a bolha nerd e alcança hoje um público que nunca ouviu falar nem nas clássicas histórias dos maiores heróis dos quadrinhos. E é por isso que estamos aqui, mais uma vez, trazendo um Dossiê sobre um personagem que está chegando no UCM.
Após Vingadores: Ultimato finalizar a Saga do Infinito reunindo todos os heróis para derrotar Thanos, o Titã Louco, o cargo de maior ameaça dos Vingadores ficou vago, e por muito tempo os fãs se perguntavam e teorizavam qual personagem seria grande o suficiente pra assumir esse lugar, até 2021, e a série do Loki introduzir Aquele Que Permanece, que explicou não só como funciona o Multiverso, como também avisou que existiam muitas variantes poderosas e malignas dele que certamente seriam uma futura ameaça. Com a estreia de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania no próximo mês, veremos o início da Fase 5 e conheceremos a primeira variante maligna d'Aquele Que Permanece, o vilão Kang, o Conquistador, e a principal ameaça da chamada Saga do Multiverso.
Mas, quem é esse cara?
Kang é um vilão dos Vingadores criado em 1963 pela icônica dupla Stan Lee e Jack Kirby nas histórias do Quarteto Fantástico com o nome de Rama Tut. Em suas primeiras histórias, ele era um viajante do tempo do ano 3000 que ficou preso no Egito Antigo e se tornou o faraó. 1 ano depois, na HQ Avengers #8, a dupla voltou a usar o personagem, transformando-o em Kang, o Conquistador.
![]() |
Capa de Avengers #8 |
Mesmo tendo sido criado há tanto tempo, a história do personagem foi desenvolvida com o passar dos anos por diversos roteiristas diferentes. A atual e definitiva origem do personagem começa na Terra 6311, uma realidade que a humanidade nunca passou pela Idade das Trevas (ou seja, não houve declínio econômico, cultural e intelectual durante a idade média, o que permitiu a sociedade continuar avançando cientificamente).
Após anos de guerras na Terra 6311, o Benfeitor, um viajante multiversal da Terra 616 (a principal realidade da Marvel nos quadrinhos) chegou pra apaziguar todos os conflitos. O Benfeitor (que conhecemos também como Nathaniel Richards, pai de Reed Richards, o Senhor Fantástico do Quarteto Fantástico) acaba deixando descendentes na Terra 6311, um deles sendo o jovem Nathaniel Richards, nascido no século 30 daquela realidade.
Aos 16 anos de idade, Nathaniel recebeu uma visita do seu eu do futuro, que o revelou ser Kang, o Conquistador, um viajante do tempo que reinava diversas realidades pelo multiverso. Indignado por ter se tornado um vilão ao crescer, o jovem Nathan decide mudar o seu próprio futuro e rouba a máquina do tempo de Kang, viajando para a era do ápice dos heróis: a Terra 616.
![]() |
Nathaniel e Kang. |
Lá Nathan cria uma armadura inspirada no Homem de Ferro e assume o codenome Rapaz de Ferro, decidido a montar uma equipe pra derrotar Kang de uma vez por todas. Nathan então funda os Jovens Vingadores e recruta o Patriota, Wiccano (o filho reincarnado da Feiticeira Escarlate), o Hulkling e pouco tempo depois Kate Bishop, Speed (irmão gêmeo de Wiccano), e uma versão de mente mais jovem do sintezoide Visão e Cassie Lang (a filha do Homem-Formiga), com quem Nathan vive um romance depois dela entrar na equipe.
![]() |
O Rapaz de Ferro |
No fim, a sua tentativa desesperada de não se tornar o Kang fez com que Nathaniel tentasse viajar pelo Tempo e pelo Multiverso procurando formas de mudar seu próprio destino, o que ironicamente o transformou no vilão Conquistador.
Mesmo tendo eventualmente se tornado um dos maiores vilões dos Vingadores, a passagem do jovem Nathan pelo século 21 criou uma equipe essencial pro universo 616 (que bem provavelmente chega no UCM num futuro próximo)
![]() |
A primeira formação dos Jovens Vingadores. |
Kang tem uma obsessão com a Terra 616, que ele tenta conquistar há séculos mas sempre é impedido pelos heróis dessa realidade (principalmente o Quarteto Fantástico e os Vingadores). Sua primeira tentativa foi quando viajou pra 2960 antes de Cristo e assumiu o nome de Rama-Tut para conquistar o Egito.
![]() |
Rama-Tut. |
Kang assumiu diversos títulos e nomes além de Rama-Tut e nos quadrinhos conhecemos diversas variantes dele além do Rapaz de Ferro, como por exemplo Immortus, uma variante "boa" de Nathaniel Richards (equivalente Àquele que Permanece que conhecemos no UCM), Mr. Gryphon, dono da Qeng Enterprise e concorrente direto da Stark Industries e também o Centurião Escarlate, uma espécie de vilão mais clássico dos Vingadores.
![]() |
Kang, Immortus, Centurião Escarlate, Rapaz de Ferro e Rama-Tut, respectivamente. |
Kang apresenta uma ameaça ainda MAIOR que Thanos, visto que Nathaniel tem um intelecto muito superior e um equipamento mais avançado que qualquer ser do século 21.
Sua armadura neurocinética é controlada a partir dos pensamentos e tem super força, durabilidade, função anti-gravidade (que funciona como uma espécie de telecinese), habilidade de voar, diversas armas embutidas além da óbvia habilidade de manipular as linhas do tempo. E isso não é nem metade do que o arsenal de Kang é.
Mesmo sem a armadura, o intelecto de Kang é o que mais faz dele um inimigo perigoso. Não importa quantas vezes os Vingadores tenham o derrotado, ele sempre volta. Talvez por ele ser uma constante em todas as realidades, ou talvez pela tecnologia que ele mesmo criou que transfere a mente dele pra um corpo novo em qualquer ameaça de morte.
Mesmo tendo dificuldade em conquistar os heróis da Terra 616, Kang não está menos acostumado a matar Vingadores. No limiar do espaço e do tempo, onde fica a principal base do Conquistador, Kang tem uma sala de troféus REPLETA de artefatos de Vingadores mortos, e o Kang do UCM não parece ser diferente.
Então sim, o Conquistador é uma força a ser temida, e com certeza vai aparecer muito nos próximos filmes da Fase 5 e 6 da Saga do Multiverso antes da DINASTIA KANG no quinto filme dos Vingadores, que está previsto só pra Maio de 2025.
No UCM Kang vai é interpretado por Jonathan Majors, e apesar de já termos visto uma variante na primeira temporada de Loki, teremos o vilão dando as caras já como o Conquistador no terceiro filme do Homem-Formiga que já estreia dia 16 de Fevereiro nos cinemas.
Comentários
Postar um comentário