JOGANDO SEGURO... DE NOVO - MEU MALVADO FAVORITO 4 | REVIEW QUE NINGUÉM PEDIU
Apesar da grande quantidade de filmes (que acredito que vão crescer ainda mais com o tempo), esse é um filme que funciona perfeitamente sozinho.
Aqui, Gru (que pra quem de alguma forma não sabe, é o tal Malvado Favorito do título) é um agente da Liga Anti Vilões que precisa se esconder de um vilão antigo de sua vida que busca vingança, isso enquanto lida com um novo membro da família, Gru Jr.
O bebê é uma adição muito interessante, muito porque ele é uma clara tentativa de Zezé (de Os Incríveis), mas devo admitir que sua implicância e resistência em se relacionar com seu pai é um charme que tira bastante risadas no decorrer do filme.
Falando em Os Incríveis, o filme claramente é uma inspiração aqui, visto que não só em Gru Jr. se encontram semelhanças, mas no robô do vilão também em outras cenas, o que poderia ser só coincidência se o filme não descaradamente fizesse alusões ao Homem-Aranha, Superman e até ao Quarteto Fantástico! Referência ou cópia, alguns dos detalhes são tão específicos que só os fãs mais velhos (com idade suficiente pra ter visto o Homem-Aranha de 2004) que identificariam.
![]() |
Os Mega-Minions são os causadores de várias das referências a cultura nerd no filme. |
Dito isso, esse filme traz muita referência boa pra criançada ir encontrar outros cantos da cultura pop. Não só no cinema e quadrinhos, como nos exemplos acima, mas na música também. Assim como nos filmes anteriores, Pharrel Williams lançou uma música tema chamada Double Life (que é tão boa quanto Despicable Me, que ele lançou pro filme original), mas o filme também traz alguns covers de músicas mais antigas que não só combinam com o filme como entregam momentos divertidos.
Na verdade, diversão é a palavra chave aqui! Esse filme tira boas risadas (das crianças na sessão, até gargalhadas que ecoaram por toda a sala do cinema), mas essa diversão se encontra nas duas extremidades do filme. O meio da trama alterna muito entre os 3 núcleos sem que eles se conectem muito até o final. E mesmo assim, o núcleo dos Minions não faria diferença nenhuma. Mas claro, eles são divertidos!
Os Minions ainda conseguem ter um papel maior no filme do que Margô, Edith e Agnes, que provavelmente só continuaram no filme porque não dá pra excluir elas da trama como fizeram com Doutor Nefário e Dru. Afinal, elas são filhas do Gru desde o primeiro filme!
Para não precisar lidar com as personagens, o filme escolhe por estagnar elas onde estavam no filme anterior. Até porque, trabalhar em um novo design para elas mais velhas, desenvolver suas personalidades conforme crescem e escrever novos arcos para encaixá-las nas tramas vindouras é um trabalho que demanda tempo e dinheiro de uma franquia que só precisa ser engraçada. Uma pena, porque é um potencial muito desperdiçado.
![]() |
Edith, Margô e Agnes |
Chris Renaud, o diretor da franquia, declarou recentemente que escolheram "adotar a mesma abordagem dos Simpsons", onde os personagens não crescem, mas a confirmação dessa decisão só veio depois de muito burburinho dos fãs na internet e acabou soando mais como uma desculpa.
O elenco retorna, tanto o original, quanto na dublagem brasileira, e ela continua excelente. Leandro Hassum, talvez por ser um grande fã de Steve Carrel, o Gru original, entrega tudo na performance do vilão-que-não-é-vilão, e as novas adições acompanham a qualidade do resto do elenco.
![]() |
Parte do elenco de Meu Malvado Favorito 4. |
No geral, é um filme muito divertido, mas vazio. Não sendo hipócrita, visto que defendemos muito que alguns filmes são feitos só pra entreter, mas a franquia se iniciou com uma trama sobre "found family" (estrutura narrativa que fala sobre um grupo de personagens não relacionados que se encontram e se tornam uma família com o tempo) com uma linda mensagem sobre como a paternidade pode mudar uma pessoa e que família não se dá apenas por ligação sanguínea (sério, toda vez que as meninas chamam o Gru de pai ou a Lucy de mãe eu dava um sorriso). Se tem alguma mensagem nova aqui além das já solidificadas pelo primeiro e segundo filme, me passaram direto.
VEREDITO: ★★★
Com estreia marcada para quinta-feira, dia 4 de Julho, Meu Malvado Favorito 4 joga seguro com tudo que faz sucesso da franquia. Seu elenco de dubladores repleto de estrelas (que nem o elenco original) e suas piadas muito bem localizadas garantem risadas no decorrer do filme que, bem no finalzinho, ainda traz uma surpresa pra quem tem a bagagem dos filmes antigos. Pra quem tem criança e não se importa de dar um pouco de entretenimento sem profundidade, é uma ótima escolha pro cinema. Caso você seja mais purista em relação ao que sua criança consome, procure outro filme com temas mais construtivos em cartaz.
Texto por Tiago Sampaio.
Cirurgico
ResponderExcluir