Trilhando as Trilhas | Episódio III: Arrowverse | Fase 4 | Arrow S05 & Flash S03: O Ápice e a Decepção
Trilhando as Trilhas
Episódio III:
Arrowverse
FASE IV: ARROW S05 & FLASH S03
Os dois textos da Fase III foram escritos ano passado, então essa é a primeira vez em 7 meses que escrevo um Trilhando as Trilhas, é bom estar de volta (guardando a fedora). Mas quem não retornou foi Blake Neely, os álbuns dessa fase não foram agraciados com suas tão bonitas notas sobre a temporada, o cara falou sobre a 4ª de Arrow e não sobre a 5ª, vai entender.
E falando do diabo, Arrow tinha um trabalho muito importante nessa 5ª temporada, ela tinha que trazer de volta os fãs que desistiram da série, e não é que eles conseguiram mesmo. Neely também conseguiu se organizar melhor, todo o time tá ajudando em todas as séries, Nathaniel Blume e Daniel James Chan em Arrow, Flash, Legends e Supergirl, Sherri Chung nas outras fora do Arrowverse (Blindspot, Riverdale), Legends e Supergirl, o som de todas elas ficou mais encorpado e definitivo.
E Back With a Vengence / Meet Tobias Church nos entrega justamente o que precisávamos (junto com uma cena boa demais), o gongo abafado, o tema principal nas cordas, o tchuu, a percussão, a corda de arco e pra terminar o eletr. crescente, mas é bom demais da conta. O único problema é que acaba rápido demais. A segunda metade da faixa nos introduz ao tema de Tobias Church (o agora Bruno Manheim de Superman & Lois). Time to Hang Up the Hockey Mask apresenta o... tema? Som? Motif? de Wild Dog, 7 notas em eletrs. que se repetem, o gongo abafado com o tema do Oliver nos metais interrompe as coisas. E aí, a faixa se torna uma crescente para a versão da 2ª temporada da intro. Bratva Brothers retorna ao som russo de Neely (Arrow S02, Legends S01), e também retorna a tradição de pelo menos algumas faixas dos Flashbacks. On The Line! abre com o gongo abafado, e aqui temos uma boa faixa para realmente saber o novo som de Arrow. Temos leves batidas junto com uma passagem nas cordas, essa passagem se desenvolve com o tchuu entrando junto dos eletrs. do Wild Dog, o staccato de Oliver acalma um pouco as coisas antes de retornar.
Everyone Left é familiar, e quando digo familiar, quer dizer que é uma reprise de The Man Under the Hood, sendo justo ela começa diferente e tem um arranjo mais baixo ainda. Team Fights Church / Wild Dog Taken começa com o material do Wild Dog com uma ideia de ação nova, caminhando para o típico som Oliver quando as cordas agudas entram e então, a única menção lançada oficialmente do tema do Diggle (que existe desde a 1ª temporada), também com 4 notas. As coisas mudam de figura na segunda metade e o tema de Tobias Church entra. Tudo começa meio calmo em Penance, uma nova ideia e aí a ação entra com o gongo abafado e o tema do Oliver nos metais e nas cordas, por baixo um pulso eletrônico, a corda de arco sola por um momento e o eletr. do Wild Dog entra e depois a percussão e outro eletr. se combinam até o eletr. crescente e tchuu trazerem de volta a pulsação eletr., o tema nos metais e o gongo abafado encerram a faixa.
A faixa mais decepcionante de todas, se você vê que o nome é Prometheus, você imagina uma Suite com o tema do cara... mas não. Começa promissor com a batida do tema, e os metais crescem tocando uma nota só e então o som inesquecível, batidas e sinos ocos se juntam aos metais, e tudo cresce e aí acaba... e o resto da faixa é pura atmosfera. Ela é tipo um Tema B, com a batida e um motif com 3 notas, só não é tão interessante, aí o fim retorna a parte interessante. So It Begins é a faixa de ação principal do álbum, no início ela usa um motif novo em cordas e eletrs. que entra em conflito com o tema de Oliver e aí o eletr. crescente entra e temos algumas percussões familiares, a corda de arco, as cordas nervosas (dessa vez sem parecer que saiu de Flash) e aí novas ideias são desenvolvidas, terminando com o tema do Oliver.
Lunch with Kovar / Anatoly Becomes Pakhan nos leva de volta aos flashbacks e ao som russo, pura atmosfera, nenhum tema que consiga identificar, enquanto a segunda metade da faixa reprisa o material de Bratva Brothers. Rene's Loss continua a atmosfera, uma ideia nas cordas e piano e Home of the Brave encerra essa seção do álbum com uma ideia que quer ser inspiracional mas meio que não é. Cemetery Confrontation introduz pela primeira e última vez a nova versão do motif da Canário, seguido do sempre bem vindo tchuu, temos também a corda de arco e o gongo abafado levando a ação, com um eletr. agudo por cima da percussão, um arranjo diferente do tema de Oliver nas cordas. Temos outros instrumentos de sopro sem ser o duduk para o tema de Talia em Talia Connection, mas a boa e velha percussão recorrente de Nanda Parbat e associados, o tema dela tem 10 notas com uma harpa acompanhando, e olha o duduk de volta! Not Saying Never é nota por nota a mesma faixa que For Better of For Worse... um exagero, o arranjo é diferente e o início também, mas se for pra ter uma aparição do tema de Olicity... Tem um outro arranjo no mesmo episódio que acho que valia mais a pena e termina com uma menção à minha faixa favorita Someone You Love.
A MVP do álbum, Because I Liked It, retornando aquela atmosfera do "Tema B" do Prometheus, com as cordas crescendo em desespero, então as cordas começam a tocar um novo arranjo do tema de Oliver, crescendo, a corda de arco se junta, os metais entram, dando peso, a vibe é tensa, a percussão agora entra pra piora, os metais do Prometheus surgem no meio, e as cordas crescendo terminando com a versão normal do tema. Shutting It Down acalma tudo, a corda de arco tocando algo usual, e o retorno de The Man Under the Hood. E aí, Have to Find Another Way já começa na batida do Prometheus e em eletrônicos pra dar atmosfera. A vibe é preocupante, uma batida e pulsação dominam parte da faixa e então as cordas agitadas voltam, o tema de Oliver nos metais e o tema do Prometheus terminando a faixa.
Até agora não tivemos muito de temas retornando e se juntando no álbum (pulamos o crossover), mas Lured Back to the Island One Last Time veio para corrigir isso. Começando com uma nova ideia nas cordas ganhando tensão, até uma percussão familiar e um duduk começarem a tocar o tema da sede de sangue... pra Nyssa, parece que agora não é mais o tema da sede de sangue, e seguido do tema do Merlyn nas cordas graves juntamente com o do Oliver nas agudas, o duduk brota mais uma vez e a percussão está com o Oliver, as cordas no staccato, e então o sonzin de Lian Yu (quanto tempo). A faixa entra no "Tema B" do Prometheus por um tempo até termos o retorno triunfal da segunda metade de Never Again, com o tema do Exterminador no meio! Your Son is Dead pega de novo Because I Liked It, mesmo só tendo sido 4 faixas atrás, mas ela é interompida por cordas agudas desesperadas. Blown Away é a última, uma nova ideia desenvolvida nos metais, o tchuu interrompe transformando a ideia para o lado mais Oliver e então a faixa entra em Prometheus, com a atmosfera e, em seguida, os sinos ocos até o som tomar tudo, o tema dele é a última coisa que ouvimos na temporada.
Mas nós começamos com as boas e velhas duas notas nos metais, o quase-riff em um arranjo diferente e em eletrônicos com as cordas entrando logo antes de ser interrompido pelo novo tema para o Rival: batidas metálicas e as cordas em um padrão, os metais entram com 7 notas e então o piano entra com uma melodia que lembra a de Impossible Thing, com aquela breve versão do tema da meiuca de Fastest Man Alive nas cordas que termina com as duas notas... Uau. Não só tivemos diversos novos arranjos, como um novo tema e um novo som, não é muito diferente dos anteriores mas dá pra sentir.
Mas nós retornamos ao familiar bem depressa em Asking Him to Kill, o eletr. desacelerando já nos agracia seguido do sonzin de helicóptero e então o piano e a harpa com o tema do Flash. As cordas ficam pensivas e as duas notas voltam antes de retornarmos a I Will Wait For You (acho que no episódio toca 3 vezes), mas as coisas mudam no final, quando o tema do Reverso entra e cordas sinistras crescem por baixo, levando ao coro e as cordas se juntarem. Showdown at the Sawmill nos leva de volta ao tema do Rival, bem mais expandido que na primeira faixa, os metais e os eletrs. trazem os elementos do Flash do meio para o final, com cordas crescentes que levam ao piano pra encerrar. Problems With Flashpoint começa com um motif de 6 notas nos metais até o piano vir com um padrão repetido, o quase-riff dá as caras brevemente e então os eletrs. entram e a harpa toca uma variação do tema do Flash por cima.
Começamos com um novo motif no piano para Wally em Jumpstart Your Powers, o eletr. cintilante continua, o piano também, mas com outra melodia. As cordas entram e a percussão cresce até os metais entrarem com o tema do Kid Flash, 6 notas (que se parecem muito com o tema do Exterminador do Futuro), o resto da faixa traz um mini desenvolvimento para o tema, com um padrão nas cordas que não é tão reconhecível quanto o de Barry, deixando Wally só com as 6 notas mesmo. Training Jesse já começa com um padrão mais reconhecível nas cordas, e então as duas notas nos metais mas seguidas de outras duas diferentes do usual. O temas das cordas nos metais e o shumm nos leva para o quase-riff nas cordas, os metais com a variação do tema principal, a percussão similar a batida de Fastest Man Alive, o shumm e o eletr. desacelerando acalmam as coisas. H. R. Wells resgata Dr. Wells Has Secrets com variações, e então a faixa se torna cordas engraçadas.
Jay Sacrifices for Wally é uma faixa interessante pra escolher do episódio de que ela é. O piano de Stuck in the Speed Force (de verdade, dessa vez), as cordas crescem até o tema de Jay aparece com algumas casas abaixo do comum. Os metais e percussão do Capitão Frio aparecem brevemente e então uma nova ideia é desenvolvida no piano com o tema do Flash nas cordas. Abra Kadabra Is No Help, usa eletrs. muito familiares, acho até que são de Legends. um motif nos metais e boom, reprise de He's a Hero só que algumas notas faltando e mais deprê. Lembra de Hello Breachers? Pois o tema da Nevasca retorna mais desenvolvido em Killer Frost. E então, temos The Real Savitar lançando cordas crescentes com os eletrs. temporais corrompidos. O piano entra repetindo a mesma nota e então as duas notas, com as cordas começado a entrar no ritmo do Flash. O tema dos metais de Savitar entram por cima depois do shumm. Os eletrs. corrompidos voltam, as cordas vão para Savitar e então aquele arrastão de cordas com a percussão. Uma nova ideia derivada do de Savitar entra nos metais, as cordas voltam para Savitar e crescem até as duas notas nos metais gritarem com o coro do savitar entrando enquanto os metais seguram as notas, terminando com as cordas do Savitar.
Mas ainda não acabou, pois temos Infantino Street, as cordas e as batidas em ritmo de contagem de tempo, elementos da Nevasca entram em cena e então a percussão de Savitar, os sons nos metais, o coro terminando com um floreio nas cordas que leva direto pro tema nos metais e aí a reprise final de Watching Iris Die, ainda mais tensa e desesperada no coro dessa vez com o piano e aquela única nota. Traded Places continua na vibe, com as cordas pensivas quase tocando o tema do órfão, e então o piano e os metais entram com a esperança e o tema de amor. As cordas levam as coisas para um ritmo mais animado, os metais com uma ideia heroica interrompida pelos metais do Savitar, retornando aquela ideia e o tema da Nevasca interrompendo e tudo se acalma para as cordas e o piano. Barry's Sacrifice é uma reprise de Stuck in the Speed Force.
Essa é a melhor capa de álbum do Arrowverso? Acho que sim, só queria que o rosto do Savitar fosse até a linha do raio ao invés de parar no meio. O tema do Flash agora está bem mais nos metais que nas cordas, o quase-riff de vez enquando aparecendo mas já fica evidente que Blake está se desapegando dele como algo para se usar toda vez que ele corre. Essa temporada, diferente como é, gerou mais música nova que reprises, apesar da última faixa ser basicamente a mesma coisa, o sair e entrar de temas tá mais refinado e, novamente, elevou um bocado a temporada.
As trilhas dessa fase foram a trilha da minha vida no 2º ano do Ensino Médio, ouvi Infantino Street antes de falar com uma garota que gostava... O Tiago, dos outros textos, e eu cavucamos o Spotify no dia que lançou, bons tempos, mas esse era o nível que a trilha chamou a atenção nessa fase. Obviamente, a primeira coisa que eu quis escutar foram as faixas do crossover, que vamos falar agora dos episódios de Arrow e Flash.
A primeira coisa que ouvimos é o tema dos Dominadores, 4 notas em metais e coro, seguidos de batidas e o tema em eletrs. Surprise Visit From Barry nos agracia com a variação do tema do Flash lá da segunda metade de Always Late, o eletr. desacelerando e o gongo abafado se embatem por um segundo e então a harpa e o coro começam, uma batida começa a crescer e o staccato de Oliver entra nas cordas graves e uma variação do quase-riff por cima nas cordas agudas e aí o tema das Lendas nos metais. As junções não param quando Best Team Up Ever! já inicia com o staccato do Oliver seguido do coro com o tema das Lendas com aquele padrão nas cordas, um novo tema pro time começa e aí o tudum da Supergil leva ao tema dela, terminando essa parte com as duas notas do Flash nos metais com o coro das Lendas. A faixa em si termina com o tema dos Dominadores.
Invasion! vê as cordas em um padrão, o tema de Oliver nos metais transita as cordas para o do Flash, e os metais tocam as duas notas com duas das de Supergirl. On The Line retorna, sendo interrompida pelas cordas do Flash, com as 4 notas da Supergirl seguida pelas duas do Flash nos metais com o eletr. em ondas no fundo, o eletr. dos Dominadores aparecendo de vez em quando, e o tema do Cisco/STAR Labs nos metais. Depois de voltar a On The Line, o duduk reaparece e as palmas também com o eletr. crescente levando aquelas 4 notas da Supergirl com 2 da do Flash, só que dessa vez continuando na Supergirl. Aquele tema para o time retorna para nunca mais ser ouvido novamente em Problem Solved, terminando a faixa com o tema de Wally.
Agora prepare-se para nostalgia, a 5ª temporada não abriu como de costume, pois bem era pra comemoração do episódio 100 de Arrow, que abre com a usual corrida na mata e a música acompanhando, uma breve menção de Returning Home e então Loss and Regrets. Supergirl Meets Wilddog me dá um susto toda vez, quando o tudum entra mais como um TUDUM, e o tema da Supergirl grita nos metais e aí o tema dos dois de Worlds Finest retorna brevemente até que os elementos do Wild Dog entram no fundo. I Want To Get Out Of Here abre com o duduk, mas o que segue é uma reprise de I Don't Blame You.
Ei, o tema do Diggle na versão da primeira temporada bem aqui em Figuring It Out, as notas no baixo. Invasion of Old Enemies and Friends abre no tema do Exterminador até que o tema da Sede de Sangue interrompe, um motif para a moça cibernética continua a faixa até o quase-riff entrar no modo clássico e aí o tudum chegar com o tema da Supergirl, muitos shumm e as duas notas nos metais, retornando ao tema de Worlds Finest. Not My Life Now, a aparição obrigatória de I Forgot Who I Was, em um arranjo bem parecido com ela, com uma variação no meio.
Fighting The Big Three, top demais. Primeiro o tema de Merlyn, segundo o som do Exterminador e então o tema de Darhk. As cordas entram em um padrão familiar. É isso mesmo, a base é Darhk Showdowm, o gongo abafado chegando, o tema de Merlyn seguido do Exterminador e Darhk de novo e assim vai por aquela base familiar, com transições inesperadas e terminando com uma variação do eletr. crescente interessante. Goodbye Laurel / Leaving the Hallucination traz de volta Love is the Most Powerful Emotion e junta com I Don't Blame You, e o gongo abafado leva para Sacrifice, um arranjo esperançoso, raríssimo.
Escaping Alien Ship / Building a Weapon já começa frenética, com os eletrônicos e cordas dos Dominadores gritando, mas aí o tema das Lendas chega chegando, os eletrs. temporais com o tema nos metais entram logo depois, e então cordas misteriosas dominam, até o staccato do Oliver começar por baixo dos eletrs. temporais e aí se transformar no coro das Lendas, o que acaba parecendo muito com o tema de Savage. E é isso aí continua em Lendas do Amanhã, o próximo episódio. Dando meus dois centavos logo agora, o episódio de Arrow é uma volta ao passado musicalmente, todas as 4 temporadas foram contempladas e ainda tivemos uns breves mashups, o tema da Supergirl só interagiu mesmo com o do Flash, bom pro Blake que não teve que arrumar um jeito de grudar o tema dela a mais ninguém. Mas a faixa MVP do crossover só em Lendas mesmo, nos vemos lá.
Comentários
Postar um comentário