Não existe um lado "cinza" da força.

 

Ahsoka Tano (The Mandalorian)

Desde o início da franquia, Star Wars é uma saga com uma mitologia imensa que gera discussões ainda maiores entre os fãs na internet. Depois de 7 temporadas de The Clone Wars e diversos outros livros e quadrinhos que mostram como a Ordem Jedi foi displicente e cavou a própria cova rumo à Ordem 66, se tornou comum a relativização dos valores dos Jedi e dos Sith dentro do fandom. Muitos dos fãs começaram a interpretar os Sith como certos e os Jedi como os errados, até porque, acompanhamos muitos erros da Ordem nessas novas histórias. Vimos, inclusive, Jedi discordando e até se distanciando dela.

No entanto, não vamos discutir qual é o lado certo. Na verdade pro assunto de hoje, vou só assumir que todos concordamos que os Sith são os vilões que utilizaram dos erros dos heróis pra chegar aos seus objetivos. Espertos? Sim. Certos? Não – até porque, categoricamente falando, os personagens fascistas que buscam dominação da galáxia, por mais "cool" que sejam, são e sempre vão ser os vilões.

Então vamos direto ao ponto e já deixar claro que NÃO existe um lado da luz da força! Existe a Força em sua forma PURA e NATURAL, que está presente em todo o universo de Star Wars e em todos os seus indivíduos. Existem também pessoas que, com uma explicação muito complicada que não convém no momento, podem USAR essa força. Chamamos estes de usuários da Força.

A partir do momento que um indivíduo que tem acesso à Força passa a distorcer os seus caminhos e desenvolver poderes que não são naturais dela, ele entra em seu Lado Sombrio. Quanto mais o Lado Sombrio cresce (tanto em quantidade de usuários quanto em poder desenvolvido e exercido), mais fraca a Força (a original, presente em todo o universo) fica. Logo, o desequilíbrio na Força é a simplesmente existência do Lado Negro.

Temos então a Ordem dos Cavaleiros Jedi, uma organização de usuários da Força que dedicam a sua vida a manter a Força em equilíbrio, lutando pela erradicação do Lado Negro.

Então não, Anakin Skywalker não trouxe o equilíbrio pra Força quando ele matou todos os Jedi e "equilibrou", em números, os Sith e os Jedi. Como disse Obi-Wan Kenobi, ele só jogou a Força na escuridão. Exatamente por isso o equilíbrio foi restaurado quando ele voltou pra luz e derrotou o imperador Palpatine, até então o último Sith vivo.

Obi-Wan confronta Darth Vader (A Vingança dos Sith)

De boa até aqui? Acredito que sim.

Recentemente, no fandom de Star Wars, circulou uma imagem que gerou uma discussão sobre a existência de "Jedi Cinza", que teoricamente seriam usuários da Força que estão em um "meio termo".

Códigos que alguém inventou.

Dentro do canone de Star Wars, a ideia de um meio termo nunca existiu. O próprio George Lucas já disse que "é impossível a Luz e a Escuridão viverem em equilíbrio pois a escuridão sempre vai consumir a Luz". Por isso um Jedi deve rejeitar o lado negro a todo custo. É uma luta constante pra não ser consumido.

"Mas e os personagens da saga que estão no meio termo?"

É, vamos lá. Vamos falar deles:

Começando pelos exemplos mais fáceis, temos os Jedi caídos.

Conde Dookan foi um Cavaleiro Jedi em todas as categorias possíveis. Desde um pequeno Padawan até um Mestre, membro do Conselho. Dookan não concordava com todas as atitudes do Conselho Jedi, e por isso, procurou no Lado Sombrio soluções pro que via como problemas. Sabemos como terminou.

Dookan trai a Ordem Jedi (Tales of the Jedi)

No episódio VIII (Os Últimos Jedi), quando nos reencontramos com Luke Skywalker, o Mestre Jedi está exilado após falhar em restaurar a Ordem Jedi. Luke cortou seus laços com a força, mas muita gente cita essa versão do personagem como um exemplo desse conceito de Jedi Cinza.

Pra começar, Luke é absolutamente nada neste momento, e quando ele decide se reconectar com a Força no fim do filme, ele definitivamente é um Jedi da forma mais pura que conhecemos. Mas se tem um filme que mostra como esse conceito de equilíbrio é balela, é Os Últimos Jedi! Em todo esse filme é mostrado como um pequeno momento de medo de Luke foi capaz de nublar o julgamento do Mestre Jedi quanto seu próprio sobrinho e Aprendiz. Como já sabemos, "o medo é o caminho para o lado sombrio".

Na verdade, todos os filmes da trilogia sequel mostram os personagens em conflito, e fica claro principalmente no Episódio IX (A Ascenção Skywalker) com Ben Solo que a não ser que você resista ao Lado Negro completamente, ele vai te consumir.

O exilado Luke Skywalker (Os Últimos Jedi)

"Ok, mas temos pelo menos UMA Jedi Cinza, né? A Ahsoka?"

É... não. EU SEI, ela vive dizendo que ela não é uma Jedi. E por mais que ela não faça mais parte da Ordem, ela ainda segue o que os Cavaleiros Jedi deviam ser. Ahsoka Tano ainda luta contra o Lado Negro e serve à preservação do equilíbrio. Não seria ela EXATAMENTE a definição de um Jedi Comum? Sim, apenas não uma membro da organização.

Ahsoka sai da Ordem Jedi (The Clone Wars)

Canonicamente, o Lado Negro corrompe. Ou você luta CONTRA ele. Resiste. Ou você cai. Vemos em diversos momentos Jedi terem momentos em que são alcançados pelo Lado Negro. Vimos com Luke, vimos em Ezra Bridger e recentemente com Cal Kestis. Mas o ponto é que todos eles resistiram, e não abraçaram ou tentaram achar um falso equilíbrio. Eles o venceram. Um exemplo de quem flertou com o Lado Negro e não resistiu? Anakin Skywalker.

"O medo leva à raiva. A raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento." – O caminho para o Lado Sombrio, de acordo com o Mestre Yoda em 'A Vingança dos Sith'.

E pra finalizar, antes que surjam comentários sobre o Mestre Mace Windu, ele é, de todos, o maior exemplo de Jedi que vence o Lado Negro todos os dias. Mas, talvez, ele mereça um artigo só pra ele.

Mace Windu enfrenta Darth Sidious (A Vingança dos Sith)

Espero que tenha ficado claro que não, NUNCA existiu um Lado da Luz. Há apenas a Força. E a existência de qualquer fagulha de escuridão que seja é e sempre foi o desequilíbrio.

Pense nisso da próxima vez que for fazer sua maratona de Star Wars, talvez você mude sua visão sobre algumas coisas da saga!

– Tiago Sampaio

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas